Ouça este conteúdo
Assim como no Globo de Ouro, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui foi superado por Emilia Pérez em mais uma premiação importante do setor audiovisual, o Critics Choice Awards. A cerimônia aconteceu em Santa Monica, Califórnia, na noite de sexta-feira (7). Os filmes concorriam na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. Na disputa também estavam A Semente do Fruto Sagrado, Flow, Tudo que Imaginamos como Luz e Kneecap - Música e Liberdade.
O Critics Choice Awards funciona como uma das muitas prévias para o Oscar, cuja cerimônia está marcada para 2 de março e também terá competição entre o filme estrelado por Fernanda Torres e o francês protagonizado pela atriz trans espanhola Karla Sofía Gascón. O embate se dará em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. No Critics Choice, Fernanda Torres não foi indicada a Melhor Atriz. Karla, sim, mas o prêmio da categoria foi para Demi Moore, por A Substância.
Anora, dirigido por Sean Baker, ficou com o troféu principal da noite. Na categoria Melhor Comédia houve empate entre A Verdadeira Dor (que também emplacou Melhor Ator Coadjuvante para Kieran Culkin) e Deadpool & Wolverine. Zoe Saldaña, de Emilia Pérez, levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Conclave venceu em Elenco e Roteiro Adaptado, enquanto A Substância também levou Roteiro Original. O Brutalista, que estreia no Brasil na próxima semana, deu a vitória a Adrien Brody como Melhor Ator.
Nas categorias televisivas, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, Bebê Rena, Pinguim e Hacks foram os destaques da noite, assim como já havia acontecido no Globo de Ouro. As quatro levaram mais de um troféu para casa. O Brasil estava representado em Melhor Série de Língua Estrangeira com Senna, que perdeu para a sul-coreana Round 6.