Os anos 80 foram incomparáveis para o cinema de aventura. Com a ajudinha de Steven Spielberg, claro, mas com muitos outros diretores e roteiristas que fizeram daqueles tempos um marco na produção cinematográfica.
Os filmes lançados na chamada “década perdida” (que para o cinema se mostrou exatamente o contrário disso) não apenas definiram uma era, mas também influenciaram gerações de cineastas e espectadores. Não à toa os anos 80 permanecem como um período memorável para o cinema, repleto de histórias emocionantes e personagens inesquecíveis.
Que tal então aproveitar as férias e relembrar alguns dos clássicos que marcaram essa época mágica para o cinema? A seguir, uma lista de cinco filmes que conversam bem com adultos, jovens, crianças e idosos e que parecem ter sido feitos para assistir comendo pipoca e se divertir com a família.
E.T. - O Extraterrestre (1982)
O pequeno Elliot encontra um ser de outro mundo por acaso e faz de tudo para protegê-lo para que ele não vire uma cobaia. Mas Elliot é apenas uma criança e grande parte de sua aventura é esconder o extraterrestre de sua mãe. E é fato: se o ET tivesse sido descoberto por adultos, a trama não teria tanta graça.
O que faz do longa um clássico cheio de sensibilidade é a conexão que surge entre o garoto e o extraterrestre. Somos apresentados à lealdade de uma amizade. O filme não seria tão crível se não o víssemos por meio de olhos tão ingênuos. A pureza e a inocência da família conferem um toque especial à narrativa, tornando-a ainda mais envolvente com uma direção que eternizou o nome de Steven Spielberg. A pequena Drew Barrymore e a atuação do elenco infantil também valem como destaque.
Onde assistir: Prime Video e Telecine
De Volta Para o Futuro (1985)
Michael J. Fox dá vida a Marty McFly, um adolescente comum do subúrbio dos Estados Unidos que gosta de tocar guitarra e se aventurar por aí. Nada atípico. Mas, nas horas vagas, Marty tem um amigo curioso: Doc Brown (Christopher Lloyd), um cientista excêntrico que está tentando criar uma máquina do tempo. E ele consegue, por acidente! Marty aciona a máquina (o famoso Delorean) e acaba voltando para 1955, onde encontra seus pais sem querer e precisa bancar o cupido para garantir sua própria existência.
A viagem no tempo e a interação com seus pais jovens tornam a história fascinante e cheia de reviravoltas, além da trilha sonora, claro. O melhor de tudo? O filme tem mais duas sequências incríveis que valem maratonar nas férias. Difícil parar de assistir.
Onde assistir: Prime Video, Telecine e Disney+
Os Goonies (1985)
Mais uma obra-prima de Spielberg nos anos 80, o filme conta a história de um grupo de crianças em uma missão: um mapa encontrado no sótão se transforma na próxima missão dos Goonies (o nome da “gangue” deles). O tão sonhado tesouro que o grupo procura não é apenas uma ambição por dinheiro, mas uma solução para evitar a destruição de suas casas, já que o bairro onde moram as famílias está prestes a ser demolido.
O carisma do elenco, que parece realmente se conhecer desde sempre, é um dos motivos que faz de Os Goonies um clássico tão amado por tantas gerações. Além de elementos surpresa que fazem o público não querer perder nem um minuto de ação.
Onde assistir: Prime Video
Os Caça-Fantasmas (1984)
Esse é um filme para assistir com crianças mais velhas. A indicação etária original é de 10 anos, mas é importante avisar que as mais sensíveis podem ficar com medo dos fantasmas. O longa, que poderia ser um leve terror, se torna uma comédia envolvente graças ao elenco talentoso e engraçado com nomes como Bill Murray e Sigourney Weaver.
A história gira em torno de um grupo de cientistas que começa a caçar fantasmas em Nova York após serem expulsos da universidade onde trabalhavam. A mistura de humor e ação, e efeitos especiais bem precários para 2024, mas críveis para a época, fazem deste um dos filmes de aventura mais importantes da década.
Onde assistir: Max e para aluguel na Apple TV
Querida, Encolhi as Crianças (1989)
A fórmula da família em crise também aparece nesse longa do final dos anos 80. O filme conta a história de um cientista que acidentalmente encolhe seus filhos e os dos vizinhos, levando-os a uma missão perigosa e emocionante em seu próprio quintal.
A criatividade e os efeitos especiais tornam este longa inesquecível. Isso porque eles compõem um cenário mágico criado para mostrar como seria o mundo sob o ponto de vista das crianças se elas fossem menores que formigas. Um jardim enorme, insetos gigantes e até uma tigela de cereal que vira piscina dão uma perspectiva completamente diferente de objetos e situações do dia a dia - além de criarem uma verdadeira aventura até que o pai consiga desfazer o encolhimento.
Onde assistir: Disney +
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião