
Ouça este conteúdo
Qual a melhor tradução para buddy movies? “Filmes de parças”, “filmes de chapas”, “de camaradas” ou, simplesmente, “parceiros”? De certo, as produções que se apoiam em uma boa dupla de protagonistas são um filão interminável do cinema e costumam render bons títulos, especialmente nos gêneros policial e na comédia.
Abaixo, sugerimos dez bons filmes em que as tramas são conduzidas por dois personagens que fazem da amizade, mesmo que às vezes conflituosa, um ponto central da narrativa. Todas as obras estão disponíveis nas plataformas de streaming. Você tem outras sugestões de bons filmes que reúnem duplas? Sugira nos comentários!
Perdidos na Noite (1969)
Dirigido por John Schlesinger, o filme acompanha Joe Buck, vivido por Jon Voight, um jovem ingênuo que vai a Nova York em busca de um trabalho, e Ratso Rizzo, um vigarista interpretado por Dustin Hoffman. A relação entre os dois se torna o eixo do filme e a parceria cresce na medida em que eles enfrentam as dificuldades para sobreviver na cidade grande. É uma produção normalmente associada ao drama que traz reflexões sobre cumplicidade e redenção. Perdidos na Noite faturou três Oscars importantes: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Onde assistir: disponível no Prime Video e para locação no Apple TV+.
Os Irmãos Cara de Pau (1980)
Jake, representado por John Belushi, e Elwood, encarnado por Dan Aykroyd, formam uma das duplas de camaradas mais clássicas da história do cinema e talvez o melhor entre os "filmes de parceiros". Os dois pilantras decidem salvar o orfanato em que nasceram de problemas financeiros e, para descolar a grana, reúnem sua velha banda de rhythm & blues. Dirigida por John Landis, a produção é recheada de perseguições, confusões e aparições de lendas da música americana, como James Brown e Aretha Franklin. O visual da dupla, de óculos escuros, ternos e chapéus pretos, tornou-se icônico.
Onde assistir: disponível para locação no Apple TV+ e Google Play.
48 Horas (1982)
O filme dirigido por Walter Hill traz uma dupla sui generis, ao reunir Nick Nolte, como Jack Cates, um tira durão, e Eddie Murphy, um prisioneiro malandrão chamado Reggie Hammond, que ganha liberdade provisória para auxiliar a polícia em uma importante caçada. Os dois têm 48 horas para capturar dois assassinos foragidos. Ambientada na cidade de San Francisco, a produção foi a primeira incursão no cinema de Eddie Murphy, até então conhecido nos Estados Unidos como um comediante do universo da televisão e do stand-up.
Onde assistir: disponível no Prime Video, Paramount+, e para locação em Apple TV+ e Google Play.
Máquina Mortífera (1987)
A obra é um marco entre os "filmes de parceiros". Danny Glover vive Roger Murtaugh, um policial família, veterano e cauteloso, enquanto Mel Gibson é Martin Riggs, estiloso e impulsivo, marcado por um trauma pessoal. Dirigido por Richard Donner, Máquina Mortífera mistura ação e comédia e explodiu nas bilheterias quando foi lançado. A dupla criada pelo roteirista Shane Black rendeu ainda outros três filmes, sempre com Glover e Gibson nos papéis de detetives do Departamento de Polícia de Los Angeles.
Onde assistir: disponível no Prime Video e para locação no Apple TV+, YouTube e Google Play.
Homens Brancos Não Sabem Enterrar (1992)
Outro clássico entre os buddy movies que já rodou bastante na televisão aberta no Brasil. Dirigido por Ron Shelton, conta a história de Billy, vivido por Woody Harrelson, e Sidney, por Wesley Snipes. A dupla se forma, ocasionalmente, nas quadras de basquete de rua em Los Angeles, para disputar jogos valendo dinheiro. Sidney é impulsivo e tagarela; enquanto Billy é calculista e reservado. À medida que vencem partidas, ambos também enfrentam dilemas pessoais: traições, finanças, família. A produção está entre as melhores já feitas sobre basquete e o bom desempenho dos protagonistas nas cenas de jogo é real. Harrelson já tinha histórico no basquete, enquanto Snipes sempre se destacou como atleta.
