Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Excesso de militância gera espiral do silêncio em universidades brasileiras

Com a liberdade acadêmica em risco, uma faculdade aposta na formação integral e no debate plural para reagir à espiral do silêncio

A Faculdade Belavista se destaca por seu compromisso com a liberdade e a crença na democracia como reflexo da dignidade humana.
A Faculdade Belavista se destaca por seu compromisso com a liberdade e a crença na democracia como reflexo da dignidade humana. (Foto: Divulgação)

Faculdade Belavista

20/06/2025 às 10:52

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Um estudo recente publicado na revista Educação & Sociedade, baseado em entrevistas com 357 universitários de uma instituição brasileira, revelou que 39,8% dos alunos se dizem relutantes ou muito relutantes em expressar opiniões políticas em sala de aula.

O avanço da militância política em universidades no país tem imposto obstáculos concretos para alunos que não obedecem a cartilhas ideológicas. Em vez de liberdade para aprender, muitos enfrentam censura, hostilidade e até risco físico ao defender ideias fora do consenso dominante.

Cansado de militância e silêncio nas universidades? Inscreva-se no processo seletivo 2026 da Faculdade Belavista.

Em maio de 2025, por exemplo, um grupo de estudantes em São Paulo sofreu agressão física enquanto coletava assinaturas para um projeto de lei que visava combater o uso de drogas nas universidades. Em 2023, no Rio de Janeiro, alunos que organizavam um debate sobre economia de mercado foram impedidos de falar após protestos de outros estudantes.

O ambiente acadêmico, que deveria estimular o pensamento crítico, acaba se tornando inóspito para quem deseja apenas se aprofundar nos estudos. Diante disso, alunos tendem a sucumbir à espiral do silêncio pelo medo de serem rotulados como ofensivos ou sofrerem retaliações dos colegas.

Na Faculdade Belavista, em São Paulo, esse problema foi identificado desde o início como um grande desafio da educação superior. A instituição adotou uma postura contracultural: recuperar o verdadeiro sentido da universidade. 

“Nossos jovens nunca se sentiram tão perdidos e, na busca por referências, tentam encontrar uma bússola", afirma Milena Seabra, diretora-executiva da faculdade. "Nosso projeto é resgatar a nobreza da formação universitária”, acrescenta. 

Em vez de slogans e jargões, a Belavista oferece uma formação intelectual sólida, inspirada no pensamento clássico, com foco na excelência técnica e no debate genuinamente plural.

Quer estudar em um ambiente com liberdade real de pensamento? Inscreva-se no processo seletivo 2026 da Faculdade Belavista.

O modelo tem atraído estudantes que querem se preparar de verdade, com conteúdo denso, exigência acadêmica e liberdade para pensar. Com base humanística sólida e orientação técnica rigorosa, a Belavista busca formar profissionais capazes de encarar a vida profissional com maturidade intelectual e senso ético, preparados para tomar decisões complexas em ambientes exigentes e diversos.

Em Direito, a faculdade adota o Método do Caso, inspirado na Harvard Law School: os alunos discutem dilemas reais e tomam decisões com base técnica, ética e argumentação consistente. Em Economia, o currículo inclui programação desde o primeiro semestre e parte das aulas é ministrada em inglês, preparando os estudantes para um mercado global. 

Tudo isso é costurado por um núcleo comum – o core curriculum – que inclui filosofia, literatura e grandes obras da tradição ocidental, para garantir uma formação verdadeiramente integral. A proposta tem atraído cada vez mais estudantes e famílias em busca de uma educação consistente.

Outro dos alicerces da formação humanística da Belavista é o *Summit*, programa de mentoria que desenvolve competências nas dimensões pessoal, profissional, cultural e transcendente, unindo autoconhecimento, virtudes e visão de mundo.

Em tempos em que até professores admitem censurar suas próprias ideias para evitar conflito – como mostrou um estudo recente do Observatório do Conhecimento, segundo o qual 27% dos pesquisadores no Brasil restringem temas de pesquisa por medo –, a Belavista decidiu fazer justamente o contrário: garantir um espaço onde qualquer pergunta possa ser feita e onde pensar diferente não seja um problema, mas uma virtude.

Formação sólida, pluralidade de ideias e excelência acadêmica: inscreva-se no processo seletivo 2026 da Faculdade Belavista.

Processo Seletivo 2026 da Faculdade Belavista

Inscrições: de 04 de agosto a 10 de outubro de 2025

Através do site: faculdadebelavista.edu.br/processo-seletivo

Taxa: R$ 180

Oferece Bolsas Social e Mérito

Bolsa Mérito Acadêmico: para os melhores colocados no processo seletivo via vestibular (integral para o 1º lugar, 75% para 2º e 3º, e 50% para 4º e 5º).

E Bolsa Social: destinada a estudantes de todas as modalidades de ingresso que comprovem necessidade financeira e bom desempenho acadêmico; com modalidades a partir de 30%.

Siga a Faculdade Belavista nas redes sociais

Instagram | LinkedIn | Youtube

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.