Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

32 anos de iluminação em Curitiba: conheça a história e como a Ideally se tornou referência na cidade

Loja criada por Soraya Ribas na sala de casa se tornou referência em iluminação e, desde 2018, conta com sociedade de Leticia Pangracio

Letícia Pangracio, sobrinha de Soraya Ribas, começou a trabalhar com iluminação por influência da tia e, hoje, é sócia da Ideally
Letícia Pangracio, sobrinha de Soraya Ribas, começou a trabalhar com iluminação por influência da tia e, hoje, é sócia da Ideally (Foto: Ideally)

Ideally - Conteúdos publicitários Ideally

10/11/2021 às 17:08

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

"Foi um acaso bem bacana". É assim que Soraya Ribas descreve o início da Ideally Iluminação, loja que se tornou referência no setor entre arquitetos e clientes curitibanos. Isso porque esse sucesso não foi planejado, mas sim fruto de muito trabalho e dedicação.

Começando a história pelo começo, a Ideally surgiu quando Soraya vendeu outra empresa que possuía e tentava decidir o próximo passo de sua carreira.

Formada em desenho industrial e já trabalhando com arquitetos, ela decidiu seguir uma paixão descoberta naqueles últimos anos: a iluminação, também chamada de lighting design. A luz pode transformar ambientes e trazer sensações únicas para projetos de arquitetura — e foi nesse mercado que Soraya investiu.

A loja teve início com o apoio do pai. Não com um investimento milionário: com a concessão de um espacinho na sala de casa mesmo. Lá, Soraya começou a atender arquitetos, fazendo projetos de iluminação. Desse início modesto, vem um dos grandes diferenciais que a Ideally mantém até hoje: o extremo cuidado com os projetos e o atendimento exclusivo.

Claro que, sendo a dona e única funcionária da Ideally naquele momento, Soraya "se virava" para atender todas as demandas — desde o projeto, aos pedidos para a fábrica, à entrega. Ainda assim, ela fazia questão de acompanhar as obras e garantir que tudo saísse perfeito. Diferencial que o mercado percebeu, auxiliando no crescimento da empresa.

Acesse o site da Ideally Iluminação e saiba mais sobre os produtos e projetos

A loja começou de maneira informal, na sala da casa do pai de Soraya — que hoje é toda ocupada pelo showroom da Ideally IluminaçãoA loja começou de maneira informal, na sala da casa do pai de Soraya — que hoje é toda ocupada pelo showroom da Ideally Iluminação (Foto: Divulgação)

Ideally cresce, ocupando cada espaço da casa

É interessante perceber que o crescimento da Ideally, nessas três décadas, também é físico. Isso porque, com a boa recepção dos primeiros projetos, Soraya Ribas pode criar um pequeno showroom em um dos cômodos da casa.

Conforme a empresa foi crescendo, foi necessário contratar funcionários e expandir a loja. Ainda nos anos 1990, a empresária comprou o imóvel do pai e a Ideally Iluminação ocupou todo o espaço. Isso sem falar nas ampliações feitas no imóvel — "o showroom tem 700 ou 800 metros quadrados, nem eu sei mais", brinca Soraya.

São 800, de acordo com as informações oficiais. De qualquer forma, o amplo e bem decorado espaço, que fica no Bigorrilho, se tornou um dos atrativos da Ideally.

É mais ou menos nessa época que surge a futura sócia Letícia Pangracio, sobrinha de Soraya.

Letícia conta que escolheu cursar arquitetura já pensando em trabalhar com iluminação, uma paixão que divide com a tia. Como o curso só começava em agosto, o convite para fazer uma experiência na loja foi bastante natural. Letícia demonstrou tino comercial, se aprofundou nos conhecimentos de lighting design e ficou na Ideally até se formar.

Já formada, Letícia teve algumas experiências com seu escritório próprio de arquitetura, mas nunca se afastou completamente da Ideally. Pouco depois disso, Soraya também se mudou do Brasil com a família, para acompanhar o marido. Continuou cuidando do empreendimento à distância e aproveitou para trazer ainda mais tendências de iluminação para Curitiba.

"Fui a feiras em vários países, conheci fábricas na China, fiz contatos nas Filipinas e na Tailândia… O meu mundo cresceu muito", conta Soraya.

Com o crescimento, a Ideally trouxe novos produtos e criou o laboratório de iluminação mais avançado da cidadeCom o crescimento, a Ideally trouxe novos produtos e criou o laboratório de iluminação mais avançado da cidade (Foto: Divulgação)

Uma nova fase, com nova sócia

A crise de 2016 atingiu em cheio o mercado de arquitetura e também a Ideally, quase levando Soraya a fechá-la. Até que Letícia voltou em definitivo para a empresa, trazendo um novo olhar e muita garra para reestruturar a Ideally. Em 2018, foi oficializada como sócia.

"Ela se empenha no que ela faz. Quando eu convidei, sabia que ia dar certo", elogia a tia/sócia. Com efeito, Letícia conduz as áreas comercial e técnica da Ideally, demonstrando experiência e conhecimento ímpares como lighting designer. Soraya, com sua simpatia e experiência, atua no relacionamento com o mercado e está sempre buscando tendências em iluminação. "A gente se complementa, eu acho", comenta Letícia.

As experiências complementares da dupla ganharam reforços em 2021.

A equipe foi renovada, com um time de projetos de muita competência. Além disso, o marido de Soraya, depois de décadas no mundo corporativo, se aposentou e voltou ao Brasil com a esposa, atuando como consultor de negócios da Ideally. As sócias garantem que há muitas novidades no horizonte e que, após 32 anos de sucesso, a Ideally continuará inovando e surpreendendo.

Para conferir o que vem por aí — bem como conhecer os produtos e projetos da Ideally — você pode seguir o perfil do Instagram e acessar o site. A casa da Ideally Iluminação fica na Rua Gal. Aristides Athayde Júnior, 54 e está de portas abertas de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

Siga a Ideally Iluminação no Instagram e fique por dentro das novidades

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.