• Carregando...
Antes da pandemia, Eva Wilma atuou no espetáculo “Casos e Canções”, ao lado do filho, John Herbert Júnior.
Antes da pandemia, Eva Wilma atuou no espetáculo “Casos e Canções”, ao lado do filho, John Herbert Júnior.| Foto: Reprodução/Instagram Eva Wilma Oficial

A atriz Eva Wilma, de 87 anos, morreu neste sábado (15), em São Paulo, vítima de um câncer no ovário, que acabou levando também a uma insuficiência respiratória. Ela estava internada desde 15 de abril no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Eva Wilma Riefle Buckup nasceu em 14 de dezembro de 1933, também na cidade de São Paulo. Iniciou a carreira como bailarina, quando aos 16 anos foi aprovada para o Balé do IV Centenário de São Paulo.

O teatro, o cinema e a tevê aconteceram praticamente ao mesmo tempo. Na TV, começou apresentando o programa ao vivo "Alô Doçura", na extinta TV Tupi, e, em seguida, vieram as novelas.

No "Alô Doçura", que ficou cerca de 10 anos no ar, ela atuava ao lado de John Herbert (falecido em 2011), ator com o qual foi casada entre 1955 e 1976. Três anos depois, ela se casou com outro ator - Carlos Zara, falecido em 2002.

Eva Wilma no Cinema, teatro e televisão

Em um vídeo publicado neste domingo (16) no perfil oficial do Instagram da agência que cuidada da sua carreira, Eva Wilma relembrava em um depoimento que, a partir de 1953, fazia praticamente ao mesmo tempo cinema, teatro e televisão. E comentava as peculiaridades de cada uma das atividades.

"Eu gosto muito de fazer televisão, a velocidade da televisão hoje em dia então é uma super escola. E gosto de fazer teatro, porque o processo de criação no teatro vai muito em profundidade. É como mergulhar em um livro grande em profundidade. E porque você está diante do público de corpo e alma inteiros", declarou.

"Tenho consciência do quanto eu trabalhei, da honestidade com a qual eu enfrentei o trabalho dobrado, triplicado, a jornada difícil, e do quanto eu fiz tudo sempre com amor e com garra. Eu tenho muita satisfação e tenho consciência disso. Isso é muito bom", dizia a atriz.

Eva Wilma nas novelas

Ainda na Tupi, Eva Wilma atuou em sucessos como a novela "Meu Pé de Laranja Lima", de 1970. Ela também interpretou as gêmeas Ruth e Rachel, na primeira versão de "Mulheres de Areia", em 1973. Vintes anos depois, na TV Globo, o remake teria a atriz Glória Pires nestes papéis.

Na Globo, Eva Wilma estreou na novela "Plumas e Paetês", de 1980. Fez na emissora seriados como "Mulher", minisséries como "Os Maias" e uma longa série de novelas, com personagens marcantes como a vilã Altiva, de "A Indomada".

Segundo a agência que cuidava da carreira da artista, em quase seis décadas foram 40 novelas, 26 minisséries, especiais e séries, 37 peças e mais de 20 filmes.

Eva Wilma deixou dois filhos, Vivien Buckup e John Herbert Buckup Jr, e cinco netos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]