Morreu aos 89 anos a inglesa Maggie Smith, ganhadora de duas estatuetas do Oscar como Melhor Atriz e famosa nos últimos tempos pelo papel de Lady Violet na série televisiva Downton Abbey e por suas aparições nos filmes de Harry Potter. A causa da morte não foi divulgada.
Os filhos da atriz, Toby Stephens e Chris Larkin, divulgaram um comunicado informando o passamento da mãe. "Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó", diz o texto.
Maggie começou a atuar nos palcos ainda na década de 1950. Em 1969, ela já ganhava seu primeiro Oscar como Melhor Atriz, por A Primavera de uma Solteirona. Dez anos depois, recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance em California Suite. Ao todo, foram seis indicações para o prêmio.
Ao longo da carreira, Maggie ainda amealhou quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas. Mais recentemente, o grande público se acostumou a ver seu talento interpretativo na série Downton Abbey, vivendo a carismática condessa Lady Violet Crawley. O papel de Professor Minerva McGonagall nos filmes de Harry Potter também contribuiu para ampliar sua fama entre a nova geração.
Mesmo sendo considerada um ícone do teatro britânico, Dame Maggie nunca desprezou filmes mais populares e levou sua carreira casando sucesso de crítica com sucesso de público. Para quem foi criança na década de 1990, sua atuação ao lado de Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito (1992) será sempre inesquecível.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
“Macron sabota o Brasil com mentiras ambientais e Lula não faz nada”, diz Bolsonaro
Deixe sua opinião