Uma gestão empresarial bem feita precisa de integração de dados e setores, para que os gestores consigam avaliar da melhor forma os resultados, custos e lucros. O valor dos dados e as estratégias avançadas de Business Intelligence (BI) para tomada estratégica de decisão também fazem parte do dia a dia das consultorias especializadas.
“As facilidades oferecidas pela integração da informação nos ajudam a administrar as empresas. Para um negócio conseguir gerenciar suas finanças de forma eficiente, é preciso investir em processos de tecnologia dentro da sua administração”, avalia Rafael Marengoni, sócio do Grupo Urso, responsável pela área de tecnologia e desenvolvimento.
Além de ser especialista em gestão, fusões e aquisições (M&A), assessoria empresarial, contabilidade, viabilidade jurídica e gestão financeira, o Grupo Urso oferece aos seus clientes de todo o Brasil a implantação e gestão de ferramentas de controle, BI e otimização de processos, para maximizar a eficiência operacional e a tomada de decisões baseadas em dados confiáveis.
“A tecnologia é muito importante para trazer mais rentabilidade, principalmente aliada à centralização de informações, integrada a todos os setores da empresa: administração, RH, financeiro e diretoria envolvidos. Ela gera informações de forma confiável para que os relatórios financeiros demonstrem a realidade do negócio, facilitando a tomada de decisões”, descreve Lenon Lucas, sócio e head de contabilidade do Grupo Urso.
“É preciso abrir a perspectiva de que gerir uma empresa não se faz com ‘achismo’. Muitos empresários tocam seu negócio achando que têm lucro, sem de fato ter. Cansei de sentar com empresários que falam que seu negócio é muito bom, que gera muito dinheiro e resultado [...], mas quando a gente começa a analisar corretamente aquilo que deve ser feito, eles passam a ter uma visão mais clara”, explica Marengoni.
O que é Business Intelligence
Em linhas gerais, o Business Intelligence ou inteligência de negócios é o campo que envolve o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.
Os clientes do Grupo Urso têm acesso a relatórios e dashboards intuitivos elaborados pela plataforma Microsoft Power BI, referência no mercado em inteligência de dados. Integrado aos sistemas utilizados pelas empresas via API, ele cria o chamado “data lake” (lago de dados), que reúne todas as informações em um só lugar de modo visual e dinâmico.
“Na Urso, utilizamos a tecnologia a favor da sua empresa. Fazemos a implementação de ferramentas para análise de dados utilizando KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) personalizados. Tudo para oferecer uma visão ampla e detalhada sobre a gestão de ponta a ponta”, afirma Lenon.
Segundo os especialistas, com a aplicação do Power BI, não é necessário aguardar o fechamento mensal para avaliar o desempenho do seu negócio e tomar decisões. “Isso porque o sistema integra informações automaticamente, traduzindo dados em insights com muita agilidade. É possível consultar a rentabilidade, por exemplo, conforme assuntos e filtros específicos – como produto, região, entre outras variáveis”.
Grupo Urso
O Grupo Urso conta com quase uma década de experiência no setor corporativo como centro de serviço compartilhado, oferecendo soluções integradas para auxiliar empresas a otimizarem seus resultados.
Dentro das negociações no mercado de capitais, pautada pela ética corporativa e conformidade legal, o Grupo Urso atua em seis pilares: Business Intelligence, Contabilidade em Folha, Viabilidade Jurídica e Tributária, Gestão de Talentos, Assessoria de Investimento e Processo de M&A.
O Grupo Urso lançou recentemente a Urso Capital, primeira assessoria de investimentos contratada pela EQI Corretora no Paraná, que chega para complementar o portfólio de serviços do grupo no mercado de capitais. Como corretora de investimento, a Urso Capital está credenciada à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), única entidade com permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para capacitar os profissionais que operam de modo autônomo.
“Realizamos toda a assessoria necessária para o sucesso na consolidação de vendas e aquisições corporativas. Estamos preparados e estruturados para projetar 100% do escopo e da estratégia de fusão e aquisição conforme o perfil de cada empresa. Somos especialistas em preparar empresas para venda.”, reforça Antônio Urso.
Precisa expandir seus lucros e otimizar operações? Clique aqui e converse com um especialista em Business Intelligence do Grupo Urso
Siga a Urso nas redes sociais: Instagram | LinkedIn