O aumento do interesse em sustentabilidade alcançou um novo patamar: está presente em cada vez mais investidores. A preocupação em investir de forma consciente e sustentável fez com que empresas, como a cooperativa de crédito Sicredi, criassem e fizessem uma gestão ativa de fundos ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, investimentos que consolidam um conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
A seguir, conheça alguns produtos financeiros que beneficiam o meio ambiente e os exemplos de práticas financeiras responsáveis.
Clique aqui para baixar e ler o Relatório de Sustentabilidade do Sicredi.
Benefícios dos investimentos sustentáveis
Você já pensou em ter uma renda sustentável? Ao investir em projetos que promovem a sustentabilidade, é possível ter retorno financeiro e, ao mesmo tempo, contribuir para o meio ambiente.
Os benefícios não param por aí: empresas com práticas sustentáveis tendem a enfrentar menos riscos, como multas ambientais ou problemas de reputação. O investidor passa a ser uma parte da solução para desafios globais como mudanças climáticas e escassez de recursos naturais.
Além do impacto positivo que ajuda a promover, investir em projetos sustentáveis reflete seus valores pessoais e éticos. E, ainda, empresas sustentáveis muitas vezes inovam e se destacam no mercado, o que pode beneficiar seus investidores.
São muitas as opções em investimentos socialmente responsáveis: empresas de energia fotovoltaica, projetos para energias renováveis, e fundos de investimentos em ações sustentáveis. O importante é saber que, ao investir em projetos de economia sustentável, você contribui para a preservação do meio ambiente de várias maneiras, seja com a redução de emissões, conservação de recursos naturais e inovação tecnológica com o investimento em tecnologias verdes.
Priorizar as finanças verdes são uma forma de promover a conscientização e educação sobre o meio ambiente, incentivando práticas mais responsáveis. Consequentemente, há um impacto positivo na biodiversidade.
Como você pode ver, investir de forma sustentável gera benefícios não apenas financeiros, mas também desencadeia ações positivas para o nosso planeta.
Sustentabilidade financeira
A sustentabilidade financeira visa redirecionar os fluxos financeiros para investimentos que considerem critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Diferentemente dos investimentos tradicionais, que focam apenas nos retornos financeiros, os investimentos sustentáveis também levam em conta a preocupação das empresas com o meio ambiente e a sociedade.
Os investidores podem adotar práticas financeiras responsáveis, como os investimentos responsáveis (PRI), que promovem um sistema financeiro global mais sustentável; a administração consciente; e os investimentos sustentáveis em projetos alinhados com critérios ESG.
Investimentos ESG
O primeiro passo para identificar se um investimento é sustentável é analisar as informações disponíveis sobre ele, o que geralmente está disponível no site da empresa onde está adquirindo o seu investimento. Há também conceitos ligados ao tema sustentabilidade que podem ser analisados nos relatórios de sustentabilidade anuais que as empresas aderem e divulgam periodicamente, como o SRI (Socially Responsible Investing), que investe em empresas que geram impactos positivos e exclui atividades prejudiciais; e ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que considera fatores amplos, como práticas ambientais, igualdade social e governança corporativa.
Os investimentos ESG servem como um balizador para atestar que a organização compreende sua influência e o valor compartilhado que pode gerar em seu ecossistema de relacionamento. Ele reitera que propósito e lucro são indissociáveis, incentivando empresas a serem conscientes de seu papel como agentes sociais e empregadoras.
Investir em projetos sustentáveis não só beneficia o meio ambiente, mas também gera renda e contribui para uma economia resiliente a longo prazo.
Cooperativa de crédito
O Sicredi, instituição financeira cooperativa, contribui há mais de um século para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. A instituição é considerada empresa com “Risco Baixo” de sofrer impactos financeiros oriundos de fatores ESG. Com a chancela, o Sicredi figura entre os 20 melhores “Bancos Diversificados” – dos 400 avaliados globalmente pela classificadora de risco ESG, em outubro de 2022.
Entre as questões avaliadas, vale destacar o desempenho positivo do Sicredi na categoria Governança Corporativa, por seus indicadores de governança ESG, políticas de sustentabilidade e transparência fiscal, assim como por ser signatário do Pacto Global da ONU.
A gestão de risco da instituição também foi bem avaliada pelo monitoramento de riscos sociais e ambientais, pela segurança e privacidade de dados, e pela utilização do padrão GRI na construção do seu Relatório de Sustentabilidade, proporcionando transparência na prestação de contas aos investidores e ao público. Além disso, as questões ESG da empresa são supervisionadas pelo conselho de administração, o que sugere integração com seu plano de negócio.
No Sicredi, há produtos de investimentos variados, como fundos de investimento em ações ESG e previdência com fundos atrelados à economia verde. Por ser um sistema cooperativo, a empresa oferta taxas mais justas em todos os seus produtos, sejam eles investimentos, seguros, conta-corrente, etc.
A cooperativa é preocupada com a sustentabilidade e tem em seu portfólio de investimentos fundos que se adequam às necessidades ESG. Além disso, oferecem produtos de crédito voltados à sustentabilidade, como, por exemplo, financiamento de equipamento que se utilizam de energias renováveis com taxas acessíveis, para incentivar a adesão aos investimentos sustentáveis.
Para o Sicredi, considerar a sustentabilidade financeira ao fazer investimentos é parte do dia a dia. Saiba mais sobre as iniciativas sustentáveis da instituição no Relatório de Sustentabilidade.
Fale com o Sicredi no WhatsApp
Siga o Sicredi nas redes sociais:
LinkedIn | YouTube | X | Facebook | Instagram
Parceiro do produtor rural: Sicredi anuncia R$ 8 bilhões para Show Rural Coopavel
Sicredi cresce entre empreendedores em busca das melhores soluções financeiras
Além da conta: relacionamento próximo e apoio do Sicredi é decisivo para crescimento dos associados
Sicredi anuncia R$ 1,5 bilhão para fortalecer parceria com agricultura no Show Rural Coopavel