Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

A qualidade de vida começa pelos detalhes invisíveis do projeto: saiba o que buscar em um imóvel de alto padrão

Entenda por que a performance construtiva é o principal diferencial dos imóveis de alto padrão e impacta a rotina e o bem-estar dos moradores

A luz natural amplia a sensação de espaço, conectando o interior do imóvel à paisagem ao redor.
A luz natural amplia a sensação de espaço, conectando o interior do imóvel à paisagem ao redor. (Foto: Divulgação: Laguna)

Construtora Laguna

25/11/2025 às 13:37

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Morar bem vai muito além de tamanho, áreas de lazer modernas, uma localização privilegiada ou acabamentos sofisticados. Dentro de casa, existem fatores menos visíveis, mas determinantes, que influenciam a saúde, o bem-estar e a experiência cotidiana de viver em um imóvel como: conforto térmico, isolamento acústico e incidência de luz natural.

O conforto térmico está relacionado à capacidade de o ambiente se manter agradável sem a necessidade constante de ar-condicionado no verão ou piso aquecido no inverno. Ele depende de escolhas como o tipo de fachada, espessura e composição das esquadrias, vidros, orientação solar e ventilação. Quando bem planejado, o espaço consegue equilibrar a temperatura ao longo do ano, oferecendo uma sensação constante de bem-estar.

O isolamento acústico é outro ponto fundamental, especialmente dentro de casa. Ruídos entre os cômodos quando, por exemplo, há visitas e os filhos precisam dormir, de vizinhos, da rua ou até de tubulações internas, causam estresse, afetam a qualidade do sono e aumentam a sensação de cansaço. Soluções como paredes duplas com manta acústica, tubulações mais densas e sistemas que reduzem vibrações estruturais fazem diferença na percepção de silêncio dentro do lar.

Já a incidência de luz natural impacta o ritmo biológico. Ambientes que recebem luz adequada melhoram o humor, favorecem o sono reparador, aumentam a concentração e reduzem a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

Esses três fatores estão ligados a uma questão essencial: a sua casa como um ambiente de saúde.

Ambientes com pé-direito duplo criam uma atmosfera acolhedora para convivência e descanso.Ambientes com pé-direito duplo criam uma atmosfera acolhedora para convivência e descanso. (Foto: Divulgação: Laguna)

Engenharia planejada para o conforto

A expectativa de vida da população está aumentando, assim como o tempo diário passado dentro de casa, especialmente na rotina de trabalho híbrido. Assim, o imóvel deixou de ser um simples local de repouso para se tornar um espaço de regeneração. E a performance construtiva passou a impactar na saúde física e emocional dos moradores.

Hoje, alguns empreendimentos já se destacam ao trazer soluções técnicas para garantir conforto na prática. A Construtora Laguna, referência em projetos de alto padrão em Curitiba, desenvolve seus empreendimentos com foco em desempenho real de uso.  Nos estudos realizados para os projetos, a definição das esquadrias, dos vidros e da orientação solar permite que, nas áreas de maior permanência dos apartamentos, o ambiente permaneça dentro da faixa ideal de conforto entre 85% e 93% das horas do ano, reduzindo a necessidade de climatização artificial.

Performance vai além de uma boa divisão de espaços. Ela está ligada ao conforto e equilíbrio.Performance vai além de uma boa divisão de espaços. Ela está ligada ao conforto e equilíbrio. (Foto: Divulgação: Laguna)

No isolamento acústico, a Laguna utiliza paredes duplas em drywall com manta, além de tubulação mineralizada, cerca de 14% mais densa, o que reduz 23% dos ruídos internos. Para complementar, são aplicados anéis de vedação bilabiais, que impedem que a vibração da água viaje pela estrutura — responsável por até 70% do ruído em prédios convencionais.

No que diz respeito à luz natural, o dimensionamento das aberturas permite que entre 62% e 94% da área dos apartamentos não exija iluminação artificial entre 8h e 18h durante metade do ano.

Ou seja, técnica, arquitetura e bem-estar são planejados juntos.

Conheça os empreendimentos Laguna e sinta o que é morar com qualidade de vida e bem-estar.

Mármore e a luz linear criam um ambiente de bem-estar cotidiano, inspirado na experiência de spa.   Mármore e a luz linear criam um ambiente de bem-estar cotidiano, inspirado na experiência de spa. (Foto: Divulgação: Laguna)

Certificações internacionais de bem-estar e sustentabilidade

Além das soluções construtivas, os empreendimentos Laguna estão associados a certificações internacionais que avaliam desempenho e impacto ambiental.

LEED garante eficiência energética, responsabilidade no uso de materiais e gestão ambiental.

A Laguna integra o WELL Portfolio, grupo composto por poucas empresas no mundo que se comprometem a desenvolver edifícios orientados ao bem-estar humano.A certificação WELL avalia fatores diretamente relacionados à saúde dos moradores, como qualidade do ar, luz, acústica, água, nutrição e estímulos físicos.

A piscina inserida no paisagismo reforça a conexão com a natureza e o bem-estar.A piscina inserida no paisagismo reforça a conexão com a natureza e o bem-estar. (Foto: Divulgação: Laguna)

Projetos que materializam qualidade de vida e bem-estar 

ZAHI Taunay – Batel

Assinado pelo escritório Bernardes Arquitetura, o ZAHI apresenta uma torre de contornos paralelos e recuos que valorizam uma araucária presente no terreno. Com 28 residências, o projeto prioriza conforto térmico, acústico e iluminação natural, além de áreas comuns com piscina, academia Technogym e curadoria artística da Galeria Simões de Assis. Mais do que arquitetura: um diálogo entre cidade, natureza e tempo

JOÁ - Cabral

Com atmosfera residencial e silenciosa, o JOÁ valoriza a sensação de refúgio urbano. Localizado em uma rua tranquila, próximo ao Graciosa Country Club, ele propõe residências suspensas onde ambientes se conectam sem pressa.
As áreas comuns, assinadas por João Armentano, revelam espaços que respiram: salões fluidos, terraços entrelaçados, paisagismo orgânico de Felipe Reichmann.
Um projeto que acolhe o silêncio sem isolar da cidade.

BIOOS Barigui

O BIOOS propõe uma nova forma de viver, unindo moradia e bem-estar de maneira integrada, pensando em longevidade, autonomia e experiências coletivas de cuidado. Desenvolvido dentro do conceito aging in place - envelhecer no lugar onde mora - o BIOOS Barigui oferece residências planejadas e preparadas para atender às necessidades dos moradores, com metragens que variam de 48 a 89m².

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil já é a sexta nação com o maior número de idosos no mundo, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa cerca de 16% da população. Até 2031 o número de idosos deve superar crianças e jovens de até 14 anos. E esse grupo vem com uma expectativa de vida cada vez maior, o que faz deles ativos, curiosos, saudáveis e independentes, e demanda do setor da construção civil imóveis capazes de oferecer segurança, autonomia e bem-estar em projetos mais humanos e acessíveis.

Siga a Construtora Laguna nas redes sociais

LinkedIn | Pinterest | Instagram | YouTube | Facebook

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.