Os potenciais pacientes, principalmente das gerações mais jovens, procuram indicação de profissionais e serviços nas redes sociais.
Os potenciais pacientes, principalmente das gerações mais jovens, procuram indicação de profissionais e serviços nas redes sociais.| Foto: Divulgação
  • Por The Medical Growth
  • 27/06/2024 19:27

Por que médicos e profissionais de saúde deve ter habilidades de comunicação?

A comunicação e a presença nas mídias digitais no mundo da medicina têm um papel de destaque. A internet se tornou um dos mais importantes canais de interação, fidelização de clientes e exposição de produtos ou serviços para médicos e outros profissionais da saúde.
As plataformas online possibilitam que médicos se conectem com pacientes, promovam temas importantes ligados à saúde, compartilhem insights, divulguem o próprio trabalho e resultados de procedimentos de forma educativa, desde que respeitem as regras sobre publicidades anunciadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Realize aqui sua inscrição e participe do The Medical Growth, dia 10 de agosto, às 18h30, na Ópera do Arame, em Curitiba.

Marketing e medicina: o que é permitido?

A prática do marketing na medicina é regulada pelo CFM, que desenvolveu a cartilha "Manual de Publicidade Médica" com as diretrizes do que pode e não pode ser feito, inclusive nas redes sociais.

As principais proibições impostas pelo CFM, ou seja, práticas que devem ser evitadas em estratégias de divulgação de médicos para não ferir a credibilidade e a ética médica são:

  • Divulgar tratamentos com base em especialidades médicas que não possui;
  • Divulgar equipamentos, aparelhos ou produtos que não são devidamente registrados pela Anvisa;
  • Participar de propagandas consideradas enganosas ou falsas;
  • Evitar divulgações sensacionalistas, com conteúdos falsos ou concorrência desleal;
  • Insinuar, garantir ou promover resultados de tratamentos que sugerem a certeza e eficácia incapaz de ser assegurada;
  • Atribuir a si ou intitular-se o único, mais capacitado, premiado ou o melhor;
  • Sugerir diagnósticos a pacientes sem uma consulta presencial prévia, com exceção do que é regulamentado pela telemedicina;
  • Utilizar imagem de celebridades para fazer propaganda de tratamentos e outros serviços médicos;
  • Deixar de identificar o profissional médico responsável (n.o do CRM) pelas informações de saúde divulgadas.

Marketing para médicos

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para proporcionar uma boa e didática experiência dos pacientes, que o médico pode fazer por meio da publicação de conteúdos úteis. Além disso, é uma forma de construir autoridade.

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Médicos nas redes sociais

Para compreender qual é o lugar do médico em redes sociais como o Instagram é importante pensar que esses ambientes são uma realidade incontestável na vida de qualquer pessoa. As gerações mais jovens, por exemplo, buscam serviços e profissionais diretamente nas redes sociais.

Por isso, os profissionais da medicina precisam estar nas redes sociais, já que os potenciais pacientes desejam saber como eles conversam. Em ambientes digitais, as pessoas antecipam uma relação de empatia com o médico a ser escolhido ou considerado.

Leia mais sobre o evento The Medical Growth:

É importante estar presente em outras redes sociais de maneira que as pessoas possam refletir ali sobre o profissional que você é e isso não tem a ver com a quantidade de seguidores, mas com o tipo de comunicação feita para seus potenciais pacientes.

Ou seja, ao acessar suas redes, os seus potenciais pacientes precisam entender com clareza que profissional você é. Por exemplo, se atua na cirurgia cardíaca, sua rede social deve conversar sobre isso, esclarecer sobre sua especialidade.

Comunicação entre médicos e pacientes

O profissional da medicina não pode esquecer que a comunicação é a forma pela qual ele apresenta suas qualidades e predicados ao paciente, transmite segurança e gera empatia.

O médico precisa ter clareza de como traduzir para o paciente o assunto que está falando. É preciso ter em mente a condição frágil do paciente, que deseja entender melhor sua situação e qual é o potencial de dano.

Realize aqui sua inscrição e participe do The Medical Growth, dia 10 de agosto, às 18h30, na Ópera do Arame, em Curitiba.

Eventos médicos

O The Medical Growth será um evento pioneiro e inovador do ponto de vista do conteúdo que é direcionado à atuação médica, pois ainda não houve no país simpósios capazes de colocar o desenvolvimento pessoal e da carreira médica como elementos principais. 

Com data marcada para o dia 10 de agosto, a partir das 18h30, na Ópera do Arame, em Curitiba, o The Medical Growth abordará, por meio de grandes nomes, estratégias e insights que ajudarão a demonstrar a importância para o médico de estar presente nas mídias digitais.

Por que participar do The Medical Growth?

O The Medical Growth começará às 18h30 do dia 10/08, com inscrições pelo site oficial do evento
O The Medical Growth começará às 18h30 do dia 10/08, com inscrições pelo site oficial do evento| Divulgação

Os principais temas que serão levados para o palco do The Medical Growth abrangem desde finanças pessoais e investimentos até resiliência, por meio de uma imersão completa que ultrapassa o conhecimento técnico, incluindo a filosofia e a empatia. Estes assuntos serão amplamente explorados:

  • Carreira, inovação e futuro da medicina;
  • Perseverança e resiliência como norteadores aplicados à vida pessoal e profissional, especialmente no contexto desafiador da medicina;
  • O pensar na vida e na morte e as visões sobre a finitude da vida que mudaram ao longo da história, e como isso impactou e segue impactando a atividade do médico;
  • A empatia como um aliado na construção da excelência pessoal e profissional em medicina.

Realize aqui sua inscrição e participe do The Medical Growth, dia 10 de agosto, às 18h30, na Ópera do Arame, em Curitiba.

Programação do evento

O The Medical Growth será um ambiente exclusivo para médicos e outros profissionais da saúde desenvolverem o lado profissional e também motivarem o campo pessoal. Para isso, o evento contará com as seguintes palestras:

  • "Empatia" com Vicente Carvalho, empresário e palestrante, que compartilhará experiências capazes de promover o bem social e a conexão humana, demonstrando como isso influencia o crescimento pessoal;
  • "Carreira Médica e Futuro da Medicina" com Nancy Ascher, cirurgiã da Universidade da Califórnia São Francisco, que trará reflexões sobre carreira, inovação e o futuro da área médica;
  • “A coragem, os desafios constantes e a resiliência” com o navegador Amyr Klink, que abordará a coragem e os desafios constantes;
  • "Filosofia e a Vida" com Clóvis de Barros, professor conhecido por suas palestras inspiradoras sobre ética, filosofia e comportamento humano, que refletirá sobre visões históricas da morte e seu impacto em nossas vidas.

Como participar?

Para participar das quatro palestras do The Medical Growth, você deve realizar a inscrição no site oficial do evento, com a opção de adquirir o acesso VIP que oferece:

  • Lugar privilegiado nas melhores vistas do teatro;
  • Coquetel exclusivo antes do evento principal, com uma seleção refinada de bebidas e gastronomia preparada no icônico restaurante Ópera Arte;
  • Ambiente elegante e acolhedor para realizar muitos networking e colaboração.

Realize aqui sua inscrição e participe do The Medical Growth, dia 10 de agosto, às 18h30, na Ópera do Arame, em Curitiba.

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