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5 dicas para expandir sua presença digital e impulsionar vendas

Aprenda a impulsionar suas vendas na internet e dominar o mercado digital

Unir ferramentas inteligentes e conhecimento humano estratégico é essencial para fortalecer sua marca e atrair mais clientes
Unir ferramentas inteligentes e conhecimento humano estratégico é essencial para fortalecer sua marca e atrair mais clientes (Foto: Shutterstock)

Locasty

02/10/2025 às 10:00

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Gerenciar a presença digital da sua marca de forma estratégica e contínua é um dos caminhos mais eficazes para atrair clientes e aumentar as vendas. Ter a empresa bem posicionada nos mecanismos de busca, como o Google, e presente nas plataformas mais utilizadas pelo seu público-alvo, como as redes sociais, é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e conectado.

De acordo com dados do Similarweb, divulgados pelo Digital 2025 July Global Statshot Report, o Google recebeu mais de 83 bilhões de visitas mensais entre 1º de março e 31 de maio de 2025, de uma média de 3,6 bilhões de visitantes únicos por mês. 

Esse dado mostra o quanto o ambiente digital concentra a atenção do público e reforça a importância de estar presente de forma estratégica: quanto mais visível sua marca estiver nessas plataformas, maiores serão as chances de ser encontrada por quem busca seus produtos ou serviços.

Para ajudar nesse processo de fortalecimento da presença digital, Ruan Barbosa, CEO da Locasty, compartilhou 5 dicas práticas para aproveitar o ambiente virtual e potencializar suas vendas. Confira a seguir:

1. Priorize a experiência do cliente

Ter uma experiência positiva, tanto no ambiente físico quanto digital, é essencial para fidelizar clientes. Hoje, com a maioria das interações acontecendo online, é fundamental que seu site seja fácil de usar em qualquer tipo de dispositivo, principalmente porque, de acordo com Digital 2025 July Global Statshot Report, 70% da população costuma usar apenas smartphones para acessar a internet.

Ter um site responsivo e informações atualizadas nas redes sociais são algumas ações que fazem potenciais clientes encontrarem rapidamente o que procuram. Pode ter certeza, isso é um grande diferencial entre escolher comprar da sua empresa ou da marca concorrente.

2. Mantenha o Google Meu Negócio sempre atualizado

O Google Meu Negócio, atualmente chamado de Google Business Profile, é uma ferramenta indispensável para quem quer aumentar a visibilidade local. Além de ser gratuita, ela permite que sua empresa apareça nas pesquisas do Google e no Google Maps de forma orgânica. A recomendação é sempre manter as informações atualizadas e otimizadas, incluindo endereço, telefone, horários de funcionamento, fotos, categorias e descrições estratégicas que ajudem a destacar o negócio nos resultados de busca.

Segundo Ruan, um perfil completo e bem gerenciado no Google Meu Negócio pode ser mais eficiente do que um site, especialmente no início. “A reputação digital é fundamental para destacar seu negócio nas buscas”, reforça o especialista.

3. Utilize as redes sociais a seu favor

As redes sociais são fundamentais para o comércio local, pois tendem a exibir resultados com base na proximidade regional das pessoas. Embora não exista uma “receita pronta”, como destaca Ruan Barbosa, informações úteis, dicas práticas e cases de sucesso são ótimos formatos para gerar engajamento

Além disso, é muito importante manter as redes sociais atualizadas e com conteúdo relevante. Para isso, aposte em materiais que atendam às necessidades do seu público, como tutoriais e depoimentos de clientes, gerando conversas e proximidade. Dê uma atenção especial para a “bio”, deixando claro qual é a região atendida, do que se trata a empresa e quais são as formas de contato.

4. Pense estrategicamente

É comum que, ao começar no ambiente online, você queira adicionar sua empresa em todas as plataformas e redes sociais, mas essa pode não ser a melhor escolha para a sua presença digital. O recomendado é começar de forma estratégica, e focar nas redes que mais fazem sentido para seu público.

Uma dica prática é: entenda o comportamento das pessoas que consomem seu serviço ou produto. Para isso, busque entender mais sobre quais redes sociais seu público está? Onde buscam informações? Quais formatos de conteúdo preferem consumir? Isso pode ser respondido por meio de questionários simples, o que facilita no direcionamento de seus esforços, além de evitar o desgaste de tentar gerenciar várias frentes ao mesmo tempo.

5. Conte com ferramentas e especialistas para fortalecer sua presença digital

Unir ferramentas inteligentes e conhecimento humano estratégico é essencial para fortalecer sua marca, gerar mais confiança no público e conquistar vantagem competitiva no ambiente digital.

Para isso, é interessante contar com ferramentas ou especialistas em análise de dados, SEO, gestão de reputação, interação com o público, automação e relatórios são indispensáveis para compreender o comportamento dos clientes e identificar oportunidades de crescimento. Com esse suporte, é possível otimizar processos, reduzir erros e aumentar a eficiência das ações online.

Uma solução que se destaca nesse cenário é a Locasty, uma ferramenta exclusiva de SEO local que permite acompanhar e otimizar o desempenho de cada unidade da empresa no Google. Com uma gestão centralizada, produção de conteúdo local e relatórios em escala - tudo em um só lugar, a plataforma torna a presença digital mais estratégica, integrada e eficiente.

Contrate as soluções da Locasty

A Locasty otimiza o lado operacional e estratégico da sua presença digital para impulsionar seus resultados de verdade. A ferramenta permite gerenciar e atualizar suas informações de forma centralizada em plataformas como Google, Waze, Uber, iFood e 99.

Para redes e franquias, o ganho de eficiência é massivo. Imagine reduzir o tempo de atualização das informações das suas lojas de 4 horas semanais para apenas 10 minutos? Esse é um caso real de uma empresa atendida pela Locasty, com mais de 300 unidades gerenciadas pela ferramenta.

Mas a eficiência operacional é apenas metade da história. Para tomar decisões mais inteligentes, a Locasty oferece relatórios detalhados que permitem monitorar o impacto real das suas ações digitais. Tenha visibilidade de informações como:

  • Ligações recebidas a partir dos perfis.
  • Solicitações de rotas para seus endereços físicos.
  • As principais buscas que levaram os clientes até você.

É possível visualizar essas métricas de maneira agrupada ou segmentada por região e outros filtros da plataforma. Assim, você não apenas economiza tempo, mas também toma decisões baseadas em dados para aumentar a visibilidade e o sucesso do seu negócio local.

Aproveite essas dicas e fortaleça sua estratégia digital. Conte com o apoio da Locasty!

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