Com a proximidade do Plano Safra 2025/2026, o Sicredi vem intensificando sua operação com o objetivo dar suporte robusto aos produtores e ao setor do agronegócio brasileiro. A instituição financeira cooperativa, a cada ano, amplia o leque de soluções oferecidas ao produtor rural, que incluem diversas linhas de crédito, seguro rural, consórcios e atendimento especializado..
O Sicredi posiciona-se como um parceiro estratégico para o produtor, dando suporte em todas as fases da produção, desde o plantio até a industrialização e comercialização. Com o Plano Safra, a cooperativa disponibiliza recursos para atender as necessidades específicas e personalizadas de quem investe e produz no campo.
Linhas de crédito rural oferecidas
As linhas de crédito rural, cujas regras e taxas são definidas pelo governo federal e variam conforme o porte do produtor, tipo de cultura e tamanho da propriedade, atendem às diversas finalidades do crédito rural. Conheça as principais:
Custeio – Destinado ao financiamento de despesas essenciais da produção agrícola e pecuária, como insumos, ciclos produtivos de lavouras e vacinas.
Comercialização – Oferece recursos para cobrir despesas na fase pós-colheita, possibilitando a oferta dos produtos nas melhores condições de mercado. Inclui manutenção familiar, transporte de grãos e armazenagem da safra.
Investimento – Direcionado à infraestrutura do agronegócio, para aquisição de máquinas, instalação de sistemas de irrigação e geração de energia, construção de aviários, pocilgas, açudes e outras melhorias que visam o aumento da produtividade a longo prazo.
Industrialização – Permite investir no processamento e industrialização da matéria-prima, agregando valor aos produtos e à atividade do produtor rural.
CPR Rural (Cédula de Produto Rural) – Título que financia a produção desde o planejamento até a colheita e armazenamento, com isenção de IOF.
Além das linhas de crédito do Plano Safra, o Sicredi disponibiliza outros recursos. Por exemplo, se o produtor quer ter segurança contra imprevistos e condições climáticas adversas em sua plantação, ele pode contratar seguros. Para fazer a troca de máquinas e equipamentos de forma planejada, o produtor tem a opção do consórcio, que não tem juros.
Seguros Rurais
Como todo produtor sabe, o sucesso da plantação depende de boas condições climáticas, do solo e equipamentos adequados para assegurar a melhor produtividade. É com essa preocupação que o Sicredi disponibiliza o Seguro Rural, um recurso que oferece proteção ao produtor, garantindo estabilidade financeira e segurança.
Com o Seguro Rural Sicredi, os produtores tem garantia de cobertura em casos de fenômenos climáticos adversos, como períodos de seca ou chuvas muito fortes, proteção a equipamentos, entre outros riscos agrícolas que podem afetar a produção.
Os produtos oferecidos pelo Sicredi abrangem maquinários, patrimônio, entre outras atividades. Com ele, o produtor agrícola tem a chance de recuperar o investimento na lavoura e contar com assistência quando precisar. O importante é o produtor conhecer, com orientação dos especialistas do Sicredi, qual é a operação ideal para a sua atividade. Seja grande, médio ou pequeno produtor, há soluções para todos os perfis.
Consórcios facilitam acesso a bens
As opções de consórcio do Sicredi são uma alternativa planejada e sem juros para a aquisição e troca de maquinário agrícola, veículos, drones e outros bens. Em 2024, o Sicredi comercializou R$ 14,8 bilhões em consórcios, com crescimento de 31,9%, elevando a carteira sob gestão para R$ 50 bilhões.
Para os associados que não têm urgência na aquisição do bem, o consórcio é uma excelente opção, pois implica menores custos financeiros e taxas mais atrativas.
Entre as vantagens do consórcio Sicredi, pode-se destacar: uma das melhores taxas de administração do mercado, não há taxa de adesão, planos flexíveis de até 180 meses e atendimento especializado.

