Morreu nesta segunda-feira (9) o ator e dublador James Earl Jones, aos 93 anos. O óbito foi confirmado pelo seus representantes e pela Disney. Ele estava rodeado por sua família no Condado de Dutchess, em Nova York, nos Estados Unidos.
“Da gentil sabedoria de Mufasa à ameaça assustadora de Darth Vader, James Earl Jones deu voz a alguns dos maiores personagens da história do cinema”, disse Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company. “Um célebre ator de teatro com quase 200 créditos em filmes e televisão em seu nome, as histórias que ele deu vida com uma presença única e imponente e uma verdadeira riqueza de espírito deixaram uma marca indelével em gerações de público", complementa.
Além dos personagens icônicos em Star Wars e O Rei Leão citados pelo chefão da Disney, Jones ficou famoso por viver o rei Jaffe Joffer nas duas partes de Um Príncipe em Nova York. A segunda delas, lançada em 2021, foi seu último papel em vida.
Em 2022, recebeu um crédito por dublar novamente o vilão Darth Vader na série Obi-Wan Kenobi, do Disney+. Porém, a participação se deu pelo uso de uma ferramenta de inteligência artificial. Desde então, a companhia dona de Star Wars está autorizada pelo veterano (que recebeu dinheiro pelos direitos) a utilizar sua voz em futuros produtos da saga.
A causa da morte não foi revelada, mas o ator sofria de diabetes tipo 2 desde os anos 1990. Ele deixa filho e esposa.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião