O Paraná valoriza a Educação e a prova disso é a nossa liderança, pelo segundo ano consecutivo, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O compromisso da Secretaria de Educação (Seed) e do Governo do Estado é com a excelência, visando aprimorar continuamente suas políticas e práticas educacionais.
Em um mundo cada vez mais veloz, cheio de estímulos e de novas profissões que surgem mais rápido que conseguimos acompanhar, o Paraná investe no aumento da disponibilização de vagas para cursos profissionalizantes que acompanham as necessidades contemporâneas.
Conheça as ações do Executivo Estadual em favor do ensino médio profissionalizante, que conta com projeção de atingir mais de 30 mil estudantes somente em 2024.
Como os cursos profissionalizantes durante o ensino médio aceleram a economia do Paraná?
A modalidade de Ensino Médio com cursos profissionalizantes abre portas para o mercado de trabalho e, assim, para o cumprimento dos sonhos dos adolescentes – que começam a trilhar seus próprios caminhos, com base em suas aptidões.
Ao aprender uma disciplina profissionalizante enquanto também estuda as tradicionais, os alunos do Ensino Médio do Paraná podem começar a colher bons frutos desde jovens. Prova do sucesso do formato é a alta procura: estima-se que, no Brasil, 11% dos estudantes de Ensino Médio optam por ele; no Paraná, o índice chega a 32%, com perspectiva de chegar a 41% em 2025.
Empregabilidade crescente para a juventude
Ao todo, a Seed oferece 45 cursos técnicos/profissionalizantes na rede estadual, além de outros 34 técnicos integrados ao Ensino Médio, em 259 municípios. Estas iniciativas ocorrem em 708 escolas do Paraná, o que abrange 114 mil alunos matriculados, que podem escolher dentre cursos de oito eixos tecnológicos: Administração, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Farmácia, Marketing, Planejamento e Controle de Produção.
Para efeito de comparação, em 2018, foram realizadas 15 mil matrículas neste formato em todo o Paraná. Já em 2024, mais de 100 pessoas estão matriculadas na modalidade.
São atividades que podem elevar a renda das famílias e abrir portas para futuros caminhos profissionais, e é por isso que o Governo do Estado investe, cada vez mais, na expansão do número de vagas e na oferta de cursos.
Cursos mais procurados
Um indício do sucesso do programa é que quase 30% dos estudantes que optam por cursos técnicos nas escolas do Paraná acabam ingressando no mercado de trabalho via programas de estágio remunerado, como o Jovem Aprendiz.
São oportunidades de aprendizado em áreas que correspondem às profissões de hoje em dia e de amanhã, entre outras clássicas. Os cursos técnicos ou profissionalizantes mais procurados pelos alunos de Ensino Médio do Paraná são os de desenvolvimento de sistemas, enfermagem, magistério, jogos digitais, administração e agronegócio.
Expansão do Ensino Médio profissionalizante no Paraná
O Governo do Estado quer atingir até 150 mil alunos em alguma modalidade de ensino técnico ou profissional até 2026. Os critérios de expansão do programa têm a ver com a demanda dos estudantes e as dificuldades de acesso a oportunidades no ensino superior – em modelo educacional baseado no sul-coreano, considerado referência mundial.
E é assim que o Paraná investe para diminuir a carência de mão de obra qualificada para nossas empresas, ampliando o mercado de trabalho e formando mais que alunos, mas também cidadãos completos e preparados para o futuro.
Ensino Médio profissionalizante é o Governo do PR investindo no futuro
Com investimentos contínuos em diversas áreas que contemplam o setor da Educação, o Governo do Paraná segue apostando na nossa gente.
Com uma gestão voltada para o desenvolvimento de competências do mercado de trabalho do presente e do futuro, projetos como o Ensino Médio técnico/profissionalizante tem permitido que milhares de jovens entrem no mercado de trabalho com uma formação atualizada.
E ao capacitar nossos estudantes, o Governo ajuda a gerar a próxima geração de profissionais qualificados, transformando vidas e preparando os alunos para assumir a economia do estado.
Conheça todas as iniciativas da Secretaria de Educação do Paraná (Seed/PR) aqui.