Autoridades e o mundo político prestam homenagem ao apresentador Silvio Santos desde o começo da manhã deste sábado (17). O comunicador faleceu às 4h50 da manhã, segundo boletim do Hospital Albert Einstein, onde estava internado desde o dia 1º de agosto. De acordo com o boletim do hospital, a morte ocorreu após complicações causadas por uma infecção por Influenza.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nas redes sociais que Silvio "foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país". O petista acrescentou que "sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país".
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se manifestou nas redes sociais e lembrou do apresentador como um "homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de comunicação do Brasil", enfatizou.
STF e Moraes lamentam perda
O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu nota de pesar assinada pelo presidente Luís Roberto Barroso. Segundo o comunicado da corte, “um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os funcionários do SBT.”
O ministro Alexandre de Moraes classificou Silvio como "competente e visionário", e destacou que ele soube se comunicar com todas as gerações, passando sinceridade, alegria e humildade.
“O Brasil perde o maior apresentador e comunicador de sua história: Senor Abravanel, nosso Silvio Santos. Trabalhador, competente e visionário, sempre soube se comunicar - geração após geração - com todos os brasileiros e brasileiras com sinceridade, alegria e, acima de tudo, muita humildade. Meus sentimentos a toda sua família, na certeza de que seu legado de trabalho e alegria será eterno.”
Presidente da Câmara e aliados exaltam apresentador
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) também prestou solidariedade aos familiares e enalteceu a trajetória de Silvio Santos. Lira chamou Silvio de "exemplo".
"O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros."
O deputado Elmar Nascimento (União - BA), que deve tentar suceder Lira na cadeira de presidente da Casa, afirmou que Silvio Santos é o apresentador mais aclamado da história e que revolucionou a televisão.
"Hoje o Brasil se despede de um ícone da comunicação e do empreendedorismo. Silvio Santos, o apresentador mais aclamado da nossa história, que revolucionou a televisão brasileira e inspirou gerações. Meus sinceros sentimentos aos familiares e fãs."
Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu decretar luto oficial de 3 dias na Casa Alta em pesar pela morte do Silvio Santos. “Sua morte causa tristeza e consternação à sociedade brasileira. O Senado Federal manifesta, com este Ato, solidariedade à família, aos amigos e a todos os seus fãs e admiradores”, disse o parlamentar.
Governadores se pronunciam
Os governadores de São Paulo e do Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD), respectivamente, também foram às redes sociais expressar o pesar. Freitas afirmou que o legado do apresentar é eterno.
"Ser humano querido e profissional tão admirado, Senor Abravanel foi exemplo de vitória e superação e Silvio Santos referencial de carisma e humildade e sinônimo de alegria para os brasileiros que acompanharam seu sorriso na tela do SBT por tantos anos. À família Abravanel, o meu carinho e abraço. O legado de Silvio Santos vai perdurar e sua voz e brilho serão eternos em nossas memórias".
Já o governador do Paraná, enfatizou que o Brasil perdeu um dos seus maiores gênios. Além disso, agradeceu ao comunicador por ter apostado no pai, também apresentador.
"Silvio, a você a minha eterna gratidão: agradecimento por fazer os lares do Brasil sorrirem. Gratidão por um dia você ter apostado no talento do meu pai, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho".
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, destacou que "seu carisma e sua criatividade em seus programas são um marco na história da comunicação brasileira". Jorginho Melo (PL), governador de Santa Catarina, disse que o Brasil de despede do "maior ídolo da televisão brasileira".
Rio de Janeiro decreta luto de três dias
O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi às redes manifestar os sentimentos aos familiares e funcionários do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Além disso, Castro decretou luto oficial de três dias no estado.
"Manifesto meus profundos sentimentos à família Abravanel, aos amigos e a todos os colegas da emissora de televisão SBT. O Governo do Estado decreta luto de três dias por essa perda insubstituível".
Deixe sua opinião