Ouça este conteúdo
Chamam-lhe de Chacal por sua eficiência e pela solidão no trabalho. Perseguido em todo o mundo, esse assassino finalmente encontra um rival à sua altura na inteligência britânica. É a partir deste conflito que o autor britânico Frederick Forsyth construiu o letal protagonista de O Dia do Chacal, romance publicado em 1971. Dois anos depois, Fred Zinemman adaptou o texto em um de seus últimos filmes, algo que Michael Caton-Jones repetiu de maneira menos acertada em 1997, com Bruce Willis e Richard Gere nos papéis de “gato e rato”.
Agora é a prestigiada produtora Carnival Films, responsável por séries como Downtown Abbey, que preparou com esmero a nova adaptação (disponível no Disney+ desde o ano passado). Com um design de produção impecável, o destaque no elenco é Eddie Redmayne, ganhador de um Oscar por A Teoria de Tudo, em 2015, que desde então só havia feito aparições muito esporádicas em alguns filmes pequenos. Sua interpretação é contida e calculada da maneira que pede o personagem original, perfeitamente desenvolvido no roteiro da série.
Entre os diretores dessa nova versão de O Dia do Chacal estão alguns dos realizadores com maior sucesso na televisão britânica, como Brian Kirk (Game of Thrones e Luther) e Paul Wilmshurst (Belgravia e Doctor Who). Assim como no romance de 1971, a trama traz toda a autoridade do escritor, que foi piloto da RAF (Força Aérea Real) e repórter de guerra da BBC em Biafra e na Nigéria, além de novelista e apresentador televisivo. As peças do roteiro se encaixam com muita inteligência, sem necessidade de forçar a barra tampouco a verossimilhança, atendendo aos detalhes dramáticos que definem o personagem, que é um mestre da enganação.
Com tudo isso, não é de se estranhar que O Dia do Chacal tenha entrado no radar da imprensa estrangeira que cobre Hollywood. Na recente cerimônia do Globo de Ouro, o seriado foi indicado nas categorias dramáticas de melhor série e melhor ator principal.
© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- O Dia do Chacal
- 2024
- Dez episódios
- Indicado para maiores de 16 anos
- Disponível no Disney+