Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Aprenda como criar um perfil do Google Meu Negócio

Conheça mais sobre o Google Meu Negócio, qual a sua importância para estratégia digital, como criar o seu perfil completo e gerenciar esse canal de venda!

Ter um perfil no Google Meu Negócio deixou de ser opcional e passou a ser essencial para quem deseja conquistar visibilidade local
Ter um perfil no Google Meu Negócio deixou de ser opcional e passou a ser essencial para quem deseja conquistar visibilidade local (Foto: Shutterstock)

Locasty

02/10/2025 às 10:05

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, ser encontrado facilmente no Google é um dos maiores diferenciais para atrair clientes e aumentar as vendas. Antes de decidir por uma compra ou visitar uma loja, a maioria das pessoas pesquisa na internet para comparar opções e verificar informações sobre empresas próximas.

No Brasil, já são mais de 183 milhões de pessoas conectadas (Digital Brazil 2025), o que mostra o potencial do ambiente online para gerar novas oportunidades de negócio. E, considerando que o Google é um dos principais pontos de partida dessas buscas, ter um perfil no Google Meu Negócio (atualmente chamado de Google Business Profile) deixou de ser opcional e passou a ser essencial para quem deseja conquistar visibilidade local.

Com esse recurso, sua empresa pode aparecer em destaque nos resultados de busca e no Google Maps, oferecendo informações completas sobre endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e avaliações de clientes. Mais do que garantir presença digital, o perfil no Google Meu Negócio é uma ferramenta estratégica para gerar credibilidade, atrair público qualificado e fortalecer a reputação da marca.

Neste artigo, você vai descobrir como criar um perfil no Google Meu Negócio, seus principais benefícios e dicas práticas para aproveitar ao máximo essa ferramenta. Continue a leitura!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, atualmente chamado de Perfil da Empresa no Google, é uma ferramenta gratuita que permite que empresas e profissionais, que trabalham de forma autônoma, criem um perfil público no Google e no Google Maps. O objetivo é divulgar seus serviços e destacar sua presença online e em espaços físicos.

Com essa ferramenta, qualquer pessoa que pesquisar pelo nome da sua empresa, ou por termos relacionados aos serviços oferecidos, pode encontrar informações essenciais como endereço, horário de funcionamento, telefone, site, fotos e avaliações de clientes.

Na prática, ter um perfil no Google Meu Negócio se torna a vitrine digital da sua marca, acessível para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre sua empresa de qualquer lugar do Brasil e do mundo, antes de tomar uma decisão de compra.

Por que criar um perfil no Google Meu Negócio?

Mais do que um canal de contato, o Google Meu Negócio é uma ferramenta para impulsionar vendas, transmitir credibilidade e confiança, conseguindo assim atrair e fidelizar pessoas consumidoras que buscam empresas estruturadas para solucionar seus problemas.

Ter um perfil ativo e bem estruturado no Google Meu Negócio traz benefícios que impactam diretamente na reputação da empresa. Entre os principais destaques estão:

  1. Maior visibilidade: sua empresa aparece nos resultados de busca do Google e no Google Maps, sendo facilmente encontrada por clientes próximos.
  2. Credibilidade: um perfil completo, com boas avaliações e fotos de qualidade, transmite confiança.
  3. Relacionamento com clientes: você pode responder avaliações, esclarecer dúvidas e mostrar que valoriza a opinião do público dentro do seu perfil.
  4. Estratégias de marketing digital: o perfil do Google Meu Negócio apoia campanhas de SEO Local e pode ser integrado a outros tipos de estratégias, como o uso de anúncios pagos.
  5. Métricas de desempenho: a ferramenta oferece relatórios que mostram quantas pessoas visualizaram seu perfil, pediram rota ou ligaram diretamente para o número fornecido.

