A conquista da cidadania italiana pode abrir portas de trabalho e estudo para mais de 30 milhões de brasileiros descendentes diretos de italianos.
Além da reconexão com as raízes familiares, quem tem dupla cidadania pode viver na Itália ou viajar por toda União Europeia sem precisar apresentar visto, com um passaporte considerado o terceiro mais versátil e poderoso do mundo.
Mas o processo de reconhecimento deste direito pode ser demorado e caro. Por isso, hoje o Instituto Cidadania Italiana traz dicas para você aprender a economizar em cada etapa. Confira estas estratégias.
Como funciona o processo de cidadania italiana?
Uma questão comum é quem tem direito à cidadania italiana.
Em geral, são duas as possibilidades: ou por ascendência, com a necessidade de comprovação da nacionalidade do parentesco de seu antepassado, ou ainda por casamento.
A conquista da cidadania, em si, envolve várias etapas. Confira a seguir como você pode economizar em cada uma delas.
Pesquise com antecedência
Ao pesquisar com antecedência, você pode garantir que tem mesmo direito à cidadania italiana. Não saber quais documentos procurar para juntar ao processo ou em quais locais buscá-los pode gerar gastos desnecessários, além de possibilitar erros.
Como economizar com tradução e apostilamento? (H3)
A tradução juramentada de documentos e o apostilamento são fundamentais para validar o processo da cidadania italiana. Neste momento, você pode fazer uma ampla pesquisa atrás de tradutores de boa reputação, que apresentem preços competitivos. Assim, você pode apostilar todos os documentos com a certeza da correção deles e economizar em taxas administrativas.
Organização é fundamental
Organizar os documentos e certidões pode evitar retrabalhos, que também resultam em gastos adicionais. Com documentos bem dispostos, o Consulado pode revisá-los com mais eficiência.
Calcule: a via judicial vale a pena?
Se o tempo de espera para obtenção da sua cidadania, que pode chegar a quase 10 anos, incomodar, você pode considerar a via judicial. Apesar de ser uma opção até mais custosa, a princípio, ela pode ajudar a evitar a espera prolongada, o que pode ser benéfico no caso de você precisar da cidadania de forma mais ágil, como no caso de ter conquistado um trabalho ou uma oportunidade de estudo na Itália.
Contrate uma assessoria especializada, como o Instituto Cidadania Italiana (H3)
Contar com os serviços profissionais de uma assessoria especializada em dupla cidadania italiana pode ajudar você a economizar tanto em dinheiro quanto em dores de cabeça. Afinal, como em outras áreas, aqui também: o que parece barato a princípio pode sair muito caro no final. Este tipo de empresa pode orientar você para evitar erros e retrabalhos, além de trazer outras vantagens como profissionais bilíngues e que têm contato direto com o Consulado da Itália.
Quando quiser dar entrada ao seu direito da cidadania italiana, não hesite em procurar o ICI. Afinal, mais de 4.000 pessoas já conquistaram a cidadania graças aos serviços da empresa.
E você não quer perder a chance de morar em um país com uma das maiores expectativas de vida do mundo, cheio de possibilidades e belezas naturais e construídas pela mão do homem, certo?
Conte com o ICI para tirar sua cidadania italiana
A cidadania italiana está disponível para mais de 30 milhões de brasileiros, que têm ascendência daquele país. Para virar cidadão italiano e mudar de vida, conte com os serviços do Instituto Cidadania Italiana (ICI).
Com escritórios na Itália e no Brasil, o ICI tem expertise na área, profissionais bilíngues e atendimento personalizado, com os menores valores individuais em processos com múltiplos requerentes, além de vantagens como o não pagamento de menores de idade em processos com outros pagantes.
A empresa também pode te orientar no procedimento de inscrição no AIRE, fundamental para italianos fora da Itália.
Mais de 4 mil pessoas já conquistaram o direito à Cidadania Italiana com o ICI. E você, vai perder a oportunidade?