Está buscando formas de melhorar o seu desempenho nos treinos? A beta-alanina pode ser uma aliada na sua rotina. Ela é conhecida por retardar aquela sensação de queimação durante os exercícios, ajudando a manter a intensidade e duração de cada série.
Se você quer entender melhor qual é a função da beta-alanina no corpo e quais os benefícios que suplementar esse aminoácido pode trazer, é isso que vamos explorar aqui!
O que é Beta-Alanina?
Utilizada como um suplemento por quem pratica treinos de alta intensidade, a beta-alanina é um aminoácido não essencial, produzido pelo fígado, ligado à produção e armazenamento de carnosina no músculo.
A beta-alanina se combina com a histidina no corpo para formar a carnosina. A carnosina é fundamental para a manutenção do pH do músculo, reduzindo a acidez muscular durante a prática de exercícios.
A beta-alanina além de ser consumida através de suplementos, também pode ser encontrada em proteínas como carne bovina, suína, frango e peixes.
Para que serve Beta-Alanina?
Quando estamos fazendo algum exercício de alta intensidade, o pH do músculo começa a ficar mais ácido por conta do acúmulo de ácido lático, então se perde a força para continuar os movimentos.
A beta-alanina tem um efeito positivo no aumento dos níveis de carnosina, que atenuam a acidez do pH no músculo, ajudando a retardar a fadiga muscular durante as atividades físicas e melhorando seu desempenho e evolução.
Quais são os benefícios da Beta-Alanina?
Suplementar a bate-alanina pode trazer diversos benefícios para o seu organismo e, consequentemente, para sua evolução nos treinos.
Os principais benefícios da beta-alanina são:
- Atraso na fadiga muscular
- Aumento do desempenho em atividades anaeróbicas
- Melhoria na recuperação pós-exercício
- Age como antioxidante
- Potencializa os ganhos de força
- Potencializa os efeitos do treino de hipertrofia
- Neutraliza a sensação de queimação muscular
- Ajuda a manter a intensidade e a duração dos exercícios
Como tomar Beta-Alanina?
O consumo deve ser diário, mesmo nos dias sem treino, para que a suplementação funcione da melhor forma possível, sendo que a dose máxima indicada de beta-alanina é de 6 g por dia
O ideal é dividir as doses em quantidades iguais para tomar ao longo do dia. Isso evita a sensação de formigamento causada pelas doses mais elevadas.
Encontrado em forma de pó, o consumo é bem prático, basta você misturar com água ou outra bebida.
Qual o melhor horário para tomar beta-alanina?
O principal sobre o consumo da beta-alanina é que ele seja feito de forma consistente e diária, independentemente da hora do dia escolhida. Ela costuma ser tomada como pré-treino, por não ter sabor forte e poder ser misturada com outros suplementos para potencializar os efeitos no organismo.
A beta-alanina pode ser tomada como pré-treino?
Sim, é bem comum que os pré-treinos incluam beta-alanina já na composição, para que ela se complemente aos outros nutrientes e ajude no desempenho durante os exercícios de alta intensidade.
Posso tomar beta-alanina com creatina?
Não há qualquer contraindicação para tomar beta-alanina junto à creatina, elas têm mecanismos de ação diferentes e se complementam para potencializar o efeito e oferecer uma melhor performance no seu treino.
Ambas são aminoácidos e, enquanto a beta-alanina serve para a produção de carnosina, a creatina é essencial na produção do ATP, a molécula que fornece energia para a contração muscular.
Quanto tempo leva para a beta alanina fazer efeito?
Como qualquer suplemento, não adianta começar a tomar hoje e esperar já ver alguma diferença nos seus treinos. Os resultados dependem da consistência no uso da beta-alanina e podem ser notados a partir de algumas semanas.
Quais são os efeitos colaterais da beta-alanina?
Quando se suplementa beta-alanina, um dos efeitos colaterais mais comuns é conhecido como parestesia, é uma sensação de formigamento inofensiva, que acontece principalmente no rosto, pescoço e nas mãos.
A parestesia surge devido à ativação dos receptores de histamina na pele, e pode acontecer dependendo da dose consumida e do organismo de cada pessoa, desaparecendo pouco tempo depois.
Quem não pode tomar beta-alanina?
Sempre busque um profissional antes de iniciar alguma suplementação. A beta-alanina não é indicada para gestantes e lactantes, e pessoas com alergia ou alguma sensibilidade ao aminoácido deve evitar o consumo.
Quanto tempo a beta-alanina fica no corpo?
O efeito da beta-alanina é crônico, ou seja, é necessário que a suplementação seja consistente e contínua para que aconteça o aumento no nível de carnosina.
O que acontece se tomar muita beta alanina?
A beta-alanina não costuma causar muitos efeitos colaterais graves se usada em excesso. Como já vimos, o efeito mais comum é a parestesia (formigamento), que é inofensiva e passa rápido.
Busque sempre seguir as recomendações de dosagem e procurar um profissional para orientar o seu caso individualmente.
Fale no WhatsApp:
- Juliano - Vendas(41) 99979-8599
- Yuri - Vendas(41) 99778-2278
Instagram: @cwtrends_suplementos