É difícil imaginar todo o universo do entretenimento infantil sem suas cores, personagens carismáticos e situações cômicas que beiram o absurdo. Basta ligar o televisor em qualquer canal ou acionar um streaming para crianças que um pai logo perceberá isso. Mas o que nem todo mundo lembra é que essas características só existem graças a programas como Vila Sésamo e Os Muppets. Essas criações são tema do documentário Jim Henson, o Homem-Ideia, que está disponível no Disney+.
O longa-metragem acompanha a trajetória de Jim Henson (1936-1990), um rapaz alto e calado que tinha o sonho de trabalhar com a televisão. Seu plano de vida nunca foi criar marionetes, mas, graças a uma oportunidade de trabalho, ele ingressou nesse mundo. Ainda bem.
O clima do documentário do Disney+ é bastante familiar. Seus filhos que herdaram o negócio dos Muppets dão diversos depoimentos. Além disso, imagens de arquivos revelam como Henson tinha como sua maior parceira criativa a esposa Jane. Foi com ela que o “Homem-Ideia” desenvolveu um dos seus maiores personagens: o sapo Caco.
Filhos como norte
Muitas curiosidades são apresentadas ao longo de 1 hora e 48 minutos. O espectador aprende como alguns materiais ajudaram na criação dos fantoches (Caco, por exemplo, nasceu com a junção de um casaco e uma bola de pingue-pongue cortada ao meio). Também é bacana descobrir que desenvolver programas infantis nunca foi sua meta. Os próprios Muppets apareceram primeiro em programas de comédia para o público adulto, nas décadas de 1950 e 1960. Tudo mudou a partir dos anos 1970, após o nascimento de seus cinco filhos. Henson passou a ter a seguinte preocupação: “como as crianças aprendem?”
A edição do documentário, dirigido pelo experiente Ron Howard, captura bem a essência da estética divertida e a personalidade exploradora de Henson, além de também compilar alguns dos melhores momentos de personagens como Garibaldo, Ênio, Beto, Fozzie, Miss Piggy e muitos outros. Os ABCs e 123s coloridos aparecem bastante nessas cenas e ressaltam como Henson, Muppets e os seres de Vila Sésamo mudaram a forma da indústria do entretenimento se comunicar com as crianças.
Jim Henson, o Homem-Ideia é inspirador e não serve só para os fãs dos famosos fantoches. O documentário fala muito de criatividade e é repleto de lições sobre abraçar todas as oportunidades da vida.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião