Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apertem os Cintos...

Quatro filmes engraçadíssimos para relembrar a obra do diretor Jim Abrahams

O diretor Jim Abrahams trabalhou com nomes como Leslie Nielsen, Val Kilmer e Charlie Sheen
Em sua carreira, o diretor Jim Abrahams trabalhou com nomes como Leslie Nielsen, Val Kilmer e Charlie Sheen (Foto: ZAZ/Reprodução)

Ouça este conteúdo

Jim Abrahams foi uma das grandes perdas de 2024. Cineasta inovador, ele era a mente por trás de algumas das comédias mais emblemáticas dos anos 1980 e 1990. Seu estilo de humor visual, com uso de paródias e a mistura de absurdos em situações cotidianas, tornaram seus filmes um reflexo de uma época única da indústria cinematográfica, onde não havia espaço para "mimimi".

A colaboração com os irmãos Zucker, Jerry e David foi fundamental para sua obra ser propagada. Juntos, eles fundaram a produtora ZAZ. Com ritmo frenético e uma ampla gama de personagens cômicos, seus roteiros estabeleceram uma comédia menos dependente de diálogos elaborados e mais focado no absurdo e no inesperado, inspirando filmes como Loucademia de Polícia, Todo Mundo em Pânico e Super-Herói: O Filme.

Seu último trabalho foi lançado em 1998. Máfia! é um longa-metragem que caçoa do clássico O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. A comédia foi detonada pela crítica, mas não tirou o brilho de sua filmografia, que até hoje continua imperdível para quem quer dar boas risadas. Abaixo, os quatro filmes de Jim Abrahams que definiram a sua carreira.

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980)

Uma paródia de Entre a Vida e a Morte (1957) e outros longas sobre catástrofes, o primeiro filme de Abrahams acompanha Ted Striker. O personagem é um ex-piloto de guerra que ficou traumatizado e tem medo de voar. Acontece que, para reconquistar seu amor, ele compra a passagem para um voo comercial em que todos os passageiros passam mal, inclusive os pilotos. Sobra para ele encarar seu trauma e assumir o manche.

Com essa sinopse, o filme até poderia ser um dramalhão sério. Mas ele é recheado de piadas como o problema de bebida de Striker; o espectador passa o filme acreditando que ele é alcoólatra, para depois descobrir que o "problema" é que o protagonista simplesmente não consegue beber algo sem derramar tudo nele mesmo.

Onde assistir: Mercado Play e disponível para locação em Prime Video, Apple TV e Google Play.

Indicado para maiores de 16 anos.

Top Secret! Superconfidencial (1984)

Dessa vez parodiando filmes de espionagem passados na Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, Abrahams e os irmãos Zucker apresentam Nick Rivers, um roqueiro americano que viaja para um festival na Alemanha Oriental. O evento faz parte de um plano do governo local para reconquistar o poder de todo o país. E o astro acaba envolvido com a trama quando se apaixona por Hillar Flammond, personagem que é membro da resistência na região

Além de suas piadas sem sentido, o longa se destaca por ser a estreia do ator Val Kilmer nas telonas. Ele é responsável por dar vida à Rivers e se destaca cantando no papel, o que explica sua escalação como Jim Morrison em um filme sobre a banda The Doors anos depois.

Onde assistir: Mercado Play e disponível para locação em Prime Video e Apple TV.

Classificação indicativa livre.

Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)

Prestes a ganhar uma refilmagem com o ator Liam Neeson, essa comédia acompanha o detetive Frank Drebin, um senhor atrapalhado que descobre acidentalmente um plano para assassinar a Rainha da Inglaterra. Graças à sua incompetência, o policial é o que mais diverte o espectador.

A grande estrela do filme é o ator Leslie Nielsen. Na época sessentão, ele havia participado de dezenas de obras dramáticas, mas acabou se tornando um grande nome do humor após fazer uma ponta em Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!. O sucesso foi tanto que ele ainda participou de outras duas sequências de Corra que a Polícia Vem Aí!, lançadas em 1991 e 1994.

Onde assistir: Mercado Play, Paramount+ e para locação em Apple TV.

Classificação indicativa livre.

Top Gang - Ases Muito Loucos (1991)

Fazendo piada principalmente com Top Gun - Ases Indomáveis, Jim Abrahams criou o personagem Topper Harley, um piloto de aviões arrogante que tanta superar o seu pai, um militar que morreu de maneira trágica, confundido com um cervo. Com cenas de comédia, ação e até romance, Top Gang faz inúmeras referências a outros longas, como Rambo, Dança com Lobos e Superman - O Filme.

O ator Charlie Sheen é o responsável por viver Harley. Com suas caras e bocas divertidas, concebe um personagem bastante escrachado, misturando os trejeitos de John Rambo e Maverick.

Onde assistir: Disney+.

Indicado para maiores de 12 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.