Nomes relevantes do cenário econômico brasileiro estarão em Curitiba na próxima semana para participar da mesa redonda Brasil em Perspectiva: Gastos públicos e impactos na taxa Selic. O ex-presidente da República, Michel Temer; o economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida e o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter, são os convidados do evento promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Gazeta do Povo. O objetivo é promover o debate sobre um dos temas mais críticos da economia brasileira: os altos juros. As inscrições para o evento são gratuitas e, para participar, basta preencher o formulário disponível no site da Fiep.
O debate, que terá como mediadora a jornalista Thais Herédia, especializada em economia e com vasta experiência profissional, será realizado no dia 15 de agosto, às 15 horas, no auditório do Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico. O evento faz parte das comemorações dos 80 anos de fundação da Fiep.
A mesa redonda irá ocorrer em um momento decisivo da economia brasileira, com a taxa Selic – a taxa básica de juros da economia brasileira, que interfere diretamente em outras taxas – em 10,50% ao ano. No dia 31 de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa de juro básico no mesmo patamar pela segunda vez consecutiva.
Este cenário tem um impacto direto no custo de crédito para empresas e consumidores, influenciando o crescimento econômico e a inflação. De acordo com o último Boletim Focus, a projeção do PIB, Produto Interno Bruto (PIB), subiu de 2,15% para 2,19% este ano. Já a inflação esperada aumentou ligeiramente na última semana, chegando a 4,12%.
Diálogo
Com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências, a mesa redonda irá reunir empresários, gestores financeiros, economistas e outros profissionais interessados no assunto. Na pauta entrarão questões sobre como o descontrole dos gastos públicos aumenta a necessidade de financiamento do Estado brasileiro, influenciando diretamente na taxa básica de juros; o impacto da Selic elevada no acesso ao crédito para investimentos produtivos, afetando o desempenho da economia nacional.
Os especialistas também irão abordar como a influência dos juros interfere na competitividade das empresas, nas finanças pessoais e as possíveis alternativas para a redução da taxa de juros no Brasil, além de propostas de políticas públicas e reformas estruturais que podem ajudar a reduzir a taxa de juros a médio e longo prazos.
Inscrições
As inscrições para o evento, que será um marco na discussão sobre os juros no Brasil, já estão abertas e a participação é gratuita, mas atenção porque as vagas são limitadas. Acesse o site da FIEP e garanta o seu lugar. Faça parte desse debate essencial para o futuro econômico do país.