A cidadania italiana é um direito que pode beneficiar milhões de brasileiros, especialmente considerando que a comunidade de descendentes de italianos no Brasil é a maior do mundo, com cerca de 30 milhões de pessoas.
Essa conexão histórica entre os dois países abre portas para oportunidades incríveis, desde a possibilidade de viver e trabalhar na Europa até a valorização da herança cultural. Mas como descobrir se você também tem direito a esse passaporte europeu?
Neste texto, vamos explorar os critérios para o reconhecimento da cidadania italiana, os passos necessários para o processo e a documentação exigida. Além disso, iremos revelar como a ajuda de profissionais especializados pode facilitar essa jornada, como é o caso do Instituto Cidadania Italiana.
Prepare-se para entender melhor esse direito que pode transformar a sua vida e a de sua família.
Quem tem direito à cidadania italiana?
A lei determina que o procedimento de análise de reconhecimento da Cidadania Italiana deve ser concluído em até 730 dias, a partir da data de convocação do requerente. Isso se deve ao alto número de pessoas na fila pela conquista deste direito. O processo pode ser iniciado aqui do Brasil ou da Itália. O Consulado que você deve buscar é considerado de acordo com seu local de residência.
Os descendentes de italianos são considerados italianos, independentemente do país em que nasceram. Isso se deve ao princípio Jus Sanguinis.
Se o requerente é filho, neto, bisneto etc. de um homem italiano, tem Direito de Sangue ao reconhecimento da cidadania.
Há uma exceção, porém, no caso de haver na linhagem uma mulher, quando então ela só poderá transmitir a cidadania ao filho nascido após 01/01/1948, quando a Constituição Italiana passou a vigorar. Devido à razoável quantidade de documentos para juntar e trâmites para acompanhar, vale a pena contratar uma empresa especializada em Cidadania Italiana para orientar você na conquista deste grande objetivo, que pode mudar a sua vida e de seus familiares.
Documentação para cidadania
A conquista da cidadania italiana exige a reunião de uma série de documentos, que comprovam, por exemplo, que seu ascendente viveu na Itália unificada – ou seja, a partir de 1861. Se o antepassado era de Veneto, porém, ele precisa ter falecido após 22/10/1866.
Você vai precisar de uma cópia da certidão de nascimento ou batismo de seu antepassado, Certidão Negativa de Naturalização, emitida pelo Ministério da Justiça, Certidões de Casamento e Óbito, entre outros fatores, como saber se comunicar de forma simples e eficiente no idioma italiano.
Outros documentos necessários incluem reconhecimento no Consulado Italiano mais próximo da sua residência, registro no AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero), o registro de cidadãos italianos que residem no exterior, comprovante de residência na Itália e pedido diretamente na comuna em que você pretende residir.
Naturalização
A naturalização é um processo diferente, que atende pessoas em certos quadros, como a aquisição de matrimônio com cidadão italiano após 27/04/1983. Para a naturalização por casamento, o matrimônio precisa ter sido celebrado no civil, além de outras comprovações como a de o casal residir na mesma habitação.
Alguns fatores, como o tempo de casamento com cidadão italiano e se o país de residência é Brasil ou Itália também influenciam na velocidade do processo de naturalização por casamento.
Custos da cidadania italiana
Os custos de reconhecimento de Cidadania Italiana variam conforme o número de requerentes e os serviços necessários para o processo, como a tradução e apostilamento de documentos, além de busca de certidões na Itália.
O valor que o Consulado da Itália cobra para a análise da documentação emitida é de 300 euros por pessoa, convertido em reais.
Se você for um dos milhões de brasileiros com direito à cidadania italiana, procure o Instituto Cidadania Italiana.
A empresa tem escritório na Itália e no Brasil, facilitando a comunicação e a busca de certidões de seus ancestrais italianos. Com expertise na área, profissionais bilíngues e atendimento personalizado, no Instituto Cidadania Italiana você vai encontrar os menores valores individuais em processos com múltiplos requerentes, além de vantagens como os menores de idade, que não pagam em processos com outros pagantes.
Mais de 4 mil pessoas já conquistaram esse direito. E você, vai perder a oportunidade?