Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filmes de guerra

“Tempo de Glória”: um épico daqueles que Hollywood perdeu a receita

Denzel Washington e Morgan Freeman estão em "Tempo de Glória"
O jovem Denzel Washington dividiu os créditos com atores já veteranos como Morgan Freeman (Foto: Divulgação Sony)

Ouça este conteúdo

Tempo de Glória (1989) é o tipo de filme que Hollywood não faz mais: um épico de guerra com uma subtrama poderosa sobre o racismo. Bem escrito, bem dirigido e com um elenco estelar, é um daqueles filmes de adulto que andam tão raros hoje em dia.

Dirigido por Edward Zwick, que depois dirigiria ou produziria sucessos como Lendas da Paixão (1994) e Shakespeare Apaixonado (1998), Tempo de Glória conta a história do 54º Regimento de Infantaria de Massachussets durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). O destacamento era formado quase que exclusivamente por soldados negros recém-libertados da escravidão pela Proclamação de Emancipação decretada pelo então presidente Abraham Lincoln.

O 54º fazia parte da União (os estados abolicionistas do norte do país) e lutava contra os Confederados (estados do sul, favoráveis à escravidão). Os poucos homens brancos do 54º Regimento eram seus comandantes, como o Capitão Robert Shaw (Matthew Broderick) e seu assistente, Cabot Forbes (Cary Elwes).

Shaw recebe a missão de comandar o 54º Regimento com um sabor amargo, porque não acredita que seus comandados vão, de fato, ser mandados à linha de frente. Mesmo assim, ele chefia os soldados com mão de ferro e exige grande disciplina dos homens, que precisam adquirir, em poucas semanas, um treinamento militar que outros regimentos têm há anos.

Entre os soldados negros estão John Rawlins (Morgan Freeman) e o jovem e rebelde Trip (Denzel Washington), além do culto Thomas Searles (Andre Braugher), um amigo de Shaw, criado pela família Shaw desde a infância.

O primeiro Oscar de Denzel

Tempo de Glória acompanha a formação do 54º Regimento e o relacionamento entre seus integrantes. Inicialmente humilhado por oficiais da União, que não acreditam na capacidade de um regimento formado por negros, Shaw pouco a pouco se convence da bravura de seus homens e consegue, com astúcia, convencer seus superiores a mandar o 54º para a linha de frente.

Fotografado pelo genial Freddie Francis, que havia feito Os Inocentes (1961) e O Homem-Elefante (1980) e depois fotografaria Cabo do Medo (1991) para Martin Scorsese, Tempo de Glória é um épico visualmente impactante e repleto de grandes cenas de batalha (Francis venceu merecidamente o Oscar). Mas essa grandiosidade toda é intercalada com momentos singelos e comoventes dos personagens principais. Morgan Freeman, Andre Braugher e Denzel Washington estão sublimes, e este ganhou seu primeiro Oscar (o segundo seria pelo policial Dia de Treinamento, de 2001).

Hoje com 70 anos, Denzel Washington tinha 34 quando "Tempo de Glória" chegou aos cinemasHoje com 70 anos, Denzel Washington tinha 34 quando o filme chegou aos cinemas (Foto: Divulgação Sony)

Tempo de Glória é um filme de ação que funciona também como um emocionante drama humano. É impossível não se comover com as histórias de vida dos soldados do 54º Regimento e a história do próprio Robert Shaw, um personagem real, cujas cartas à família formaram a base do roteiro.

  • Tempo de Glória
  • 1989
  • 122 minutos
  • Indicado para maiores de 16 anos
  • Disponível na Netflix e para locação e compra na Amazon e Apple TV+

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.