Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fenômeno de audiência

Oito curiosidades sobre “Fé para o Impossível”, que alcançou o top 1 da Netflix

O filme é baseado em uma história real de superação e fé após um ataque brutal no Rio
Filme nacional com Vanessa Giácomo e Dan Stulbach emociona com drama familiar (Foto: Divulgação/ Galeria Distribuidora)

Ouça este conteúdo

Lançado nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2025, Fé para o Impossível chegou ao topo da Netflix Brasil logo que entrou no catálogo do streaming, desbancando até produções internacionais. É curioso que uma produção nacional tenha alcançado essa liderança, ainda mais em se tratando de um filme sobre fé. No entanto, a história por trás do filme é, definitivamente, uma das mais comoventes dos últimos anos. Abaixo, destacamos oito pontos essenciais que ajudam a entender por que Fé para o Impossível se tornou um fenômeno de audiência.

1. Baseado em uma história real impressionante

O longa narra o ataque real que Renee Murdoch sofreu em 2012, quando foi atingida na cabeça com um pedaço de madeira por um morador de rua enquanto fazia sua corrida matinal na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O caso chocou o país, teve cobertura nacional e figurou como um dos primeiros casos de uso das redes sociais para pedir orações em que os internautas acompanharam sua recuperação em tempo real. 

2. Renee desafiou a medicina e sobreviveu

Internada em estado crítico, Renee ficou dez dias em coma, passou por seis cirurgias e teve parte do crânio removida para aliviar o inchaço cerebral. Sua recuperação foi considerada milagrosa por médicos que chegaram a dizer que a mulher tinha apenas 30% de chance de sobrevivência. Além disso, caso se recuperasse, Renne provavelmente ficaria com graves sequelas, o que não aconteceu. 

3. A presença de atores brasileiros famosos

Apesar de contar a história de uma estrangeira, o filme é inteiramente nacional. Com produção, roteiro e elenco brasileiros, Fé para o Impossível traz nomes conhecidos da televisão como Vanessa Giácomo (no papel de Renee) e Dan Stulbach (como o marido, pastor Philip Murdoch).

4. Adaptação do livro "Dê a Volta por Cima" 

O roteiro baseia-se na obra autobiográfica escrita pelo próprio casal Murdoch. O livro serviu como guia emocional para a estrutura da narrativa, permitindo que o filme mantivesse fidelidade aos acontecimentos reais e ao tom de superação que marca a história.  

5. O agressor foi preso e internado

O ataque foi cometido por Alexandre Luís de Oliveira Francesco, um homem em situação de rua com histórico de transtornos mentais. Ele foi preso em flagrante e posteriormente encaminhado a um hospital psiquiátrico. 

6. Até o William Bonner anunciou o caso no Jornal Nacional 

Na época, a agressão a Renee foi noticiada amplamente, tanto nas redes sociais como nos principais telejornais do país. O longa insere trechos reais dessas reportagens, inclusive de William Bonner contando o caso no Jornal Nacional, o que resgata a memória coletiva do espectador e evidencia a comoção popular do caso. 

Caso de Renee Murdoch chocou o Brasil em 2012 e ganhou grande repercussão na mídiaRenee Murdoch (Vanessa Giácomo) e Philip Murdoch (Dan Stulbach) em "Fé Para o Impossível" (Foto: Divulgação/ Galeria Distribuidora)

7. É um filme sobre as diferentes reações humanas diante de um trauma

 Um dos pontos mais sensíveis do roteiro é a forma como o marido e os quatro filhos do casal reagem à tragédia. A pluralidade emocional, que vai da revolta ao silêncio, dá profundidade ao drama familiar e, por outro lado, ajuda o público a se conectar com diferentes formas de lidar com a dor. 

8. Recebeu apoio de figuras públicas 

O sucesso do filme também contou com a ajuda de campanhas de divulgação feitas por influenciadores e empresários conservadores, como Luciano Hang. Portanto a exibição em cinemas de suas lojas e o apoio nas redes sociais contribuíram para a visibilidade da obra dentro e fora do público religioso. Em síntese, Fé para o Impossível prova que a geração de filmes cristãos não é um mero nicho de mercado, mas sim uma tendência que deve continuar para encantar todo tipo de público.

  • Fé para o impossível
  • 2025
  • 100 minutos 
  • Indicado para maiores de 12 anos 
  • Disponível na Netflix

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.