Até alguns anos atrás, a maioria dos carros populares vendidos no Brasil calçavam pequenos pneus aro 13 ou 14. Hoje em dia, um Chevrolet Onix ou Volkswagen Polo já usam pneu aro 16 em suas versões mais caras. E carros médios, que no passado usavam no máximo aro 15, já saem de fábrica com pneus aro 17.
Nesse contexto, muitas pessoas que precisam comprar pneus novos para seus carros podem ficar em dúvida — afinal, como escolher um bom pneu aro 17? E quem tem um carro que saiu de fábrica com aros menores pode adquirir um pneu com essa medida para deixá-lo com uma aparência mais esportiva?
Quando nós falamos de pneus com aros maiores — como 17, 18 ou 19 — é importante refletir sobre outras questões além da aparência. Afinal, o tamanho do conjunto de rodas e pneus vai influenciar também no desempenho, estabilidade e até na economia de combustível.
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Os vários tipos de pneu aro 17
Quando buscamos por pneus aro 14 ou menores, vamos encontrar mais modelos focados em economia e preço baixo. Mas conforme "aumentamos" o tamanho, encontramos mais opções de medidas e até de linhas de produtos.
De modo geral, quando pensamos em pneus aro 17 para carros de passeio, estamos falando de modelos com um perfil mais baixo, como o 225/45 R17. Isto significa que a altura do pneu é equivalente a 45% da largura. Para efeito de comparação, um pneu aro 14 costuma ter perfil 65 ou 70, pelo menos.
Por outro lado, você também encontra medidas 215/60 R17, 215/55 R17 e várias outras. Além disso, também existem várias linhas de produtos. Para ajudar na sua pesquisa, vamos explicar as principais opções de pneus Pirelli aro 17 disponíveis atualmente:
- Cinturato: são os pneus com perfis mais baixos que mencionamos acima, que podem ser usados em carros de passeio médios (como Golf, Civic, Corolla, Mercedes-Benz…).
- Powergy: assim como o Cinturato, tem perfil mais baixo, porém é uma linha focada em economia de combustível e preços acessíveis; pode ser instalada em automóveis de passeio, sendo uma boa opção para quem quer aumentar o tamanho das rodas.
- Scorpion H/T: focado em picapes, como a Ford Ranger ou Toyota Hilux, tem um perfil mais alto e suporta mais peso.
- Scorpion All-Terrain: também é ideal para picapes e SUVs, com um bom desempenho no uso misto (asfalto-terra); é indicado para carros como Tiggo 7, Fiat Toro e similares.
- Scorpion Verde: focado em SUVs mais urbanos, como Jeep Compass e Hyundai ix35, oferece bom desempenho no asfalto e economia de combustível.
- Scorpion MTR: focado no off-road pesado (trilhas e rali), sendo ideal para carros como o Jeep Wrangler ou Troller.
- P-Zero: ideal para carros pequenos com direção esportiva, como Mini Cooper e Suzuki Swift; é outra opção para quem tinha aros menores por sua largura (205/45 R17).
Como você pode ver, os pneus aro 17 podem ter diversas especificações e modelos. Por isso, é importante analisar com cuidado qual é a opção ideal para seu carro.
Se ele já vinha com aro 17 de fábrica, é melhor consultar o manual de fábrica para instalar um pneu com o perfil correto. Isso porque você não pode aumentar a largura total do conjunto (rodas + pneus) em mais de 3% além da medida original.
Aumente os pneus do seu carro com responsabilidade
De modo geral, os pneus aro 17 têm um perfil menor — 45, 50 e 55. Já os pneus com perfil 60 ou 65 são restritos às picapes e SUVs. Isso porque esses carros têm suspensões preparadas para o fora-de-estrada e precisam de pneus que absorvam essas imperfeições do solo. Mas num carro de passeio, um pneu aro 17 com perfil muito alto poderia causar instabilidade.
Isso nos remete a outra questão importante: se você está aumentando o tamanho das rodas do seu carro, não deve ultrapassar o tamanho do conjunto (rodas + pneus) original. Caso isso não seja possível, atente-se para o limite de 3% além do tamanho original. Se você ultrapassar este limite, infringirá as leis de trânsito brasileiras e pode ter consequências negativas no desempenho do seu veículo.
Em primeiro lugar, isso altera a dirigibilidade do carro, cujas peças foram todas programadas para andar com um conjunto de rodas e pneus menor. Em especial, pode provocar desgastes em componentes da suspensão, como molas e amortecedores.
Além disso, todos os sensores que identificam a velocidade do carro, a distância percorrida e que acionam os freios ABS foram programados de acordo com o tamanho desse conjunto. E uma mudança além dos 3% pode fazer com que seu velocímetro e odômetro mostrem dados equivocados. Até os freios ABS podem apresentar alterações em seu funcionamento.
Outro ponto importante é que os pneus aro 17 costumam ser mais largos (largura entre 205 e 225 para carros de passeio, até 265 ou 285 para picapes e SUVs). Com esse maior tamanho e largura, há mais pneu em contato com o solo — o que pode aumentar a resistência à rodagem e o consumo de combustível.
Por isso, caso queira comprar um pneu aro 17 para um veículo que saiu da fábrica com rodas menores, preste atenção ao tamanho total do conjunto original. Se você aumentar o tamanho do aro, precisará diminuir o perfil proporcionalmente - de um 215/65 R16 para um 215/55 R17, por exemplo, embora as medidas exatas possam variar de caso a caso.
A melhor opção para trocar o tamanho de suas rodas e pneus com segurança é consultar especialistas na área. Na Barão Pneus, você encontra a melhor equipe para atender você e seu carro, com toda preparação para encontrar um pneu aro 17 ideal para o seu caso.
Além disso, a Barão Pneus tem um e-commerce com entrega para todo o Brasil. Lá, também é possível receber o atendimento dos especialistas via telefone, WhatsApp e e-mail. Assim, você garante que está comprando um pneu que vai deixar seu carro com uma aparência esportiva sem sacrificar o desempenho.
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