O último mês do ano chegou e com ele a sensação de crescimento do design de mobiliário.
Por isso, nada melhor que uma retrospectiva para entendermos o que 2023 nos trouxe de bagagem e inspirações.
Neste conteúdo, apresentaremos o que foi mais abordado ao longo dos últimos 12 meses. Além disso, mostraremos o que 2024 indica como tendência para o segmento.
Vamos lá?
Formas
O pontapé em formas diferenciadas é o grande marco de 2023.
Muitos designers apostaram no impacto visual da obra, despertando o interesse, sem deixar de lado o conforto e funcionalidade.
Quem apostou fortemente nesse quesito foram as marcas Natuzzi (Editions e Italia) e Tidelli. Ambas mantêm seus produtos disponíveis através da Ton Sur Ton, empresa especializada em móveis de alto padrão.
Veja alguns exemplos desses mobiliários abaixo.
Cores
Outra grande aposta nesse ano foram as cores.
Mesmo que o minimalismo, vertente muito trabalhada em móveis ao longo do ano, traga cores claras e neutras, no Brasil as tonalidades mais intensas também tiveram vez.
Elas estão muito atreladas a representatividade brasileira, onde o verde das matas e o azul dos oceanos estão muito presentes.
Abaixo, você terá algumas sugestões de como as cores foram utilizadas nos móveis.
Matérias-primas
Por fim, a tendência em móveis em 2023 também ficou atrelada à matéria-prima.
O uso de cordas náuticas para móveis externos foi muito explorado, assim como a presença do alumínio. Entretanto, no Brasil, a campeã continua sendo a madeira.
Essa matéria-prima é muito abundante no país, por isso é fácil de encontrar e apresenta grande variedade, dando asas à criatividade dos designers de móveis e interiores.
Separamos também alguns exemplos de mobiliário que seguiram por esse caminho.
Esse ano foi recheado de belíssimas produções na área do mobiliário. Mas o que nos espera nos próximos 12 meses?
Para responder a essa pergunta, a Ton Sur Ton está elaborando um e-book das principais tendências para 2024. Fique atento ao canal da empresa, na Gazeta do Povo, e confira as últimas novidades do setor.