A busca pela cidadania italiana tem se tornado cada vez mais comum entre brasileiros, refletindo a forte conexão histórica e cultural entre os dois países. Com a Itália sendo o lar de milhões de italianos e seus descendentes, a dupla cidadania oferece a chance de reencontrar raízes familiares e também abre as portas para um futuro repleto de oportunidades na Europa.
Neste guia, elencamos as sete principais vantagens de se tornar cidadão italiano, destacando como essa conquista pode transformar sua vida e proporcionar acesso a um mundo de benefícios.
O Brasil é o país com mais italianos ou descendentes fora da Itália. Por isso, a cada ano, mais brasileiros solicitam a dupla cidadania, em busca de oportunidades e um futuro tranquilo em um dos países com a maior qualidade de vida da Europa.
Para auxiliar nesse processo, é essencial contar com uma assessoria que realmente possa te ajudar. É o caso do Instituto Cidadania Italiana, que já transformou o sonho de milhares de pessoas.
Quem tem direito à cidadania italiana?
A possibilidade mais comum de concessão de cidadania italiana é pela comprovação da ascendência familiar. Neste processo, você deve juntar documentos do antepassado italiano, como cópias de certidões de casamento ou nascimento, para dar entrada ao pedido.
Já na obtenção da nacionalidade por casamento com cidadão italiano, o requerente deve cumprir uma série de requisitos enquanto vive por certo período naquele país.
Outros fatores podem dar direito à cidadania italiana, como residência legal no país, a depender de você ser cidadão da UE ou não, ou no caso de homens que tenham servido às Forças Armadas Italianas.
7 Vantagens da cidadania italiana
O italiano é um cidadão da UE, o que garante que ele pode acessar qualquer um dos países membro para passear, viver, estudar e trabalhar sem precisar apresentar visto.
Mas se você ainda não se convenceu das vantagens de se tornar italiano, considere esses fatores:
1. Aumento da qualidade de vida
A Itália tem alto padrão de vida, o que se reflete em qualidade da infraestrutura, baixas taxas de criminalidade e em amplas oportunidades de estudo e trabalho de qualidade.
A Itália, aliás, é um dos países mais seguros da Europa, também devido à sua posição de destaque na UE e na OTAN, além de ter uma das expectativas de vida mais altas do mundo.
2. Livre circulação na UE e acesso facilitado a diversos países
O italiano é cidadão da UE, o que gera livre acesso aos países do bloco. Se quiser conhecer Espanha, Alemanha, Noruega, Turquia, você pode, sem precisar de visto ou pagar taxas. Europeus também contam com vantagens como filas mais curtas na imigração.
O passaporte italiano, considerado o terceiro mais poderoso do mundo, também facilita acesso a Estados Unidos, Canadá e Japão.
3. Acesso a serviços, concursos e participação na vida política da Itália
Sendo cidadão italiano, você pode se candidatar a cargos políticos, cargos públicos e ter acesso a um sistema de saúde público, gratuito ou a preços acessíveis, com cobertura universal e acesso a consultas, tratamentos e medicamentos.
4. Herança histórica
Além do reencontro com parentes, você ainda pode celebrar o enorme legado histórico e cultural da Itália, repleto de experiências enriquecedoras.
Com 58 locais classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, o cidadão italiano tem acesso a várias maravilhas a céu aberto, com paisagens naturais ou construídas, além de contato com a arte de gigantes como da Vinci, Michelangelo e Dante em museus espalhados por todo o país.
5. Oportunidades de educação e trabalho
A Itália é lar de grandes universidades e, sendo cidadão, você também terá acesso a intercâmbios com outras instituições de toda a Europa. No país você poderá, ainda, encontrar oportunidades de ensino superior de qualidade com taxas reduzidas ou gratuitas.
Viver na Europa também trará oportunidades de emprego, pagando em euro, em 27 países, sem necessidade de visto de trabalho, abrindo ainda mais portas para você e sua família.
6. Investimentos facilitados
Cidadãos e residentes italianos têm benefícios e isenções para aquisição de propriedades e investimentos em empresas. O mercado imobiliário italiano é aquecido, o que também pode colaborar na diversificação do seu patrimônio.
Além disso, italianos podem abrir contas bancárias no país e em toda UE de forma facilitada.
7. Dupla Cidadania e transmissão de Cidadania Italiana
A dupla cidadania pode garantir direitos e benefícios de dois países, para você e sua família. Além disso, sendo cidadão você pode transmitir cidadania aos seus descendentes, que também terão garantidas oportunidades em um dos mais destacados países da Europa.
Conte com o Instituto Cidadania Italiana para realizar seu sonho
Virar cidadão italiano pode mudar sua vida. O Instituto Cidadania Italiana vai transformar seu sonho em realidade.
Com escritórios na Itália e no Brasil, o ICI tem expertise na área, profissionais bilíngues e atendimento personalizado, com os menores valores individuais em processos com múltiplos requerentes, além de vantagens como o não pagamento de menores de idade em processos com outros pagantes.
Mais de 4 mil pessoas já conquistaram esse direito. E você, vai perder a oportunidade.