• Carregando...
Gary Oldman vive um agente desalinhado e temperamental
Em “Slow Horses”, Gary Oldman vive um agente desalinhado e temperamental| Foto: Apple TV+/Divulgação

Quando o assunto é espionagem, James Bond vem sempre à mente. Com seu estilo tipicamente britânico, o personagem é sinônimo de agente secreto no universo da ficção. Ele já foi reproduzido, copiado e satirizado em diversos produtos audiovisuais, o que gera um certo esgotamento da figura clássica do espião vestindo smoking no meio do entretenimentoE é por esse cansaço com a fórmula de Ian Flemming que Gary Oldman funciona tão bem como um tipo completamente oposto em Slow Horses, seriado britânico do Apple TV+. 

Oldman vive Jackson Lamb, o chefão da Slough House, uma espécie de purgatório para os agentes do MI5 (serviço secreto do Reino Unido) que fizeram alguma besteira enorme na carreira. Ele é um homem sujo, quase sempre bêbado e desalinhado, que maltrata todos que cruzam seu caminho. Apesar disso, é um espião inteligentíssimo, capaz de transitar bem entre a alta hierarquia e os seus “cavalos lentos”, como são conhecidos os seus funcionários. 

A trupe dele é usada pelo governo, principalmente, para o famoso “desk job”, analisando e reorganizando toneladas de papéis em cima de mesas pequenas. Um dos “cavalos” é River Cartwright,ambicioso agente que é neto de um verdadeiro James Bond no universo de Slow Horses. Com ele a trama sai do escritório e o espectador passa a acompanhar a luta do MI5 contra terroristas, agentes soviéticos que saíram da aposentadoria e corruptos de toda sorte.

Nas três primeiras temporadas, lançadas entre 2022 e 2023, o relacionamento entre Lamb e Cartwright foi sendo construído. Inicialmente, o chefão porco tratava o jovem agente como apenas mais uma de suas dores de cabeça, afinal o espião era só mais um tentando se provar e deixar a Slough House no passado. Mas, aos poucos, eles vão se afeiçoando e buscando um meio termo para cooperarem quando a coisa aperta. A diferença no estilo de investigação dos dois é um dos trunfos que faz Slow Horses  caminhar com estilo.

Um vovô em apuros 

Como em toda boa série de espionagem, o suspense reina ao longo dos episódios. Na primeira temporada, os personagens estão na correria para encontrar a casa em que terroristas fazem pessoas de refém. Já na segunda, entram em uma caçada de gato e rato para pegar um comunista que está matando espiões da velha guarda. E, na terceira, Cartwright tem de se livrar da mira do próprio MI5, que o acusa de trair o serviço. 

Na temporada atual, que está em curso no Apple TV+ (são seis episódios, um lançado a cada semana, até 9 de outubro), é o drama familiar do jovem agente que entra em cena. Seu avô, David (vivido com maestria por Jonathan Pryce) apresenta sinais de demência e se torna cada vez mais paranoico. Isso culmina quando o idoso atira contra um homem e precisa ser escondido pelo neto, que só quer proteger o familiar. Em paralelo, os outros “cavalos lentos” investigam um atentado com bomba em um shopping center de Londres, oferecendo um caso mais comum aos espectadores. Ou seja, na nova leva de episódios, o drama familiar de Cartwright é o que torna o seriado mais profundo, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade já conhecida por quem o acompanha há dois anos.  

Jack Lowden vive River Cartwirght em "Slow Horses"
Jack Lowden vive River Cartwirght em "Slow Horses"| Apple TV+/Divulgação

Mesmo com a presença marcante de atores como Pryce e Hugo Weaving (nova e bem-vinda adição ao elenco), o grande astro ainda é Gary Oldman. Não à toa, ele estava na corrida pelo Emmy de Melhor Ator em Série Dramática deste ano – perdeu para Hiroyuki Sanada, que merecia o reconhecimento por sua atuação em Xógum – A Gloriosa Saga do Japão.  

Slow Horses pode não estar no serviço de streaming mais prestigiado e acessível, mas é uma das melhores séries de suspense da atualidade. O crítico Stuart Heritage, do jornal britânico The Guardian, até brincou com isso em um de seus textos sobre a quarta temporada: "Um tweet que vi recentemente dizia que, se tivesse sido transmitido pela BBC em vez da Apple, Slow Horses seria um sucesso do tamanho de Line of Duty  [produção da BBC que está na Netflix]. Agora que vi, não posso discordar. Slow Horses é uma das melhores coisas que assisti em muito tempo. Não espere tanto quanto eu para descobrir isso por si próprio."

  • Slow Horses
  • 2024
  • Seis episódios
  • Indicado para maiores de 14 anos
  • Disponível no Apple TV+
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]