Os melhores e mais tradicionais chocolates artesanais do Brasil estão em Gramado.
Os melhores e mais tradicionais chocolates artesanais do Brasil estão em Gramado.| Foto: Shutterstock
  • Por Castelo Saint Andrews
  • 08/08/2022 12:19

Gramado é um dos destinos mais irresistíveis do Brasil, não importa em qual época do ano ou a sua idade. A verdade é que lá você viverá momentos inesquecíveis com tantas atrações para aproveitar. As fábricas de chocolate devem estar no topo do seu roteiro de viagem.

Pensando nisso, listamos as melhores fábricas de chocolate de Gramado, com todas as informações que você precisa saber para aproveitar da forma mais gostosa sua estadia neste pequeno pedaço da Europa em meio à serra gaúcha.

Chocolates em Gramado

Acredite, não é à toa que as visitas às fábricas e chocolatarias de Gramado precisam estar no seu roteiro de viagem. A cidade é considerada a capital nacional do chocolate artesanal.

Poucos minutos por lá são suficientes para você perceber que chocolate combina com tudo, ainda mais com o clima de cidade europeia (temperatura média anual de 18º).

É impossível não se deliciar com os melhores chocolates quentes, gelados, em barra, pedaços, trufas e sobremesas de chocolate do Brasil. Para te ajudar a conhecer tudo, segue uma lista com as seis melhores fábricas de Gramado.

Prawer Chocolates

Nada melhor do que começar seu tour pela primeira chocolataria do país, a Prawer. Se Gramado foi reconhecida pela lei federal 13.990/20 como a “Capital Nacional do Chocolate Artesanal”, essa fábrica tem papel fundamental nisso.

A similaridade entre Bariloche e Gramado, principalmente por causa do clima frio, inspirou Jayme Prawer a instalar na Serra Gaúcha a fábrica, no ano de 1975. Até hoje, os chocolates são produzidos um a um, diretamente das mãos dos artesãos.

A loja da Prawer é uma boutique, com os melhores e mais refinados produtos, tanto que a revista Veja Comer e Beber 2018/2019 a elegeu como o "Melhor chocolate da serra gaúcha".

Além de conhecer as lojas da Prawer, você também pode realizar o tour e degustação na fábrica e conhecer os mais de 250 produtos produzidos artesanalmente, que são divididos entre as linhas Essencial, Originals, Armazém, entre outras.

Caracol Chocolates

Outra fábrica que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem é a da Chocolataria Caracol. Aliás, o chocolate artesanal produzido lá é conhecido como o mais puro de Gramado.

A Caracol Chocolates está no mercado há 40 anos e suas barras rústicas estão entre as mais conhecidas da cidade da serra gaúcha. Se você prefere um doce mais saudável, a chocolataria tem uma linha com chocolate 48% e frutas secas.

Outra atração imperdível é o Reino do Chocolate, um espaço temático, com mini fábrica da Caracol, onde você pode produzir seu próprio chocolate.

Miróh Chocolate Makers

Você não encontrará uma grande variedade de apresentação, mas os chocolates produzidos na Miróh são diferenciados. A prova disso é que as barras possuem o selo de qualidade “bean to bar”, já que a empresa compra o grão e realiza o processamento dele, ou seja, tem o controle total do processo de fabricação.

Algumas barras da Miróh, as internacionais, são feitas de grãos de cacau provenientes da Nicarágua, Índia, Madagascar, Venezuela, Filipinas e da Fazenda Camboa (Brasil). Já as barras nacionais são fabricadas com uma mistura de cacau (45%, 54% e 70%), chocolate ao leite com café, ou ao leite zero açúcar, entre outras.

Clique aqui e desfrute das melhores experiências em Gramado.

Florybal Chocolate Caseiro 

Esta é uma das fábricas mais populares de Gramado, inaugurada em 1991, também conta com lojas nas cidades vizinhas de Canela e Canoas. Aqui, o sabor do chocolate se une ao entretenimento.

Todas as lojas da Florybal são projetadas para proporcionar uma experiência única aos clientes, com decoração temática inspirada no universo da fantasia. Elas são batizadas com nomes especiais como: a fantástica fábrica de chocolate, casa da bruxa, ateliê do mago, bosque do coelho, jardim secreto, entre outras.

Outro destaque que vale a pena conhecer é o Parque Terra Mágica Florybal, com atrações idealizadas e produzidas por artistas da região. São bonecos e personagens fantásticos, criados artesanalmente em um pavilhão.

Chocolates Lugano

Além de Gramado, a Lugano possui lojas espalhadas por todo Brasil.
Além de Gramado, a Lugano possui lojas espalhadas por todo Brasil.| Shutterstock

Esta é outra chocolataria tradicional de Gramado, fundada em 1976, onde você encontra um dos melhores chocolates artesanais da região, produzido de forma semelhante aos europeus.

A Lugano também fabrica uma linha saudável, sem lactose, açúcar ou orgânicos. Além disso, é praticamente impossível não provar o chocolate quente e a especialidades da casa: os alfajores e drágeas de chocolates.

Um dos pontos altos da visita à Lugano em Gramado é o Mundo do Chocolate, onde você poderá conhecer as famosas esculturas feitas com chocolate maciço, inspiradas em pontos turísticos do mundo todo, como as Pirâmides do Egito, o Taj Mahal, a Estátua da Liberdade, entre outros.

Chocolate Planalto 

Esta é uma das indústrias pioneiras de chocolate na cidade de Gramado, com mais de 40 anos de história na região. São apenas duas lojas (de fábrica e conceito), mas com uma variedade de delícias que as tornam irresistíveis.

Na loja da fábrica, você poderá fazer uma visita guiada e conhecer o processo de fabricação do Chocolate Planalto. Além disso, dá para comprar com descontos por volume e provar os gelatos da casa.

Já a loja conceito funciona como um verdadeiro complexo de sabores. Além dos chocolates artesanais, o ambiente conta com espaço kids, gelatos, lanches, cafés e outras bebidas quentes. Mas não é só isso. Tem ainda uma minifábrica, onde você poderá fazer seu chocolate.

Onde se hospedar para aproveitar os chocolates de Gramado?

Agora que você já sabe quais são as principais fábricas, onde poderá aproveitar os melhores chocolates de Gramado, está na hora de conhecer onde se hospedar para viver as experiências mais deliciosas e inesquecíveis na serra gaúcha.

Que tal ficar em um castelo, com chocolates Prawer nas suítes para você degustar? Esse é só um dos vários atrativos do Castelo Saint Andrews, o espaço mais exclusivo da região.

Verdadeiro refúgio no meio das montanhas, com vista direta para o Vale do Quilombo, o Saint Andrews é totalmente inspirado na arquitetura dos castelos escoceses, com suítes personalizadas (uma é diferente da outra), todas com serviços de concierge e mordomo.

Uma dica: se você vai com a família ou grupo de amigos para Gramado, vale a pena se hospedar na Mountain House, uma verdadeira casa de férias, que representa um novo conceito de hospedagem premium do Castelo Saint Andrews.

Além de acomodar confortavelmente 7 pessoas, o espaço oferece mais privacidade, segurança e exclusividade, com o melhor custo-benefício quando você compara com as diárias de outros hotéis.

Reserve agora mesmo sua estadia no Castelo Saint Andrews e aproveite os chocolates artesanais de Gramado.