A autora sul-corena Han Kang foi escolhida como a ganhadora do Nobel da Literatura de 2024, anunciado nesta quinta-feira (10). A Academia Sueca a escolheu "por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana". Junto do reconhecimento, Han é agraciada com o valor de 11 milhões de coroas suecas – o equivalente a 5,9 milhões de reais.
Aos 53 anos, ela já publicou 18 trabalhos, dentre romances, novelas e coletâneas de poesia. No Brasil, apenas três de suas obras foram publicadas: Atos Humanos, O Livro Branco e A Vegetariana, que chegaram ao mercado pela editora Todavia.
"Em sua obra, Han Kang confronta traumas históricos e conjuntos de regras invisíveis e, em cada uma das suas obras, expõe a fragilidade da vida humana", sintetiza a Academia. "Ela tem uma consciência única das conexões entre corpo e alma, os vivos e os mortos, e em seu estilo poético e experimental tornou-se uma inovadora na prosa contemporânea."
O Nobel reconhece escritores desde 1901, quando realizou a primeira premiação para literatura. Ao todo, 121 pessoas já foram reconhecidas com essa honraria, a maior no mundo dos livros – foram premiados 103 homens e apenas 18 mulheres, incluindo Han.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião