Na hora de adquirir um imóvel, é possível optar por duas modalidades: financiamento e consórcio
Na hora de adquirir um imóvel, é possível optar por duas modalidades: financiamento e consórcio| Foto: Shutterstock
  • Por Lyx Engenharia
  • 04/05/2023 18:25

Comprar um imóvel requer muita pesquisa. Afinal, é preciso estar munido de muitas informações para fazer uma boa escolha, que garantirá muitas vantagens a longo prazo para os compradores.

No quesito financeiro, um dos principais pontos na hora de comprar um imóvel, é fundamental entender a diferença entre financiamento e consórcio. Desta maneira, será possível identificar qual das duas possibilidades se encaixa na sua realidade.

Caso você esteja planejando adquirir um imóvel e não sabe qual das duas opções é a melhor, vamos explicar as diferenças entre consórcio imobiliário e financiamento, e as vantagens de cada modalidade. Continue a leitura para saber mais!

O que é financiamento?

O financiamento é uma das modalidades de compra mais conhecidas no país, principalmente por ser o método principal do programa do governo, o Minha Casa Minha Vida.

Esse modelo de pagamento é uma liberação de crédito feita por bancos como a Caixa Econômica Federal. O financiamento funciona da seguinte forma: você escolhe o imóvel, faz uma simulação de pagamentos, parcelas e juros e, se gostar das opções, pode encaminhar o fechamento do negócio.

O valor liberado é pago diretamente à construtora para a quitação do imóvel e você passa a dever para o banco ou instituição que financiou.

Para ser aprovado pelo banco nesse método de pagamento, é necessário cumprir três requisitos básicos:

  • Ser maior de idade;
  • Não ter restrições de crédito;
  • Comprovar capacidade de renda.

Esses requisitos são analisados no momento da análise de crédito, assim como também podem ser solicitadas outras comprovações e documentos.

O que é consórcio?

Diferentemente do financiamento, o consórcio é um fundo comum que você paga um valor mensal de acordo com a carta de crédito.

Nesta modalidade, a empresa que administra o consórcio costuma realizar sorteios que costumam ser mensais, nos quais os contratantes contemplados recebem o valor integral. Caso a pessoa não seja sorteada ao longo do período do pagamento, receberá o valor somente após o período determinado na contratação.

É possível oferecer lances para antecipar o pagamento. Assim como em um leilão, leva a carta de crédito quem oferecer o maior lance.

Consórcio x financiamento imobiliário

As duas opções oferecem um valor de crédito para realizar a quitação do imóvel, mas a diferença principal entre elas está no tempo oferecido para o pagamento.

No financiamento, você sai com o valor disponível para pagar o imóvel e então começa a pagar as parcelas. No consórcio, primeiro você paga as prestações para depois ser contemplado.

Confira mais divergências entre as duas modalidades abaixo.

Taxas e reajustes

Essa é uma das grandes preocupações de quem vai adquirir um imóvel, pois impacta drasticamente no valor do imóvel. No financiamento, há taxas e juros aplicados nas parcelas que podem variar conforme a Selic.

No entanto, algumas modalidades de financiamento permitem amortizações extras ao longo do período, no sistema SAC (Sistema de Amortização Constante). Nele, você pode pagar parcelas do final do período, diminuindo o prazo de pagamento e os juros.

No consórcio, não há a aplicação de juros nas parcelas mensais. No entanto, o contrato pode prever reajustes de valores. Isso pode acontecer de acordo com o período de pagamento estabelecido, pois, caso seja muito extenso, pode haver variação de preços. Por exemplo: o valor de um imóvel hoje pode ser mais alto daqui cinco anos.

Burocracia

Os dois modelos possuem certa burocracia, mas ela costuma ser maior no caso do financiamento. Isso acontece devido a liberação imediata do valor e pagamento posterior, exigindo maiores garantias e documentos comprobatórios.

No consórcio, a instituição realiza a análise de crédito e renda para identificar se o solicitante possui condições para pagar as parcelas.

Qual opção é melhor: consórcio ou financiamento imobiliário?

A escolha da melhor modalidade vai depender do seu objetivo. Se você precisa ou quer se mudar com urgência, o financiamento pode ser a melhor opção, uma vez que oferece a liberação de crédito rapidamente.

Se você possui condições e consegue esperar mais alguns anos, o consórcio pode ser uma boa opção, pois a liberação do crédito pode demorar e as parcelas tendem a ser menores.

Como conseguir um financiamento imobiliário?

Se você está em busca do seu primeiro imóvel e não sabe por onde começar a procurar, conheça a Lyx Engenharia. Com a possibilidade de financiamento por banco ou com a própria construtora e aceitação de consórcios para a quitação, você pode comprar seu primeiro apartamento da maneira que for mais vantajosa para você.

A construtora Lyx Engenharia permite financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida e facilita o acesso a obras com amplas áreas de lazer, excelente qualidade de construção e infraestrutura moderna. Todos os apartamentos são certificados pelo ISO 9001, PQBP e têm Seguro de Garantia de Entrega (parceria com a Caixa Econômica Federal).

Os empreendimentos da LYX também são escolhidos pela atratividade dos custos reduzidos das parcelas, que estão a partir de R$ 490 mensal e com entrada parcelada em até 84 vezes.

A Lyx já ajudou mais de 19.000 pessoas a realizarem o sonho da casa própria. A incorporadora atua em Curitiba e Região, e Porto Alegre e Região.

Saia do aluguel! Saiba tudo sobre o Minha Casa, Minha Vida com o consultor especializado da Lyx.