A energia renovável pode ser ainda mais acessível com cooperativas como a paranaense Cogecom
A energia renovável pode ser ainda mais acessível com cooperativas como a paranaense Cogecom| Foto: Unsplash
  • Por COGECOM
  • 28/10/2024 14:31

A Geração Distribuída de energia elétrica está ganhando destaque à medida que a sociedade busca soluções mais acessíveis e econômicas com redução significativa nos custos da tarifa de energia. 

Com uma solução prática, a paranaense Cogecom se tornou a primeira cooperativa de GD (Geração Distribuída) do Brasil, posicionando-se como precursora na simplificação de todo o processo, entregando tudo pronto aos seus cooperados que não precisam fazer investimentos e ainda conseguem uma economia de até 20% na conta de energia. Em alguns casos, essa economia pode ser ainda maior, reduzindo significativamente o valor da sua fatura de luz. Ao longo de um ano é possível economizar duas contas de luz integralmente, e no período de seis anos, por exemplo, representa um ano inteiro de economia.

Geração compartilhada: a revolução energética da cooperativa Cogecom

Energia compartilhada, também conhecida como geração distribuída compartilhada ou GD compartilhada, é um conceito inovador que permite a diversas unidades consumidoras — como residências, apartamentos, condomínios e empresas, comércios e indústrias — dividirem a energia produzida por usinas renováveis, seja de fonte solar, eólica, biomassa e hidráulica. 

Esse modelo já está promovendo uma transformação significativa e promete desencadear uma verdadeira revolução nos próximos anos, oferecendo uma série de vantagens. 

Para os cooperados Cogecom, os resultados são imediatos, com maior economia e acesso a energia limpa, sem os custos de instalação e manutenção.

Como funciona?

Entenda como energia renovável da Geração Compartilhada chega até você!
Entenda como energia renovável da Geração Compartilhada chega até você!| Divulgação

A Cogecom estabelece parcerias com pequenas usinas de geração de energia limpa, que produzem e entregam o excedente às concessionárias para distribuição aos consumidores. 

Em contrapartida ao excedente recebido, as concessionárias fornecem créditos de energia às usinas. Esses créditos são gerenciados pela Cogecom e compartilhados com os cooperados, permitindo que eles usufruam de energia limpa em suas unidades consumidoras a um custo significativamente mais baixo.

A cooperativa paranaense se destaca como a única que gerencia múltiplas usinas de energia renovável para a injeção de créditos de energia às unidades consumidoras de seus cooperados. Esse modelo assegura que, em caso de falha na geração de energia em uma usina específica, as necessidades energéticas dos cooperados sejam atendidas por outra usina, garantindo uma fonte de energia contínua e confiável.

Importante ressaltar que os cooperados recebem a energia renovável pela rede de distribuição da sua concessionária, da maneira habitual, sem a necessidade de instalações de placas solares, obras ou investimentos adicionais em seu imóvel.

A cobrança mensal pelo consumo é realizada diretamente pela Cogecom, enquanto a fatura da concessionária inclui somente os valores referentes a taxas e tributos relacionados à distribuição de energia. 

Além disso, os cooperados recebem mensalmente um informe detalhado sobre a injeção dos créditos provenientes das usinas parceiras, que resultam em descontos na conta de luz. Essa informação também é refletida na fatura da concessionária, comprovando a transparência da cooperativa em suas relações com os cooperados.

Energia Compartilhada já é realidade em todo o Brasil

A GD começou 2024 com 25,8 GW de potência e quase 2,3 milhões de conexões, com 3,3 milhões de unidades recebendo créditos. São 5.545 cidades atingidas no Brasil, quase a totalidade de 5.570 registrados pelo IBGE.

De acordo com cálculos da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), desde 2012, a energia solar distribuída no Brasil atraiu mais de R$ 128,4 bilhões em investimentos e gerou aproximadamente 768,1 mil empregos acumulados no país.

Usina parceira Cogecom
Usina parceira Cogecom| Divulgação

Com um crescimento acelerado de mais de 600% nos últimos 3 anos, a Cogecom é líder em energia compartilhada no Brasil, atuando em 8 estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 2023, a cooperativa distribuiu impressionantes 236 milhões de kWh. Neste ano de 2024, a Cogecom já vem apresentando resultados notáveis no primeiro semestre, registrando um crescimento de 52% e atingindo cerca de 60 mil unidades consumidoras ativas. Para o restante do ano, a Cogecom estabeleceu a ambiciosa meta de dobrar seu desempenho em relação a 2023.

Para conhecer mais detalhes da Cogecom, clique aqui para visitar o site oficial!

Clique aqui para ser um gerador.

Clique aqui para ser um cooperado.

Siga a Cogecom nas redes sociais
Instagram | YouTube | Facebook | LinkedIn