Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios da energia solar, sobretudo para o seu bolso, este conteúdo mostrará por que investir em energia renovável vale a pena e como fazer isso, mesmo morando em um imóvel locado.
A Sinergi Cooperativa democratiza o acesso à geração compartilhada de energia solar, inclusive para famílias sem condições financeiras que podem receber os créditos de energia renovável com desconto que pode chegar a 20%, quando a bandeira verde está ativa.
Mercado de energia renovável
A matriz energética brasileira está em expansão. Só no primeiro semestre de 2024, aderiram à Sinergi 168 novas usinas, com as solares e eólicas representando 92,3% da capacidade instalada no ano.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse incremento de novas usinas representa 5,6 gigawatts (GW) de potência instalada. Só no mês de junho, o aumento foi de 889,51 megawatts (MW), com a entrada em operação de 27 usinas, sendo 4 termelétricas, 13 eólicas e 10 fotovoltaicas.
Quando olhamos só para a fonte solar, a projeção é que até 2028 o mercado atinja global a marca de 876 GW. Segundo o Relatório Global do Mercado Solar 2024, o Brasil foi o terceiro maior mercado de energia solar em potência adicionada do mundo em 2023.
Como a energia renovável funciona?
A energia renovável ou energia limpa é aquela proveniente de recursos naturais como vento, chuva, sol, energia geotérmica e marés, que naturalmente se renovam em uma escala de tempo.
Dessa forma, os recursos naturais são fontes renováveis de energia utilizadas para geração de diferentes tipos de energia e combustíveis, como a solar, eólica e biomassa, por exemplo.
Energia solar
O sol é a maior fonte de energia limpa, sustentável e renovável disponível no planeta. Com isso, a radiação captada pode ser usada para geração de calor (energia solar térmica) ou de energia elétrica (energia solar fotovoltaica).
No caso da geração de eletricidade a partir da luz do sol (energia solar fotovoltaica), os principais benefícios proporcionados são:
- Não polui, é sustentável, renovável e limpa;
- A energia solar fotovoltaica é o sistema de autogeração.
- Fácil instalação e manutenção barata;
- Economia de até 95% no valor da conta de luz;
- Fonte energética alternativa ao petróleo;
- Valorização do imóvel;
- Pode ser utilizada em regiões distantes da rede elétrica;
- As placas solares resistem às intempéries.
Geração distribuída de energia solar
Dados da Aneel apontam que o Brasil incrementou 7,46 GW em geração solar distribuída no ano de 2023, com o ganho de 838 mil novas unidades consumidoras. Essa modalidade de geração de energia é composta por instalações comerciais e residenciais de pequeno porte.
A geração distribuída de energia solar possibilita a geração de energia elétrica no local de consumo ou próximo a ele, proveniente de agentes autorizados, permissionários ou concessionários, que estão diretamente conectados ao sistema elétrico de distribuição do comprador.
A Geração Distribuída pode corresponder a fontes eólica, biomassa e solar, sendo essa última responsável por mais de 98% das instalações desse tipo no Brasil, devido à versatilidade e custos.
Por que investir em energia renovável?
Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta, investir em fontes de energia renovável, como a solar ou eólica, ajuda a reduzir os custos no final do mês. E, no caso da geração compartilhada, pode proporcionar uma receita adicional através da cessão dos créditos da energia gerada para outros cooperados.
Eficiência energética
No caso da energia solar, a eficiência energética corresponde à capacidade que o painel solar tem de converter a luz do sol captada em eletricidade. Com isso, as características que determinam a eficiência são as seguintes:
- Células fotovoltaicas: é a unidade básica de funcionamento da tecnologia responsável pelo processo de conversão da luz em energia elétrica;
- Tempo de uso do painel solar: alguns fabricantes atestam por meio de garantias que os módulos mantêm mais de 80% da eficiência original ao final de 25 anos;
- Modelagem e ligamentos: o acabamento e o modo como as células fotovoltaicas são posicionadas dentro das placas impactam na eficiência.
Redução de custos
Mais do que representar um investimento em sustentabilidade, a energia solar proporciona benefícios econômicos como a redução no valor da conta de eletricidade, além de:
- Retorno sobre o investimento feito;
- Valorização do imóvel (mais atraente para possíveis compradores);
- Incentivo do governo por meio de subsídios e deduções fiscais para aquisição e instalação das placas solares;
- A instabilidade no preço da energia diminui, oferecendo maior previsibilidade de gastos e proteção contra as variações no custo da eletricidade.
Como ter acesso à geração compartilhada de energia pagando menos?
A Sinergi é a primeira cooperativa de energia solar do Paraná, fundada em fevereiro de 2019, que proporciona aos associados, além de economia financeira, benefícios como segurança jurídica e previsibilidade financeira, mesmo que o setor esteja passando por mudanças regulatórias constantes.
Com a missão de democratizar o acesso às energias renováveis e limpas, a economia compartilhada, diversificação de renda, governança e inclusão social, a Sinergi dispensa a necessidade de investimento em equipamentos por parte dos seus cooperados, que apenas contribuem com uma pequena participação societária.
Benefícios que a Sinergi proporciona aos cooperados:
Ao ter acesso à energia solar com a Sinergi, o cooperado que queira consumir os créditos de energia pode ter um desconto de até 25% na conta de energia elétrica, além disso:
- Não tem investimento em equipamentos;
- Pode mudar de imóvel sem preocupação com os equipamentos;
- 100% online;
- Sem instalação;
- Atendimento personalizado.
Clique aqui e fale com a Sinergi no WhatsApp!
Siga a Sinergi nas redes sociais:
YouTube | Instagram | Facebook |