Onde assistir: disponível no Mercado Play.
Debi e Loide: Dois Idiotas em Apuros (1994)
Uma tremenda comédia pastelão dentro do segmento "filmes de parceiros". E, com alguma boa vontade, o filme pode ser considerado também um curioso estudo sobre amizade. Jim Carrey é Lloyd e Jeff Daniels vive Harry, dois chapas bobalhões que partem juntos numa viagem para devolver uma maleta perdida, atravessando no caminho as situações mais estapafúrdias. Dirigida pelos irmãos Peter e Bobby Farrelly, a obra foi um sucesso comercial e, acredite, com o tempo foi desenvolvendo um culto de seguidores, encantados pela ingenuidade, lealdade e graça dos protagonistas. Em 2014, uma década depois, Debi e Loide ganhou ainda uma sequência.
Onde assistir: HBO Max, Prime Video e para locação no YouTube e Apple TV+.
Bad Boys (1995)
A produção reúne mais uma dupla de policiais: os detetives veteranos Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence), juntos numa investigação sobre o roubo de uma carga de heroína em Miami. Smith assume o papel do galã confiante e destemido e Lawrence traz humor e força como contraponto. Bad Boys marca a estreia na direção de Michael Bay, que com o tempo ganhou o reconhecimento como um dos melhores diretores de filmes de ação. A parceria entre Smith e Lawrence no universo policial rendeu mais três continuações, a última lançada em 2024.
Onde assistir: disponível no HBO Max, Prime Video e para locação no YouTube e Google Play.
Dois Velhos Rabugentos (1993)
Dentro da categoria "filmes de parceiros", o enredo gira em torno da relação de John, interpretado por Jack Lemmon, e Max, vivido por Walter Matthau, dois senhores viúvos e rivais de longa data que moram numa vizinhança fria no inverno. A química entre Lemmon e Matthau percebida na tela vinha de longa data: os dois atores participaram de diversas produções para o cinema desde os anos 60 e eram amigos fora do circuito de Hollywood. Entretanto, a última vez em que eles haviam se encontrado no set fora em 1981. O diretor Donald Petrie conduz com leveza a narrativa, costurando cenas de humor, memórias e reflexões sobre envelhecer.
Onde assistir: disponível para locação no Prime Video e Apple TV+.
A Hora do Rush (1998)
Jackie Chan personifica Inspector Lee e Chris Tucker é o detetive James Carter, outra dupla de policiais pouco convencional. Lee é disciplinado, discreto e um mestre de artes marciais. Já Carter é extrovertido, tagarela e um tanto desajeitado. No filme dirigido por Brett Ratner, os dois, inicialmente rivais, acabam se unindo para desvendar o sequestro da filha de um diplomata chinês. O filme rodado em Los Angeles foi um sucesso estrondoso de bilheteria e rendeu duas continuações, lançadas em 2001 e 2007.
Onde assistir: disponível no HBO Max, Prime Video e para locação no YouTube, Apple TV+ e Google Play.
Sideways: Entre Umas e Outras (2004)
Alexander Payne dirige a produção em que Paul Giamatti e Thomas Haden Church interpretam dois amigos em viagem por vinhedos da Califórnia. Miles (Giamatti) é melancólico e inseguro e Jack (Church) é expansivo e inconsequente. Além de um ótimo título no gênero "filme de parceiros", Sideways também pode ser considerado um filme de viagem, com uma narrativa de humor sutil e melancolia, que explora a amizade e as fragilidades dos protagonistas. Indicada aos Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhores ator e atriz coadjuvantes, a obra venceu como melhor roteiro adaptado.
Onde assistir: Disney+ e Mercado Play.
VEJA TAMBÉM:






