Quem passou pelos cinemas neste mês talvez tenha esbarrado com cartazes do filme A Forja – O Poder da Transformação. O longa religioso é um triunfo de bilheteria no Brasil, vendendo mais de dois milhões de ingressos segundo dados da Comscore, empresa que analisa os sucessos nas salas nacionais. A distribuidora Paris Filmes até trouxe ao Brasil o americano Alex Kendrick, diretor e roteirista da película, num reconhecimento do alcance de seu trabalho, que não vem de hoje. O roteiro segue Isaiah, um jovem perdido que muda de rumo quando entende a importância de Deus em sua vida.
Ao lado do irmão Stephen, Kendrick é um dos principais nomes do cinema gospel, oferecendo histórias cativantes que exploram questões de fé, redenção, moralidade e superação. Além desse trabalho com sua produtora, a Sherwood Pictures, ele é pastor em uma Igreja Batista de Albany, cidade no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. É essa experiência próxima a Deus que inspira a dupla nos filmes e em livros publicados em parceria.
“O Senhor pode colocar um sonho, uma visão ou um desejo em nossos corações. Então, confiando no Senhor, obedecendo-O e acreditando que algo possa acontecer, começamos a caminhar nessa direção”, resumiu Alex sobre o processo de criação das histórias, em entrevista à revista Decision.
O irmão Stephen complementa o conceito: “O pensamento Dele é superior ao nosso. Deus é melhor escritor e diretor do que qualquer pessoa em Hollywood. Dizemos que uma ideia de Deus é melhor do que uma boa ideia, então vamos continuar tentando ficar em sincronia com Ele, sem correr à frente dele, sem ficar para trás. Vamos tentar ficar no centro de Sua vontade.”
Para quem não teve a chance de assistir a A Forja nos cinemas, ou viu e ficou com gostinho de quero mais, aqui vão cinco filmes emocionantes com a participação de Alex Kendrick. Todos estão disponíveis nas plataformas de streaming.
Desafiando Gigantes (2006)
Primeiro grande sucesso internacional de Kendrick, essa película traz a história de Grant Taylor, treinador de futebol americano em um colégio. Ele está enfrentando dificuldades no esporte e na vida pessoal, de problemas financeiros a questões matrimoniais. O filme inspira o espectador a acreditar no poder da fé e na importância da determinação. Uma cena especialmente marcante: em um momento de desespero, o treinador faz uma oração, buscando força em Deus e prometendo mudar sua abordagem com a equipe. Não por acaso, Desafiando Gigantes inspirou o judoca Tiago Camilo na conquista do bronze durante as Olimpíadas de 2008.
Onde assistir: Brasil Paralelo.
À Prova de Fogo (2008)
Essa produção acompanha o bombeiro Caleb Holt, que enfrenta uma crise no casamento com sua esposa, Catherine. Tudo começa a mudar quando o homem recebe de seu pai um desafio conhecido como “The Love Dare”, que levanta práticas cristãs que podem salvar seu relacionamento em 40 Dias. O sucesso do filme foi tanto que, no mesmo ano, Alex e Stephen Kendrick publicaram um devocional de 224 páginas com o mesmo nome que trazia as dicas a serem aplicadas no casamento.
Onde assistir: disponível para aluguel na Amazon, Apple TV e Google Play.
Corajosos (2011)
Essa produção mostra a vida de quatro policiais e seus desafios – tanto no trabalho quanto em casa. Após uma tragédia, eles decidem ajustar suas vidas para abraçar melhor suas responsabilidades como pais e maridos. Os homens da lei encontram a resposta na busca por Deus, descobrindo o valor da honestidade em todas as esferas cotidianas. Uma das passagens mais emocionantes é a que mostra um dos policiais se comprometendo a ser um pai mais presente.
Onde assistir: Brasil Paralelo.
Quarto de Guerra (2015)
Para quem amou A Forja, esse é o filme mais próximo, inclusive trazendo alguns dos mesmos personagens. Quarto de Guerra acompanha Elizabeth, que tem sua vida impactada após conhecer uma mentora cristã, Miss Clara. É com ela que a protagonista aprende o conceito que nomeia o filme, apresentado como um closet onde são colocadas anotações, fotos e versículos bíblicos que ajudam na luta espiritual. "Para se levantar e lutar contra o inimigo, você precisa se ajoelhar e orar”, ensina Miss Clara, que também está em A Forja.
Onde assistir: Netflix.
Marcas da Vida (2022)
Com Alex Kendrick assinando o roteiro e atuando, o longa narra a história de John, um homem enlutado pela morte da esposa em um acidente. Conforme o filme avança, ele tem de lidar com um momento obscuro de questionamento da fé, além de enfrentar conflitos sobre seu desempenho como pai. No fim, é na relação com a filha que John compreende a importância do amor e da resiliência.
Onde assistir: Netflix.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião