Soluções para desenvolvimento de energias limpas podem participar do edital do Copel Volt.
Soluções para desenvolvimento de energias limpas podem participar do edital do Copel Volt.| Foto: Pixabay
  • Por Copel - Companhia Paranaense de Energia
  • 16/12/2022 17:12

Startups que atuam no setor energético têm até a próxima quarta-feira (21) para se inscrever no Copel Volt, o Programa de Inovação Aberta da Copel. Realizada pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa tem como objetivo captar e impulsionar startups nacionais e internacionais do segmento energético para criar novas possibilidades de negócios para a Copel.

Nesta edição do Copel Volt serão selecionadas até cinco propostas apresentadas pelas startups. Além de receber mentoria e suporte para o desenvolvimento do negócio, um dos atrativos é o subsídio total de R$ 1,8 milhão que será investido para potencializar a aplicação das soluções, de acordo com os desafios propostos. Esses recursos serão aplicados, de forma integral ou parcial, no desenvolvimento de soluções já validadas no mercado.

Na primeira edição do programa, em 2021, três startups brasileiras ficaram entre as cinco finalistas: NEX Energy, CUBi e Move, além da indiana Prescinto e da portuguesa Watt-is. Atualmente, quatro estão em negociação com a Copel.

Segunda edição

Soluções em eletromobilidade e projetos para as cidades inovadoras podem se inscrever até dia 21 de dezembro.
Soluções em eletromobilidade e projetos para as cidades inovadoras podem se inscrever até dia 21 de dezembro.| Crédito da imagem: Pixabay

O programa Copel Volt é direcionado exclusivamente para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional, com foco em empresas de inovação nas fases Seed, Série A e Série B. O principal objetivo é que essas empresas de tecnologia desenvolvam as soluções mais inovadoras para enfrentar desafios do mercado atual de energia elétrica.

As inscrições e a participação no programa são gratuitas e todo o processo é realizado digitalmente. Porém, o edital do programa destaca que, entre as exigências para a participação, é necessário estar em operação em qualquer mercado e se enquadrar em um ou mais desafios propostos pelo projeto.

Além do atrativo financeiro, as jovens empresas de inovação terão a oportunidade de associar sua marca à Copel e a possibilidade de desenvolver parceria estratégica com a empresa. A Copel é considerada a maior empresa do Estado e a 7.ª do setor elétrico no Brasil.

Etapas

Durante o programa, ocorrem algumas etapas: a inscrição e seleção dos projetos participantes; encontro online com os especialistas da Copel; preparação de quais startups irão desenvolver as provas de conceito; demonstração prática dos desafios em ambiente real validando as soluções propostas; e o evento final do programa, onde as startups apresentam publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

Os temas selecionados para a edição deste ano estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG.

Neste ano, a edição do Copel Volt propõe cinco desafios às participantes:

  1. Hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas;
  2. Eletromobilidade e Smart Cities;
  3. Relacionamento com clientes e soluções em serviços;
  4. Gestão de ativos e instalações;
  5. Digitalização e melhorias em gestão e processos.

Informações e inscrições

As inscrições para a segunda edição do Copel Volt começaram no dia 17 de outubro e se encerram na quarta-feira (21) no endereço https://copelvolt.com/. A seleção e convocação das classificadas será no dia 18 de janeiro de 2023. O Demoday - evento final do programa para apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados – está marcado para o dia 20 de junho de 2023.