Muito se fala sobre ROI, mas você sabe o que significa? Aprofundando o assunto, aqui falaremos sobre o ROI da inteligência artificial na área do Direito.
Aumente o retorno e reduza riscos jurídicos com IA segura e validada. Conheça o [IA]Juris agora.
ROI é a sigla para Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento, e representa um dos principais indicadores financeiros usados para medir o desempenho de um investimento.
A ideia central do ROI é simples: avaliar se o dinheiro investido em uma ação, projeto ou tecnologia gerou lucro e o quanto. Ele ajuda empresas e profissionais a decidirem se vale a pena continuar investindo em determinada iniciativa.
O que é o ROI da inteligência artificial?
Aplicado à Inteligência Artificial, o ROI segue a mesma lógica, medindo o quanto uma empresa ou organização lucra ou economiza a partir da adoção de tecnologias de IA, considerando todos os custos envolvidos (implantação, treinamento, infraestrutura, manutenção).
A inteligência artificial pode gerar retorno de diversas formas, impactando positivamente a produtividade, a eficiência e a tomada de decisões dentro das organizações.
Desse modo, a IA é capaz de processar grandes volumes de dados em segundos, identificando padrões, tendências e oportunidades que seriam difíceis ou impossíveis de perceber manualmente. Isso leva a decisões mais rápidas e assertivas, com menor margem de erro.
Em setores regulados, como o jurídico, a saúde ou o financeiro, o uso de IA também pode contribuir diretamente para a mitigação de riscos, evitando falhas que poderiam resultar em sanções, multas ou perda de credibilidade.
Por que calcular o ROI da IA é importante?
- Justifica o investimento tecnológico para líderes e stakeholders;
- Ajuda a identificar áreas com maior retorno;
- Permite corrigir ou otimizar o uso da IA;
- Torna visível o impacto estratégico da inovação.
ROI da inteligência artificial no setor jurídico: resultados reais
Edson Melo, proprietário da Focal Informática, com sua sócia Ana Jablonski da [IA]Juris, afirmam que já é possível mensurar o ROI da IA no Direito. “Escritórios e departamentos jurídicos têm observado redução de até 60% no tempo de análise documental e aumento significativo na previsibilidade de custos. O ROI vem não apenas do ganho de eficiência, mas da capacidade de liberar advogados para atividades de maior valor estratégico, por exemplo”, destacou.
De modo geral, é possível observar apenas um fragmento do poder total das inteligências como redutoras de tempo, mas a partir do momento que as IAs estiverem totalmente alinhadas/integradas a outras ferramentas e automações o universo de ganhos será muito maior. “A eficiência em tomadas de decisões estratégicas para defesas, por exemplo, são também outro fator que é significativamente mensurado pelos escritórios de advocacia”, explicou Melo.
Com uma ferramenta poderosa como a [IA]Juris, os advogados têm ganhos expressivos tanto na automação de análises massivas (contratos, folhas de pagamento, processos tributários), quanto na integração com sistemas de gestão para gerar relatórios jurídicos de alta confiabilidade. Isso se traduz em menos erros humanos e mais escala e velocidade na tomada de decisão.
O diferencial da [IA]Juris no uso estratégico da inteligência artificial
Melo explica que o diferencial é por conta do sistema ser jurídico (atualmente tributário, mas com ampliação para outros setores), principalmente com foco em segurança, pois os dados que a inteligência procura primordialmente são bases de arquivos do próprio escritório ou advogado, local esse determinado pelo escritório ou advogado.
Existe também rastreabilidade e auditabilidade. “Enquanto muitos softwares de IA, como o ChatGPT, são genéricos, a [IA]Juris foi desenhado para respeitar a lógica normativa brasileira e a estrutura de cada escritório, bem como a individualidade de cada advogado, garantindo que os outputs não sejam apenas rápidos, mas juridicamente válidos”, concluiu.
Implantar uma IA que realmente traz segurança faz toda a diferença e é por isso que a [IA]Juris foi construída com governança de dados e critérios de validação jurídica e técnica.
O futuro do Direito é medido em resultados. Conheça a IA que entrega eficiência e retorno comprovado.

