Não há dúvidas de que John Williams, hoje com 92 anos, seja um dos músicos mais importantes na história do cinema contemporâneo. Forjado no piano e no jazz – o que explica suas contribuições para a lendária cena da cantina de Guerra nas Estrelas (1977) ou a trilha-sonora de Prenda-Me se For Capaz (2002) –, compôs inúmeras melodias muito reconhecíveis: desde aquelas duas notas que provocam o terror de um tubarão invisível se aproximando, ou as cinco que permitem comunicação com extraterrestres, até outras tão memoráveis que deram origem às músicas de Indiana Jones, Harry Potter, Esqueceram de Mim, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros... Sem falar nos sublimes temas de A Lista de Schindler.
Nas mãos do diretor Laurent Bouzereau, o documentário A Música de John Williams, disponível no Disney+, mergulha o espectador na vida e obra desse gênio musical, que, além de conquistar cinco estatuetas, foi indicado 54 vezes ao Oscar – superado apenas por Walt Disney. Williams é autor de mais de uma centena de trilhas sonoras, sem contar outras composições não cinematográficas.
Embora já tivesse uma estatueta debaixo do braço por Um Violinista no Telhado, John Williams foi lançado ao estrelato por Steven Spielberg na década de 1970. O primeiro filme feito em parceria foi Louca Escapada, de 1974. A amizade da dupla ganha destaque no produto do Disney+.
Para além dos números e dessa parceria, Bouzereau, por meio de vídeos e testemunhos, apresenta uma imagem cheia de afeto e alegria de Williams. Essa era uma qualidade pouco explorada até aqui, mas que se reflete em cada nota das composições deste músico, que “é atemporal e está a caminho de ser eterno”, nas palavras do próprio Spielberg.
O longa reúne inúmeras curiosidades sobre a vida do nonagenário, que ainda não pensa em aposentadoria. Há detalhes sobre sua vida no mundo do jazz, influenciado pelo pai que era percussionista no quinteto de Raymond Scott. Também é revelado como Williams iniciou sua carreira profissional: sendo convocado pela Força Aérea dos Estados Unidos para compor arranjos que celebrassem a vitória norte-americana nos idos de 1950. Com tanta história para contar, o documentário serve para celebrar o músico em vida e relembrar o porquê de ele ser um dos grandes compositores modernos.
© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- A Música de John Williams
- 2024
- 105 minutos
- Indicado para maiores de 10 anos
- Disponível do Disney+
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião