Quando um arquiteto projeta um empreendimento, além da parte estética e técnica, ele contempla a segurança. Mas se você está imaginando grandes muralhas e cercas elétricas, esqueça.
A ideia de proteção não precisa estar associada a construções totalmente fechadas, como grandes fortalezas.
A IDEE Incorporadora acredita que, em alguns casos, ao contrário do esperado, isso gera insegurança — uma calçada vazia e murada, por exemplo, acaba transformando o lugar em uma terra de ninguém, em que não há pessoas para olhar o que está acontecendo.
Empreendimentos mais permeáveis
Essa é a linha que a incorporadora curitibana acredita. Dessa forma, seus projetos são os mais permeáveis possíveis com relação à rua. Ou seja, quem está dentro precisa enxergar o que está fora e vice-versa.
Melhor ainda quando existem comércios na área externa, trazendo mais pessoas e mais vida para as calçadas. Assim, vai ter mais gente olhando a rua.
As pessoas passam a "vigiar" o que está acontecendo ali, não por agirem como seguranças, mas porque estão tomando um café, comprando uma roupa, pegando um elevador e vivenciando a cidade.
Um ambiente movimentado e bem cuidado é mais seguro
Uma construção impacta diretamente a qualidade de vida e a funcionalidade de uma rua, bairro ou cidade. E a segurança também está presente nesse processo.
Afinal, quando alguém decide morar em um imóvel, alguns aspectos são fundamentais para ter bem-estar, como proximidade com o trabalho ou colégio das crianças, de lojas, supermercados, academia e farmácias.
Tudo isso tem a ver com sentir-se confortável e seguro nos arredores do lar. A IDEE analisa muito os locais onde serão construídos os empreendimentos e como eles podem estar relacionados da melhor forma com a rua, como vai influenciar a dinâmica da cidade e a vida das pessoas.
Descubra como a IDEE consegue melhorar a qualidade de vida na cidade.
Design mais seguro
O cuidado com cada detalhe de um prédio, como sua fachada, suas obras de arte e os equipamentos abertos ao público são fundamentais para gerar proteção.
Empreendimentos que contemplam comércios no térreo, como o Jardim da IDEE, promovem a ocupação dos espaços e socialização das pessoas, proporcionando mais do que praticidade para os moradores, mas também vida e segurança aos arredores.
"Imóveis bem cuidados, iluminados e com obras de arte fazem com que as pessoas usufruam mais da rua e tragam mais segurança. Afinal, vai ter mais gente cuidando daquilo", completa André Nacli, diretor geral da IDEE.
A incorporadora nasceu do desejo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, através de uma nova visão estética, funcional, segura e humana do que é habitar o mundo que nos cerca.
Com a proposta de entregar um legado cultural e inspirador para a cidade, os projetos da incorporadora curitibana valorizam e promovem mais vida e segurança aos seus entornos, conectando a rua, as pessoas e a cultura local.