Além de sustentáveis, soluções em energia elétrica podem ser chave para reduzir despesas fixas que antes pareciam incontornáveis
Além de sustentáveis, soluções em energia elétrica podem ser chave para reduzir despesas fixas que antes pareciam incontornáveis| Foto: ShutterStock
  • Por VILCO
  • 26/05/2021 13:56

Apesar da vigilância constante dos sócios para que seus negócios continuem apresentando um faturamento satisfatório e estejam em constante aumento de competitividade num mercado cada vez mais hostil, muita gente ainda menospreza a importância da gestão de despesas fixas na equação que corrói o sucesso das empresas nacionais.

Como as despesas fixas podem exterminar sua competitividade?

As despesas fixas são aqueles gastos que existem de maneira independente da receita. Ou seja: mesmo que uma empresa não registre nenhuma entrada em caixa, esses custos vão continuar existindo e exigindo pagamento. Nesse montante, entram gastos como aluguel, salários dos funcionários e conta de luz, apenas para citar alguns.

Saiba como a VILCO pode te ajudar na gestão da energia elétrica.

Em períodos de instabilidade econômica, é fundamental manter a flexibilidade orçamentária. Assim, em casos de emergência, é possível organizar uma operação de redução de custos de forma rápida e relativamente fácil.

Até julho de 2020, mais de 700 mil empresas já tinham fechado as portas em decorrência da pandemia de Covid-19, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quantas delas poderiam ter sido salvas com uma gestão de custos mais eficiente e adaptável?

E a energia elétrica com isso?

Entre as despesas fixas de uma empresa, a conta de luz é uma das maiores armadilhas. Indispensável para o dia a dia de trabalho, o valor destinado à energia elétrica não depende apenas do consumo institucional, mas também do sistema de bandeiras tarifárias adotado no país. Essa organização dificulta estratégias efetivas de economia nos métodos tradicionais de distribuição elétrica.

Não à toa, essa despesa corresponde a uma fatia muito significativa do orçamento. Na Indústria, por exemplo, a estimativa é que os gastos com luz elétrica correspondam a 40% dos custos de produção, de acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Soluções energéticas podem ser alternativa para resolver o problema

Um bom primeiro passo para flexibilizar os gastos com despesas fixas, começando pela energia elétrica, passa por uma palavra-chave: otimização.

Para isso, uma das maiores estratégias que vêm sendo adotadas no Brasil e no exterior é a adoção de serviços de energias renováveis.

Sustentáveis, estas soluções utilizam recursos naturais para gerar energia elétrica e podem ser implantadas em qualquer lugar a partir de estudos de viabilidade, feitos por uma empresa de confiança.

No Brasil, uma das maiores referências no assunto é a VILCO. Localizada em Florianópolis e com mais de dez anos de experiência acumulados no setor elétrico, sua equipe altamente qualificada oferece diversos serviços específicos para reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a competitividade de empresas que gastam mais de 50 mil de energia.

Entre as categorias oferecidas pela VILCO, estão recursos fotovoltaicos, eólicos, hídricos e de biomassa, ofertados a partir da realidade do cliente. É possível, por exemplo, optar pela geração de créditos junto à companhia de energia elétrica local, pela venda de excedentes energéticos a partir da produção energética para consumo próprio (autoprodução), ou mesmo por se tornar um produtor independente de energia e contribuir para grandes projetos no setor.

Para isso, existem times especializados na construção de parques eólicos, usinas e pequenas e mini centrais hidrelétricas.

A partir da escalação da VILCO, o gestor pode ficar despreocupado com todas as etapas que vão levar a abatimentos significativos na conta de luz, desde o estudo de viabilidade até a implantação efetiva do projeto.

Conheça a VILCO