O ator canadense Donald Sutherland, astro de filmes como M.A.S.H e Jogos Vorazes, morreu nesta quinta-feira, aos 88 anos, em Miami, após uma longa doença.
A notícia foi confirmada à imprensa pelo filho Kiefer Sutherland, que escreveu uma mensagem nas redes sociais acompanhada de uma foto com o pai.
"É com o coração pesado que informo que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, acredito que ele foi um dos atores mais importantes da história do cinema. Ele nunca se intimidou com um papel, fosse ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, não se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida", escreveu Kiefer.
A ampla carreira inclui filmes como Os Doze Condenados (1967), Klute - O Passado Condena (1971) e Orgulho e Preconceito (2005). Embora tenha sido reconhecido pela Academia de Hollywood com um Oscar honorário em 2017, ele nunca foi indicado por nenhuma de suas atuações.
Trajetória
Nascido em Saint John, no Canadá, em 1935, Donald Sutherland começou a carreira de ator aos 13 anos de idade, mas foi somente na década de 1960 que começou a ter pequenos papéis no cinema e na televisão.
Sua grande chance veio em 1970, com um papel de protagonista no filme de comédia de Robert Altman, M*A*S*H, no qual interpretou Hawkeye Pierce, um médico do exército na Coreia. O papel lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro.
No mesmo ano, dividiu um projeto com Clint Eastwood em Os Guerreiros Pilantras (1970) e lançou mais três filmes, marcando uma trajetória de trabalho incessante, totalizando 200 títulos.
Em 1971, estrelou Klute, de Alan J. Pakula, um thriller psicológico neo-noir que lhe deu aquele que é considerado um de seus papéis mais aclamados. No filme, ele deu vida ao personagem John Klute, um detetive particular que se apaixona por uma prostituta, interpretada pela atriz Jane Fonda.
Seu trabalho na televisão foi reconhecido com um Emmy e dois Globos de Ouro por seus papéis nas séries de TV Citizen X e Road to War.
Nos últimos anos, Sutherland ficou mais conhecido por seu papel como Presidente Snow na franquia Jogos Vorazes.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião