De visual repaginado, a Alma Light abriu seu showroom na noite de terça-feira, 18 de julho, para anunciar seu novo momento aos parceiros. Agora, o studio e loja de iluminação é a revendedora exclusiva da italiana Flos em Curitiba, e reinaugurou o espaço com a presença da area manager da Flos para o Brasil, Maria Flávia Portes, com um bate-papo exclusivo para convidados.
"A nova área da Alma Light é dedicada às marcas internacionais que temos no portfólio e foi inspirada na loja matriz da Flos, em Milão. Estive lá em setembro do ano passado e quando voltei a Curitiba, quis trazer um pedacinho de Milão para a cidade", revela Simone Yared, arquiteta, light designer e proprietária da Alma Light. Além da premiada marca italiana, estão presentes na loja grifes consagradas em design e iluminação como Moooi, Artemide, Tom Dixon, Kartell, Zafferano e Oluce.
Após sua passagem pela feira internacional Euroluce – parte integrante da Semana de Design de Milão –, em abril deste ano, Simone Yared voltou com novidades. Dentre elas, retomar a representação da Kartell na capital paranaense, da qual trouxe luminárias assinadas pelo francês Philippe Starck; uma seleção da coleção de Tom Dixon apresentada na Euroluce e o abajur Atollo, da OIuce, entre outros que chegam em breve à loja curitibana. Parte das novidades trazidas pela Alma Light estão expostas em oito ambientes da mostra Artefacto.
O encanto pelo design italiano é hereditário. Gustavo Yared, filho de Simone, empresário e sócio-proprietário da Alma Light, recita de cor o ano de criação de cada peça e a história por trás das marcas que o studio apresenta. "Trabalhamos com objetos atemporais, de design premiado e inovadores. A Flos é a pioneira a apresentar a iluminação como objeto de arte, desde 1962, e coleciona prêmios ao longo de sua história", pontua.
Flos no Brasil
Maria Flávia Portes explica o movimento da Flos de aproximação com o mercado brasileiro. "Em 2018, a Flos começou a traçar parceiros estratégicos que pudessem representar com qualidade a marca, e encontrou na Alma Light um DNA semelhante, de valorização do patrimônio cultural que Sergio Gandini e os irmãos Castiglioni criaram", afirmou. Durante a noite de reinauguração do showroom, Maria Flávia atendeu aos arquitetos e explicou sobre a história, conceito e tecnologia por trás da marca.
Para o arquiteto Jayme Bernardo, um dos ícones da arquitetura paranaense, a renovação do showroom e as novidades da Alma Light provam que o tino de Simone e Gustavo estão em sintonia com o que o público espera. "O espaço está cada vez mais próximo de uma galeria de arte e isso só reforça o que eu sempre achei de luminárias, que são umas das peças mais importantes na decoração", elogia.
Novo showroom
O novo projeto do showroom foi assinado pelo arquiteto Rodolfo Fontana. "Para valorizar as peças, apostamos em um minimalismo e monocromia, mas usando alguns detalhes que trazem mais conforto, como a parede de tecido acinzentado, o teto em grafite e o mármore Branco Paraná, que apresenta veios cinzas em sua textura", descreve o profissional.
Nas paredes, o branco predomina, com três vigas suspensas de forma assimétrica do teto, onde estão fixados pendentes. A fachada, toda de vidro, tem uma base para expor as luminárias menores. A mesa central do showroom apoia as luzes de tamanho intermediário. E os fundos da sala principal virou uma vitrine modular, formada por três biombos removíveis e articulados, para acomodar as peças de dimensões monumentais, como a Arco, luminária clássica e que recebeu duas vezes o prêmio Compasso D'Oro.
Confira quem esteve no evento
Serviço
Alma Light. Avenida do Batel, 1.750, Batel (Dentro do Design Center). Abre de segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados das 10h às 14h.