Como criar um perfil no Google Meu Negócio

Quanto mais completo o Perfil da Empresa no Google, melhor é para se destacar nas pesquisas realizadas dentro do Google. Para que você faça isso da forma certa, confira o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Google Meu Negócio: clique na opção “Começar agora” e faça o login na conta que deseja vincular com a sua empresa. 
  2. Insira o nome da sua empresa: digite exatamente a forma que deseja que o seu negócio apareça para os clientes, evitando abreviações ou nomes incompletos.
  3. Escolha a categoria da sua empresa: selecione a categoria que melhor representar o seu negócio, como pizzaria, farmácia ou consultório. Assim, o Google exibe o seu perfil em pesquisas relevantes.
  4. Adicione informações relevantes: informe o endereço físico (caso atenda presencialmente), ou defina a área de cobertura (em casos de atendimento remoto ou a domicílio), além de inserir telefone, site e outros canais de contato.
  5. Personalize o perfil: carregue fotos de qualidade, adicione a logo, descrição da sua empresa e horário de funcionamento, lembre-se de deixar tudo bem completo para ter mais destaque dentro da busca.
  6. Solicite a verificação: com todas as informações preenchidas, valide a autenticidade com o Google a partir de um código de verificação, que pode chegar por correio, telefone, e-mail ou validação instantânea, dependendo da sua localidade e da categoria da sua empresa.

Após todo esse processo, seu perfil no Google Meu Negócio está criado e é importante manter as informações atualizadas com novas imagens, postagens e, claro, respostas às avaliações e perguntas atribuídas a sua empresa.

O Google Meu Negócio pode ser usado por pequenas empresas?

Um dos maiores diferenciais do Google Meu Negócio é que tanto grandes marcas quanto pequenos negócios podem usufruir dessa ferramenta.

No caso de marcas de empreendimentos locais, a plataforma é ainda mais estratégica, já que ajuda a destacar o seu negócio diante de concorrentes maiores. Entre os principais benefícios estão:

  1. Visibilidade local: clientes que buscam por termos como “farmácia aberta agora” têm mais chances de encontrar seu negócio, por conta da localização.
  2. Aumento das vendas: estar presente nas buscas locais gera oportunidades reais de conversão.
  3. Autoridade no mercado: mesmo um pequeno negócio pode se posicionar de forma profissional, trazendo um crescimento no ambiente digital de forma competitiva.
  4. Custo zero: o perfil do Google Meu Negócio é gratuito, permitindo que até empresas com orçamento reduzido invistam em presença digital.

Como gerenciar o perfil no Google Meu Negócio?

Depois que o perfil está ativo e verificado, o próximo desafio é mantê-lo atualizado, atrativo e alinhado às expectativas do público. O Google Meu Negócio oferece métricas que ajudam a entender o comportamento de clientes, fornecendo dados sobre quantas pessoas visualizaram seu perfil, chamadas indiretas realizadas pelo Google, solicitações de rotas até a empresa, palavras-chave utilizadas para encontrar a sua página, entre outros insights.

Esses dados são essenciais para direcionar estratégias de Marketing Digital e otimizar a comunicação com os clientes. Inclusive, dentro do processo de comunicação, uma das ações que mais geram bons resultados dentro do Google Meu Negócio é responder as avaliações e perguntas deixadas pelas pessoas.

Avaliações positivas merecem agradecimentos, enquanto críticas devem ser tratadas com profissionalismo e foco em soluções. A seção de perguntas e respostas ajuda a esclarecer dúvidas frequentes e explicar mais sobre o seu negócio para quem tem interesse.

Embora pareça simples, gerenciar o perfil no Google Meu Negócio exige consistência, atenção às interações e análise de dados. Muitas empresas acabam criando o perfil, mas não conseguem dedicar tempo para mantê-lo ativo e otimizado, por isso, a solução da Locasty pode ser a sua principal ferramenta para impulsionar seu perfil pelo Google Meu Negócio.

Conte com a Locasty pode te ajudar a vender mais!

A Locasty é uma plataforma completa para a gestão da presença online, que permite potencializar múltiplos locais de forma centralizada. Esse é um recurso estratégico, com ferramentas e especialistas que te ajudam a fazer toda a gestão e atualização de múltiplos perfis, como no Google Meu Negócio, Waze, Facebook e outras.

O foco da Locasty é garantir que sua marca seja encontrada e escolhida pelos(as) clientes, onde quer que estejam. Assim, terá visibilidade orgânica garantida ao mesmo tempo que otimiza custos.

Com uma equipe multidisciplinar de especialistas em SEO, a Locasty une tecnologia, as melhores práticas do mercado e criatividade para realizar entregas eficientes em todas as etapas.

Quer potencializar seus resultados com a Locasty e ter uma presença digital mais forte a cada dia? Fale agora mesmo com a equipe Locasty e descubra como podemos transformar seus resultados em cases de sucesso!

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.