
Ouça este conteúdo
Em todo mês de outubro uma enxurrada de ofertas de filmes de terror domina os cinemas e serviços de streaming. Como o gênero vive uma boa fase, nem dá para reclamar do volume. Quem é fã do estilo e faz uma boa pesquisa, chega a títulos que vão bem não apenas na época do Halloween (ou Dia das Bruxas).
Ao longo do ano houve um fato salutar. Os melhores e mais badalados filmes de terror não foram continuações ou franquias. Claro que Premonição 6: Laços de Sangue e Invocação do Mal 4: O Último Ritual fizeram boa bilheteria e que O Telefone Preto 2 entrou recentemente em cartaz impressionando muita gente que gostou do primeiro, ainda que com uma proposta muito diferente. Mas 2025 foi dos realizadores que investiram em histórias frescas, com hibridismo de gênero, cativando até mesmo quem não é chegado no cinema de horror.
A seguir, as cinco melhores obras do estilo lançadas neste ano e onde assisti-las. O filme número 1 da lista está muito na frente dos demais. Merece ser visto mais de uma vez para que toda a criatividade do roteiro seja admirada. Talvez por isso ele siga em cartaz nos cinemas mesmo já tendo chegado ao streaming.
5) O Macaco, de Oz Perkins
Quem poderia prever que um dos filmes de terror mais aguardados dos últimos tempos seria, na verdade, uma comédia (ou quase)? Pois assim é O Macaco, primeiro filme do cineasta Oz Perkins após o sucesso Longlegs: Vínculo Mortal, em 2024. A base de seu novo trabalho é um conto escrito em 1980 por Stephen King sobre um macaco movido a corda. Quando o brinquedo maligno rufa seu tambor, alguém no recinto tem uma morte horrível.
Quem gostou de Longlegs certamente vai se surpreender com O Macaco. Ou positivamente ou negativamente, pois os enredos são muito distintos. Enquanto o filme de 2024 tinha ares de Silêncio dos Inocentes e escalava Nicolas Cage como um pervertido movido por Satanás, a nova investida de Perkins tem mais a ver com M3GAN ou Annabelle e se aproxima do “terrir”.
Onde assistir: disponível no Prime Video, Claro Video e para locação e compra na Amazon e Apple TV+.
4) A Longa Marcha: Caminhe ou Morra, de Francis Lawrence
O longa-metragem dirigido por Francis Lawrence – de Eu Sou a Lenda e da franquia Jogos Vorazes – é uma reprodução fiel do livro que Stephen King (de novo ele!) começou a escrever em 1966, quando ainda estava na faculdade. Jovens representantes de cada estado americano são sorteados para participarem de uma caminhada sem linha de chegada. Quem perde o passo é sumariamente executado. O competidor que resta leva para a casa uma bolada em dinheiro e ainda tem um desejo atendido ao final da prova.
Os andarilhos podem ser advertidos três vezes. Não há uma quarta. Um soldado que acompanha a marcha se aproxima do infeliz que vacilou e desfere um tiro em sua cabeça. Lawrence mostra as execuções sem dó nem piedade e, cada uma delas, abala sobremaneira quem permanece na disputa.
Onde assistir: estará disponível para locação e compra na Amazon e Apple TV+ nos próximos dias.
3) Juntos, de Michael Shanks
Juntos foi vendido como um body horror (mesmo subgênero de A Substância, o hit de 2024), mas oferta muito mais no pacote. Ao mesmo tempo em que é um filme sobre como manter a chama de um relacionamento desgastado pelo tempo, é uma história sobre seita. Ao mesmo tempo em que aflige com corpos que se grudam e precisam ser desgrudados, está repleto de alívios cômicos, como um bom produto que não se leva a sério deve ser.
O casal Tim e Millie, interpretado por Dave Franco e Alison Brie (que na vida real são casados) sai para fazer uma trilha e cai num buraco sinistro. Eles bebem da água acumulada na cratera e acordam no dia seguinte com as canelas grudadas. Tim é o primeiro a perceber que algo fora do convencional aconteceu com eles a partir do acidente. Mesmo com as pernas descoladas, a necessidade de um permanecer próximo do outro aumenta com o passar dos dias e redunda em cenas bizarras.
Onde assistir: disponível na Claro TV+ e para locação e compra na Amazon e Apple TV+.
2) Acompanhante Perfeita, de Drew Hancock
Uma das surpresas de 2025, Acompanhante Perfeita é um thriller de ficção científica recheado de sustos, sangue, toques de humor e que não fica só no rasinho da piscina. O filme de terror entra na discussão sobre os limites da Inteligência Artificial e levanta aquela velha lebre: e se os androides se rebelarem e dominarem os humanos? Não é a primeira vez que o cinema mexe com o tema nem será a última. Mas, quando isso é feito de forma competente, sempre vale uma conferida.

A protagonista é Iris, papel de Sophie Thatcher, atriz que teve um bom destaque em 2024 com o terror psicológico Herege. Ela vivencia um namoro de conto de fadas com Josh, interpretado por Jack Quaid, filho dos atores Dennis Quaid e Meg Ryan. O casal viaja para passar uns dias numa cabana afastada onde já estão quatro amigos. O clima de amorzinho se esvai quando o dono da residência, o russo Sergey, tenta abusar de Iris. Tal incidente termina com uma vítima fatal.
Onde assistir: disponível na HBO Max, Claro TV+ e para locação e compra na Amazon e Apple TV+.
1) A Hora do Mal, de Zach Cregger
Dezessete estudantes levantam de suas camas às 2h17 de uma madrugada qualquer e saem correndo de suas casas – ao som da bela Beware of Darkness, de George Harrison – sem explicação lógica. Todos pertenciam à mesma sala de aula, que amanhece com apenas um aluno em suas cadeiras, além da professora Justine Gandy (Julia Garner) inconformada com o ocorrido. Mais inconformados ficam os pais dos alunos desaparecidos, puxados por Archer Graff (Josh Brolin), que vocaliza a grande desconfiança de que a professora esteja envolvida no sumiço.
A partir da situação apresentada, o cineasta Zach Cregger faz uso de um recurso que o cineasta japonês Akira Kurosawa apresentou ao mundo em 1950, no clássico Rashomon. Ele explora a perspectiva de vários personagens enredados na trama: a professora, o pai inconformado, o diretor da escola, um policial que se relaciona com a professora, um morador de rua e o garotinho que sobrou na sala de aula. Só por lançar mão desse “efeito rashomonico”, A Hora do Mal já se distancia de qualquer terror convencional, ofertando um quebra-cabeças que envolve a plateia e sustenta a tensão até o final.
Onde assistir: em cartaz nos cinemas e disponível na HBO Max, Claro TV+ e para locação e compra na Amazon e Apple TV+.
VEJA TAMBÉM:





