A vocação de Curitiba para o turismo é inquestionável. Está na arquitetura da cidade, no projeto urbanístico, no verde dos parques que envolve ruas e avenidas, e no circuito gastronômico, um dos mais pulsantes e criativos do país. A fama da capital do estado é conhecida em todo o Brasil.
Neste período de férias, quando a cidade está repleta de turistas dos cantos mais diversos do país e do mundo, e que emprestam a ela um colorido ainda mais charmoso, o que se procura, junto com praças, parques e museus, é um bom restaurante. Um que não esteja fechado para esse período. E se a influência italiana é uma das marcas de Curitiba, nada melhor que a melhor comida italiana para quem quer mergulhar na cultura local.
A Lellis Trattoria não para neste início de ano, quando a cidade recebe turistas interessados na cultura e na culinária locais. A casa funciona para o almoço e para o jantar, indo até o início da madrugada. E se tem algo que o cardápio assinado pelo restauranteur João Lellis oferece é variedade dentro da riquíssima cozinha italiana. Na carta, são 26 tipos de massas, 28 molhos, três opções de carne assada (cabrito desossado, paleta de cabrito e perna de cabrito), sete opções de frango, 25 molhos servidos com filé mignon, nove preparos com camarão, 25 pratos que levam peixes, e quatro tipos de risoto. Para finalizar, 21 tipos diferentes de sobremesas à escolha do cliente.
Com capacidade para 180 pessoas, em um ambiente aconchegante e acolhedor no coração do Batel, bairro que é uma espécie de cartão postal da cidade, a Lellis Trattoria é o melhor ambiente para quem procura um local confortável para uma refeição sem pressa, seja almoço (executivo ou à la carte) ou jantar, depois de um dia de passeios por museus, praças, parques e outros locais. É como se um almoço ou jantar na Lellis fosse parte fundamental da experiência de ‘turistar’ por Curitiba. Com a presença do próprio João Lellis, que faz questão de um dedo de prosa em cada mesa.
Massas e carnes
Na Lellis Trattoria todas as variações de lasanhas são na temperatura correta: a lasanha à moda do Lellis, a Al Forno, Al Quattro Formaggio (quatro queijos), Al Sugo, à Romanesca e Al Catupiry vão chegar à sua mesa borbulhando, espalhando pelo restaurante o perfume da melhor culinária italiana. Todas as massas são de fabricação própria da cozinha da trattoria; frescas, feitas com farinha italiana e de modo artesanal.
Entre as carnes, as opções com mignon incluem o Fusillé di Filetto Mignon Grelhado (com fusilli aos 4 queijos, molho al sugo, mussarela e queijo parmesão gratinado), o Filleto à Gaúcha (batatas fritas, farofa, arroz branco e linguiça calabresa) e o Filetto à Moda do Lellis (molho de limão, cheiro verde, azeite, alho, palmito, aspargos e mussarela gratinada). Um dos mais pedidos é o Filetto alla Boheme (à milanesa, com creme de leite e espinafre, queijo parmesão e catupiry gratinado; acompanha arroz). O menu oferece ainda opções como a Perna de Cabrito Traseira Assada, o Pernil de Vitela Assado e o Polpetone à Moda do Lellis (recheado com presunto e queijo, acompanhado de nhoque, molho ao sugo e parmesão gratinado).
Saladas e sobremesas
Se a pedida para os dias mais quentes do início do ano for salada, na seleção do empresário João Lellis, nove sugestões garantem um belo primeiro ato para uma grande refeição ou, ainda, a refeição inteira: uma salada pequena pode render uma entrada para até três pessoas, enquanto a grande atende, tranquilamente, seis pessoas à mesa. O que você prefere? Alface ou escarola? Agrião, rúcula ou salsão? Na Salada à Moda do Lellis tem alface, escarola, agrião, tomate, palmito e salsão. A opção pode ser solicitada nos tamanhos pequeno, médio ou grande. A última serve até seis pessoas.
Para a sobremesa, as opções são diversas. Entre as mais pedidas, estão o tiramissu, o creme de papaia – o preferido dos clientes –, manga ou morango, mousse de chocolate ou maracujá, frutas da época (melão, mamão, morango, melancia ou abacaxi), o pudim de leite, que não sai de moda nunca, a torta de maçã e o cheese cake.
A gastronomia da Lellis Trattoria Curitiba (Rua Gonçalves Dias, 51) pode ser prestigiada diariamente, das 11h30 às 16h e das 19h à 1h. Aos domingos, até a meia-noite. A casa conta com estacionamento próprio e manobrista. Para reservas, os telefones são 41 3242-9320 e 41 3244-7943. Para mais informações, acesse o site do restaurante e siga o Instagram para acompanhar promoções e novidades.
No Dia Internacional da Mulher, Lellis Trattoria oferece um brinde a elas no almoço
A conquista do diploma pede por comemoração. Saiba onde celebrar esse momento único
Turismo em Curitiba? Museus, parques e Lellis Trattoria são visitas obrigatórias
No coração do Batel: Lellis Trattoria mantém tradição e abre para ceia de Ano Novo