Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fede Álvarez

“O Homem nas Trevas” volta ao streaming: o suspense que validou talento uruguaio

O veterano de guerra que precisa defender sua casa de bandidos mesmo sendo cego
O veterano da Guerra do Golfo que precisa defender sua casa de bandidos mesmo sendo cego (Foto: Divulgação Sony)

Ouça este conteúdo

Aos 47 anos, o uruguaio Fede Álvarez é dos grandes talentos do terror, suspense e ficção científica da atualidade. Para alcançar esse status, um filme de 2016 que estava fora das grandes plataformas de streaming e agora pode ser visto na HBO Max foi fundamental: O Homem nas Trevas. Com a história original de um cego, veterano da Guerra do Golfo, que tem sua casa invadida por três meliantes e consegue oferecer uma brava resistência mesmo sem enxergar, o cineasta de Montevidéu se consolidou numa seara em que nós aqui no Brasil não temos qualquer representante reconhecido internacionalmente – tirando José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, que já nos deixou.

Na primeira década deste século, Álvarez lançou alguns curtas e teve boa projeção com o último deles, Ataque de Pânico!, lançado no YouTube em 2009. Foi o suficiente para que ele chamasse a atenção de Sam Raimi, que fez história nos anos 1980 com a trilogia de terror Evil Dead. O consagrado diretor procurava alguém para comandar o quarto filme da série e resolveu apostar no jovem talento uruguaio. Com A Morte do Demônio (2013), Álvarez confirmou que tinha tino para a coisa, mas ouviu críticas por estrear mundialmente com uma espécie de remake. E um remake repleto de banhos de sangue, dos mais apelativos.

Três anos depois, ele provaria ter mais café no bule ao botar nas ruas uma surpreendente história de próprio punho, sem aceno para o sobrenatural e que renderia uma sequência dirigida pelo seu parceiro Rodo Sayagues (O Homem nas Trevas 2, que estava na Netflix, mas agora só pode ser visto mediante locação ou compra em outros serviços). Foi a cartada de mestre para Álvarez permanecer em alta em Hollywood e chegar a 2024 como diretor do sucesso Alien: Romulus, o mais recente da franquia Alien.

Parrillada para toda a equipe

Em O Homem nas Trevas, o ponto de vista é o dos três bandidinhos que vivem de roubar casas em Detroit: Rocky (papel da atriz Jane Levy, de A Morte do Demônio), Alex e Money. Eles têm o trabalho facilitado porque o pai de Alex trabalha numa empresa de segurança, o que possibilita ao jovem ladrão controlar os alarmes de vários lares. Money recebe a dica de que um senhor solitário (vivido por Stephen Lang) possui uma bolada guardada em sua residência, dinheiro oriundo de uma indenização recebida após sua única filha ser assassinada num acidente de carro. Ao constatar a cegueira do morador, a missão fica parecendo uma moleza para o trio, bastando apenas dopar o cão do velhinho e localizar o esconderijo da grana.

O problema para os bandidos é que a vítima, além de ser um veterano de guerra, tem os sentidos muito apurados compensando a ausência de visão. Com muita agilidade, o filme acompanha o embate entre os jovens invasores e o cego, que em dado momento corta a energia da casa para nivelar o jogo. Além dessa caçada eletrizante, há algo macabro acontecendo no porão da residência que dá novas tintas a O Homem nas Trevas e comprova que a criatividade de Fede Álvarez é bastante superior à da maioria de seus pares. Só assistindo ao filmaço para entender.

O assaltante Money aponta sua arma para o senhor cego sem imaginar o que pode lhe acontecerMoney aponta sua arma para o senhor cego sem imaginar o que pode lhe acontecer (Foto: Divulgação Sony)

Não bastasse estar na crista da onda graças a trabalhos como esse, o uruguaio ainda pegou fama de gente boa por seu comportamento nos sets de filmagem. Ao final das gravações de Alien: Romulus, Álvarez resolveu assar umas carnes para toda sua equipe, bem ao estilo fogo de chão de seu país de origem. A parrillada foi noticiada pelos veículos que cobrem cinema e certamente será cobrada pelos seus comandados em todos os filmes que ele vier a dirigir futuramente. Nada melhor do que aquele cheirinho de churrasco perfumando o estúdio após o último “corta”.

  • O Homem nas Trevas
  • 2016
  • 89 minutos
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível na HBO Max, Claro TV+ e para locação e compra na Amazon e Apple TV+

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.