
Ouça este conteúdo
Uma das séries da Netflix mais assistidas de todos os tempos está de volta para uma terceira temporada. A antologia de true crime Monstros retorna à plataforma, desta vez contando a trajetória de Ed Gein, um assassino em série e ladrão de cadáveres humanos que viveu nos Estados Unidos.
Em oito episódios de aproximadamente 45 minutos, Monstro: a História de Ed Gein, protagonizada por Charlie Hunnam, investiga a mente daquele que ficou conhecido como “O Açougueiro de Plainfield”. Edward Theodore Gein nasceu em 1906, no Wisconsin, e morreu em 1984, confinado em uma instituição psiquiátrica para onde foi mandado em 1968.
Como nas duas primeiras temporadas de Monstros, sobre Jeffrey Dahmer e os Irmãos Menendez, o trunfo da série está na capacidade de reconstituir figuras reais do crime com impacto narrativo. Ao mesmo tempo, a obra busca um tratamento de análise psicológica sobre os serial killers, na tentativa de fugir de abordagens meramente sensacionalistas.
Ed Gein inspirou personagens famosos
O caso de Ed Gein, que foi preso em 1957 e assumiu a morte de duas mulheres, acabou se tornando uma das maiores fontes de inspiração para o terror moderno. A brutalidade de seus crimes serviu de base para a criação de diversos personagens que marcaram o cinema ao longo dos anos.

É o caso de Leatherface, de O Massacre da Serra Elétrica (1974), dirigido por Tobe Hooper, filme de terror de orçamento modesto que ganhou status de cult com o tempo. Ed Gein teria inspirado também Norman Bates, de Psicose (1960), o clássico de Alfred Hitchcock, e Buffalo Bill, de O Silêncio dos Inocentes (1991), dirigido por Jonathan Demme.
Enorme sucesso
A série Monstros é uma antologia de true crime da Netflix criada por Ryan Murphy, jornalista, escritor e produtor, e Ian Brennan, roteirista e ator. Cada temporada retrata um caso criminal notório, com foco principal nas motivações psicológicas dos personagens e as repercussões sociais e de mídia.
A primeira temporada da série retratou a história de Jeffrey Dahmer. Entre 1978 e 1991, Dahmer assassinou dezessete pessoas de forma brutal nos Estados Unidos. Lançada em setembro de 2023, é a quarta produção mais assistida da história da Netflix, atrás somente da primeira temporada de Wandinha, a mais vista, Adolescência e Stranger Things 4.
O caso dos Irmãos Menendez foi o escolhido para a segunda temporada de Monstros, que estreou em 2024. Os nove episódios da série abordam a trajetória de Lyle e Erik Menendez, desde a infância marcada por abusos alegados até o homicídio dos pais na mansão da família em Beverly Hills, na Califórnia.
Repercussão negativa e nova temporada
Na esteira do sucesso, a série Monstros também passou a enfrentar críticas. Há alegações de que, em alguns momentos, Monstros acaba glorificando a violência perpetrada por seus protagonistas. Outra ponderação feita sobre a produção é a de incentivar uma cultura de consumo de violência real, ao transformar crimes em entretenimento.
Houve também críticas sobre questões factuais. Na produção sobre os Irmãos Menendez foram feitas denúncias de deturpações e falsidades. A própria família dos irmãos acusou os produtores de inserir teorias ficcionais sem base comprobatória, como no sugestão da existência de uma relação incestuosa entre Lyle e Kyle Menendez.
A Netflix já confirmou a realização de uma quarta temporada da série Monstros. A nova leva de episódios abordará a história de Lizzie Borden, acusada de assassinar o pai e a madrasta em 1892, nos Estados Unidos. O crime chocou o país e tornou Borden uma figura cercada por mistério e especulação por mais de um século.
A produção, prevista para ser lançada em 2026, terá a atriz Ella Beatty no papel principal, com Vicky Krieps, Rebecca Hall, Billie Lourd, Jessica Barden e Charlie Hunnam no elenco. O primeiro episódio será dirigido por Max Winkler, que também trabalhou na temporada dos Menendez.
- Monstro - A História de Ed Gein
- 2025
- 8 episódios
- Indicado para maiores de 18 anos
- Disponível na Netflix
VEJA TAMBÉM:




