Sabe quando você quer explicar algo para alguém e não encontra as palavras certas? Pois é, muitas vezes nossa linguagem é limitada e em algumas situações precisamos buscar outros termos e conceitos, e até mesmo nos apoiar em metáforas para conseguir exprimir o que pensamos e sentimos. Para sermos entendidos pelo outro através da nossa comunicação.
Bom, para além da esfera pessoal, cotidianamente vemos alguns termos sendo direcionados de maneira errada ou de modo reducionista como é o caso das palavras ‘’móveis de luxo’’ cotidianamente usadas para se referir a mobiliário exclusivo, assinado e de alto padrão.
O termo se popularizou, mas esconde processos de criação e desenvolvimento do produto que são fatores importantes e que os fazem ser peças de mobiliário arte. Por esse motivo reunimos neste conteúdo, alguns problemas no uso do termo ‘’móveis de luxo’’ e apresentamos o termo ‘’mobiliário arte’’ como modo mais adequado de se referir a estas peças, caso você busque verdadeiramente um ambiente sofisticado. Vem conferir?
‘’Móveis de luxo’’: o que é e qual o problema da definição?
É claro que o termo ‘’luxo’’ pode ter diversas interpretações para as mais variadas pessoas. Entretanto, todo mundo concorda que a palavra costuma ser associada a objetos acima da média tanto em termos de qualidade quanto em termos financeiros.
Desse modo, quando reduzimos peças de mobiliário arte para o termo ‘’móveis de luxo ", diminuímos esses móveis a sua característica monetária e possuí-los como uma simples diferenciação social. Mas será que eles são apenas isso? Será que tudo se resume a ser ‘’mais caro’’?
O problema é que este termo simplifica e deixa de lado toda a história de sua criação: apaga processos importantes desde o papel do artesão/marceneiro, como um artista especializado na criação cuidadosa do móvel até o reconhecimento do processo criativo do arquiteto responsável pelo desenho do projeto.
Nesse sentido, sugerimos o termo ‘’mobiliário arte’’, por ser mais abrangente e conseguir carregar em seu próprio nome os conceitos e histórias dos processos variados e complexos que estas peças carregam.
Vamos entender mais a fundo?
Mobiliário arte: o verdadeiro significado para ‘’Móveis de Luxo’’
Como mostramos acima, a palavra ‘’Luxo’’ reduz o significado das peças para suas características estéticas finais e é relacionado a um valor financeiro elevado. Ou seja, não diz nada sobre as peças.
A concepção de um mobiliário arte envolve inúmeros processos e pessoas. Uma ideia de um arquiteto ou designer que carrega os conhecimentos, conceitos, inspirações e tudo isso associado à sua bagagem profissional.
Estas entram em diálogo com os conhecimentos, cuidados e bagagens do marceneiro especializado na criação da peça final. Percebe como essa história toda não pode ser traduzida através da palavra ‘’luxo’’?
Principalmente, quando falamos em marcenaria artesanal especializada e sofisticada, a palavra ‘’luxo’’ não contempla todo o processo de atendimento, escolha dos materiais e a criação dos profissionais da ponta - os marceneiros - artistas deixados de lado quando usamos o termo.
Quando usamos o termo ‘’mobiliário arte’’ este artista ganha cena e é valorizado, principalmente em um contexto em que os trabalhos artesanais são vistos como ‘’inferiores’’ e a indústria abre cada vez mais as portas para mobiliários de pouca duração, pouca qualidade e pouca inovação.
‘’Luxo’’ mesmo é poder ter acesso a este tipo de trabalho artesanal cada vez mais escasso realizado e criado especialmente e exclusivamente para você através de um profissional com uma bagagem imensa e difícil de ser encontrada - o marceneiro especializado.
‘’Luxo’’ é conseguir ‘’traduzir’’ através desses móveis, conceitos, ideias e até mesmo sua personalidade desenhadas por um arquiteto e sintetizadas em uma peça final.
Por esse motivo, o mobiliário arte é um termo que consegue traduzir esse encontro: o trabalho do artista em uma peça que é verdadeiramente uma obra de arte com a criação de um ambiente (sua casa, escritório e afins) em uma galeria de arte… por que não?
5 ideias inspiradoras de ‘’Móveis de luxo’’ traduzidas em sofisticação
Os exemplos que trouxemos aqui foram desenvolvidos pela equipe da Madeira Certa.
Mas antes das imagens, vale contextualizar quem entende mesmo do conceito de ‘’mobiliário arte’’: a Madeira Certa é uma indústria curitibana que conhece e valoriza verdadeiramente estes processos artísticos e técnicos entregando projetos únicos para cada um de seus clientes.
Na vanguarda, as jovens Marcella Malczewski e Marina Ferreira estão à frente da marca e conseguiram se destacar no mercado, consolidando ainda mais a empresa no setor moveleiro.
Em pouco tempo, as jovens mostraram a força feminina para impulsionar e inovar em um mercado tão tradicional e masculino que é a marcenaria. O destaque está na parceria com arquitetos brasileiros renomados, como Arthur Casas, Guilherme Torres, Fernanda Marques e Nildo José – também reconhecido como a nova geração da arquitetura.
Responsáveis desde o atendimento cuidadoso com os clientes até mesmo nas inovações da marca, a Madeira Certa sob nova liderança, vem conseguindo carregar como ideal a criação de mobiliário para muito além do ganho financeiro, mas criando um conceito único através da criação de mobiliários que são verdadeiramente obras de artes traduzidas em exclusividade, sofisticação, cuidado e marcenaria.
As meninas têm feito história e… arte através da marca!
Na galeria de fotos a seguir, trouxemos alguns exemplos de projetos realizados pela Madeira Certa em parceria com os arquitetos Jaime Bernardo e Fernanda Cassou. Veja a seguir!
Se você busca muito mais que um móvel, mas um conceito, a Madeira Certa pode ser a solução ideal. A empresa oferece uma extensa gama de produtos fabricados a partir de madeira, abrangendo desde rodapés, portas e painéis até itens de mobiliário.
Para um projeto que seja ‘’luxo’’ de verdade, através da criação de mobiliário arte, entre em contato com a marca. Acesse o site para saber mais!