Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Legado metal

Oito vezes em que Ozzy Osbourne foi eternizado pela cultura pop

Ozzy Osbourne.
Ozzy em ação: legado eterno. (Foto: Aranzazu Peyrotau/EFE)

Ouça este conteúdo

Ozzy Osbourne morreu nesta terça-feira (22/7), aos 76 anos. Ícone do heavy metal, o cantor do Black Sabbath despediu-se dos palcos recentemente, no começo de julho.

O concerto derradeiro foi realizado em Birmingham, no Reino Unido, cidade natal do grupo e epicentro da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX. Lá, no estádio do Aston Villa, time local, dezenas de figurões da música mundial, de formações diversas, revezaram-se ao longo de um dia inteiro para prestar tributo ao Sabbath, diante de dezenas de milhares de fãs devidamente trajados de preto.

O clima de reverência do evento, que reuniu gente do mundo inteiro e foi também transmitido ao vivo pela internet, dá alguma medida da influência do conjunto que reuniu, lá nos anos 60, quatro guris esquisitões do bairro de Aston. Entretanto, o impacto cultural de Ozzy, o frontman e mais carismático integrante, do guitarrista Tony Iommi, do baixista Geezer Butler e do baterista Bill Ward, espalha-se indefinidamente para muito além da música.  

Veja abaixo oito momentos em filmes e séries que realçam a presença dos cânones do metal no imaginário popular.

Trolls Turnê Mundial (2020) 

Sim, Ozzy também é querido pela criançada, que, você sabe, adora música em alto volume, como uma espécie de tio malucão e engraçado. Na série de filmes sobre os Trolls, aqueles simpáticos bonecos cabeçudos e cabeludos, o líder do Sabbath dubla o personagem King Thrash, um vilão que quer destruir todos os gêneros musicais para que o metal reine absoluto.
Onde assistir: Prime Video, Apple TV+ e Claro Video. 

God Bless Ozzy Osbourne (2011)

O documentário produzido por Jack Osbourne, filho do cantor, traz um retrato humano do lendário vocalista, para além da fama e das controvérsias da carreira. A infância humilde numa família trabalhadora no pós-guerra, a ascensão e os excessos e a vida cercado pela esposa e os filhos. Há depoimentos importantes, como do ex-Beatle Paul McCartney, entre outros.
Onde assistir: Stingray (serviço que pode ser acessado pelo Prime Video).

The Dirt (2019)

É curioso como John Michael Osbourne, nascido numa família de tradição protestante, tornou-se um dos maiores doidões do rock para, mais velho, encarnar o roqueiro família. Sem que, nesse tempo todo, pode acreditar, o vocalista jamais tenha abandonado a religião. E no filme sobre o Mötley Crüe, mais uma das centenas (milhares?) de bandas influenciadas pelo Sabbath, Ozzy aparece no auge da esbórnia, em cena que ainda há quem duvide que tenha ocorrido: dando cabo de um carreiro de formigas na beira da piscina da forma mais inusitada possível. 
Onde assistir: Netflix.

O Pequeno Nicky (2000)

A aparição do roqueiro no filme de Adam Sandler é tão bizarra quanto engraçada, ou tão engraçada quanto bizarra, difícil de definir. Com efeitos especiais ainda bastante rudimentares, Ozzy aparece mordendo a cabeça de um morcego, referência a um dos episódios mais controvertidos na trajetória do cantor. 
Onde assistir: disponível para locação e compra no Prime Video.

Homem de Ferro (2008)

As músicas do grupo inglês estão presentes em mais de uma centena de filmes como trilha sonora. Iron Man, entretanto, tem uma das aparições mais marcantes, já ao final do primeiro filme do super-herói protagonizado no cinema pelo ator Robert Downey Jr. E embora Homem de Ferro seja a tradução para o português de Iron Man, não há relação de música e letra, escritas para o segundo disco do Sabbath, de 1971, com o personagem do universo Marvel.
Onde assistir: Disney+.

Caça-Fantasmas (2016)

Ozzy faz uma rápida aparição, como vocalista da banda fictícia Beasts of Mayhem, durante um show do rock. Quem também está no filme é a esposa e empresária do líder do Sabbath, Sharon. E como tornou-se uma marca pessoal, a cena apela para o bom humor, quando, ao ver um fantasma, Ozzy diz: “Sharon, acho que estou tendo um flashback”.   
Onde assistir: disponível para locação e compra no Prime Video.

Stranger Things (2022)

Como o grupo que fez metal antes mesmo da definição do termo, qualquer referência ao gênero de riffs pesados de guitarras e letras sombrias pode ser creditada aos quatro rapazes de Birmingham. É o caso do personagem Eddie Munson, que aparece na quarta temporada da badalada série americana ambientada nos anos 80. O líder do Hellfire Club de Hawkins High, interpretado pelo ator Joseph Quinn, pode ser considerado um clássico “metalhead”, como são chamados os fãs do estilo, com seus tênis Pony, camisetas pretas, jaquetas jeans com patches de bandas e calças de couro.
Onde assistir: Netflix.

The Osbournes (2002-2005)

Peço licença para recordar um conteúdo que, lamentavelmente, não está disponível em canais oficiais de streaming. O reality show da família singular do Ozzy foi um fenômeno e transformou a imagem do metaleiro em um personagem mais próximo de sua essência. Um roqueiro meio atrapalhadão, paizão amável, comedor fanático de burritos e amigão dos pets da mansão localizada no bairro ricaço de Beverly Hills, na Califórnia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.