Debaixo da Ponte: A Verdadeira História do Assassinato de Reena Virk é uma série do Disney+ baseada em um acontecimento ocorrido em 14 de novembro de 1997. Reena Virk, uma adolescente de 14 anos de origem indiana, desapareceu em uma pequena cidade da Ilha de Vancouver, no Canadá. Seu corpo apareceu alguns dias depois e as suspeitas recaíram sobre seus amigos mais próximos.
A escritora Rebecca Godfrey estava lá quando ocorreu o brutal assassinato de Reena. Os acontecimentos e sua abordagem particular ao caso foram retratados em seu livro Under the Bridge, que a jovem diretora Quinn Shephard está agora trazendo para a tela no formato de true crime. O que fascinou Quinn ao ler a história foi a forma muito pessoal como foi feito o retrato das jovens protagonistas. Além disso, ao conhecer Rebecca pessoalmente, a diretora descobriu que havia outra história ali, a da própria escritora.
Produzida pelo serviço de streaming Hulu, uma operação da Walt Disney Company, “Debaixo da Ponte” se tornou a quarta série mais assistida nas plataformas dos Estados Unidos. Ela oferece uma narrativa muito crua, em que a humanidade que interessou Quinn ao conhecer o livro só se vê no cuidado com a história de cada jovem e no retrato da família Virk. Embora existam alguns momentos memoráveis, como a reflexão sobre a misericórdia ou certos episódios do julgamento de adolescentes, em geral “Debaixo da Ponte” é uma série que dá aquela embrulhada no estômago diante da onipresença do mal.
A narrativa é muito bem construída, dosando as informações com agilidade. O mundo adolescente dos anos 90 é definido com precisão, principalmente por meio da música (Under the Bridge, o título original do livro, também é o nome do maior hit do Red Hot Chili Peppers naquela década) e da atividade das tribos típicas da época. Nesse sentido, a atuação de Vritika Gupta no papel de Reena e a de Chloe Guidry como sua “amiga” Jo são espantosas.
Infelizmente, há um toque woke nos elementos ficcionais da série, como a criação da personagem indígena Cam e a inserção de uma relação lésbica entre duas das protagonistas. Além disso, há ênfase em um elemento real, o racismo latente. Mas, para além dessas características, a história serve para aumentar a sensibilização a respeito de casos de assédio e violência juvenil, especialmente em ambientes marginais.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- Debaixo da Ponte: A Verdadeira História do Assassinato de Reena Virk
- 2024
- Oito episódios
- Indicado para maiores de 16 anos
- Disponível no Disney+
Conanda prepara norma que incentiva aborto em crianças vítimas de estupro
Regime de Maduro publica foto de Lula em tom de ameaça: “quem mexe com a Venezuela se dá mal”
Quem pagará a aposentadoria dos superidosos brasileiros?
Sleeping Giants e instituto de Felipe Neto são beneficiados por dinheiro do governo americano
Deixe sua opinião